17 de julho de 2019/POR Camila Florêncio

Você sabe o que são festivais destino? Festivais destino, que vem do inglês festival destination, são aqueles festivais que você escolhe não apenas considerando o evento em si, mas também a viagem para o local onde ele acontece.

Fazer uma viagem e planejar junto a descoberta de um novo festival é uma tendência que observamos cada vez mais forte entre fãs destes eventos. Você sabia que mais de 60% das pessoas que frequentam o Rock in Rio e o Lollapalooza São Paulo vêm de fora das cidades onde eles acontecem? 

Em nossa última pesquisa anual, 58% afirmaram terem saído de suas cidades para viajar para um festival, sendo que 10 % viajaram para um festival no exterior. Irado, né?  

Então, prepare-se: abaixo seguem 10 festivais destino para você se jogar em sua próxima viagem! 

Bônus: em alguns destes, você encontra o link com um post especial, publicado aqui mesmo no Projeto Pulso, da série especial Uma viagem dos sonhos. São guias de viagem, com uma curadoria especializada de dicas para que você aproveite ao máximo a experiência tanto do festival quanto da cidade em que ele acontece.

10 festivais destino para sua próxima viagem

Malas prontas? Então confira quais festivais recomendamos para que você se programe e conheça nas suas próximas férias. 

1 – SXSW – Austin, EUA

Festivais destino - SXSW
SXSW, em Austin


O SXSW é praticamente uma unanimidade quando pensamos em festival de inovação. Ele é um dos melhores festivais de inovação que envolve um lineup não só de palestras mas, também, de músicas e filmes. Carol e Franklin já tiveram por lá em 7 edições. Austin é uma cidade incrível e, no período do festival, abraça todas as experiências promovidas pelo SXSW tornando a vivência mais completa. E você pode ir com a gente para mais uma edição da #CasaOCLBtravel. As vagas estão acabando, então garanta a sua agora mesmo. 

2 – Sónar – Barcelona, Espanha

Festivais destino - Sónar
Foto: Ariel Martini


O Sónar é  um dos maiores festivais de música e arte avançada do mundo. E, o melhor: ele acontece em uma das cidades mais incríveis da Europa. Barcelona tem um clima agradável – no verão, as temperaturas podem ser altíssimas; praias atrativas, gastronomia incrível e vinhos maravilhosos. Em 2020 você pode ir com a gente para viver essa experiência conectando o festival com a cidade, a gastronomia e a comunidade local. Faça seu pré-cadastro para receber todas as informações em primeira mão.

3 – NOS Primavera Sound – Porto, Portugal

Festivais destino - NOS Primavera