12 de julho de 2019/POR Camila Florêncio

Todo mundo vive constantemente a sensação de que o tempo está passando rápido demais. Você também sente isso? Temos o sentimento de que estamos sempre com as leituras atrasadas, nunca conseguimos assistir todas as séries mais comentadas dos últimos tempos. Ir ao cinema pra ver as estreias do mês? Já não dá pra fazer isso com tanta frequência. Mas, independente dessa loucura contemporânea, todo mundo quer se manter atualizado. E talvez por isso os festivais de inovação brasileiros estejam ganhando cada vez mais espaço em agendas tão disputadas.

Alguns dos festivais mais queridinhos ainda estão em outros países. O SXSW e Web Summit são dois deles (e você pode ir com a gente nas próximas edições. Saiba qual dos dois é ideal para você). Mas, o Brasil também tem ganhado edições de festivais importantes. Ou seja, já não é preciso pegar no passaporte para ficar por dentro das novidades e futuro das tecnologias e indústrias criativas. 

Festivais de inovação brasileiros no segundo semestre


E mesmo que já tenha muita gente achando que 2019 já acabou, ainda dá tempo de aprender novas soluções e inovações ainda nesse ano. Por isso, preparamos essa lista com 10 festivais de inovação que acontecem no Brasil no segundo semestre de 2019. E ao contrário do que a gente pensa, a maioria não acontece no eixo Rio-São Paulo. Isso contribui com a acessibilidade para interessados em outros cantos do Brasil e, claro, com a diversidade de abordagens e palestrantes. Prepare as malas e veja qual destes festivais de inovação brasileiros da lista combina mais com você.

1. Whow!

Whow! Festival

O Whow! é um dos festivais de inovação brasileiros focado em negócios. O evento tem como objetivo proporcionar uma imersão em um ambiente com startups e empresas líderes do mercado e trilhas de conhecimento personalizadas focadas em Inovação, Comportamento, Comunicação e Marketing, Varejo, Mobilidade, Saúde, Economia, Seguros, Jurídico, Educação e Bots. Serão promovidas, também, palestras com representantes do Google, Youtube, Waze, BuzzFeed e muito mais.

Onde acontece: São Paulo
Quando: 23 a 25 de julho
Mais informações: https://www.whow.com.br/

2. Subtropikal

Subtropikal

O festival de criatividade urbana é realizado em Curitiba desde 2016 – e no ano passado realizou uma edição em Florianópolis. Ele tem como principal objetivo ocupar a cidade de Curitiba para incentivar cenas locais e buscar um novo olhar sobre o espaço urbano da capital paranaense. O festival se apresenta como uma “plataforma que conecta pessoas, ideias e lugares”. Durante a programação, são realizados workshops, masterclasses, bazar e feiras e conferências. A gastronomia brasileira também é explorada. Veja no nosso review como foi a edição 2018 para entender um pouco mais sobre a proposta desse festival. E nessa edição, mais uma vez, estaremos por lá.

Onde acontece: Curitiba, Paraná
Quando: 03 a 10 de agosto
Mais informações: https://subtropikal.com.br/

3. BS Festival

BS Festival

O BS Festival tem como objetivo de abordar temas relacionados a cultura e inovação de tecnologia e criatividade. O evento pretende abordar ainda temas contemporâneos e futuros. Karol Conka, um dos destaques da edição, vai participar de um painel com o seguinte tema: “No país da diversidade, o que esperar do futuro?”

Onde acontece: Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Quando: 16 e 18 de agosto
Mais informações: http://bsfestival.com.br/

4. Hack Town

Hack Town

O Hack Town acontece em uma cidade no interior de Minas Considerada o Vale do Silício brasileiro: Santa Rita do Sapucaí. A cidadezinha, porém, se torna uma gigante para receber o evento. São mais de 600 palestras e workshops que acontecem durante quatro dias. Este festival tem uma proposta semelhante ao SXSW: juntar tecnologia e empreendedorismo com entretenimento. 

Os criadores do festival já nos contaram sobre sua motivação, a escolha do local e muito mais. Confira a entrevista e, também, o nosso review da edição 2017. Neste ano estaremos lá mais uma vez.

Onde acontece: Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais
Quando: 05 a 08 de setembro
Mais informações: https://hacktown.com.br/

5. Fire Festival

Fire Festival

Não se engane pelo nome: este festival está bem distante do Fyre Festival, aquela verdadeira aula do que não fazer na produção de um evento. O Fire é mais um festival de inovação que acontece em Minas Gerais. Mas, dessa vez, na capital. Ele se apresenta como “um encontro anual de empreendedores, criadores, pensadores, estudiosos e artistas que estão mudando o mundo”. Entre os palestrantes da edição 2019 estão Maurício de Souza e representantes do Twitter, Linkedin e da empresa Segredos da Audiência.

Onde acontece: Belo Horizonte, Minas Gerais
Quando: 12 a 14 de setembro
Mais informações: https://hotmart.com/fire/

6. FIC – Festival de Interatividade e Comunicação

FIC – Festival de Interatividade e Comunicação

O FIC é um festival promovido pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais do Rio Grande do Sul, a ABRADi-RS. A edição 2019 comemora 15 anos do evento com o tema “A Nova Ordem Digital”, como condutor de conversas e palestras. A temática vem para unir as temáticas abordadas nas edições anteriores: a importância do marketing de conteúdo, a economia da experiência e a inteligência artificial. 

Onde acontece: Porto Alegre
Quando: 28 e 29 de outubro
Mais informações: https://www.facebook.com/pg/FIC.ABRADi/

7. FutureCom

FutureCom

O FutureCom é o maior evento de tecnologia da América Latina. Ele tem como objetivos o networking e troca de experiência entre profissionais de diversos mercados. São 4 dias de evento, com palestras e mostras de tecnologias. Essa edição conta com palestras de representantes de empresas como Visa, Netflix e Telefônica.

Onde acontece: São Paulo
Quando: 28 a 31 de outubro
Mais informações: https://www.futurecom.com.br/

8. RD Summit

RD Summit

Ele é considerado o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. E o foco é criar conversas com profissionais dessas åreas para apresentar novidades e soluções inovadoras do mercado. Na edição 2019, serão mais de 120 palestrantes em três dias de evento. Veja nossas impressões sobre a edição 2018.

Onde acontece: Floripa, Santa Catarina
Quando: 06 a 08 de novembro
Mais informações: https://rdsummit.com.br/

9. CASE

CASE

O CASE é uma conferência promovida pela ABStartups – Associação Brasileira de Startups que tem como objetivo fomentar o mercado de startups. A edição 2019 apresenta 4 frentes de conteúdo para empreendedores e empresas: hacker, com apresentação de novas tecnologias; hispter, com foco em design e  UX; hustler, painéis com profissionais de vendas e hyper, com foco em melhores práticas de marketing e aceleração de startups.

Onde acontece: São Paulo
Quando: 28 e 29 de novembro
Mais informações: https://case.abstartups.com.br/

10. PixelShow

PixelShow

Em 2018 mais de 50 mil pessoas passaram pelo PixelShow, em São Paulo. O evento é um Festival de Criatividade que junta negócios, tendências e oportunidade de mercado. Serão realizadas conferências, workshops e uma feira de criatividade. 

Onde acontece: São Paulo
Quando: 29 de novembro a 01 de dezembro
Mais informações: https://pixelshow.co/

Opções de festivais de inovação brasileiros não faltam para se atualizar. Mas, se quiser buscar referências fora do Brasil nos maiores festivais do mundo, podemos ir juntos. Saiba como participar do OCLB travel Web Summit 2019 e da Casa OCLB travel SXSW 2020. Se tiver qualquer dúvida sobre os programas, é só mandar um email pra gente.

E por onde o Projeto Pulso vai estar?

No segundo semestre, Carol Soares e Franklin Costa, idealizadores do Projeto Pulso e do OCLB estarão palestrando em alguns festivais pelo Brasil. Confira a agenda e se programe pra bater um papo com a gente:

Arena XP Games: 26 a 28 de julho, no Rio de Janeiro
Festival Coma: 01 a 04 de agosto, em Brasília
Festival Subtropikal03 a 10 de agosto, em Curitiba
Festival Hack Town: 06 a 07 de setembro, em Santa Rita de Sapucaí
Brazil Music Conference30 de outubro a 02 de novembro, em São Paulo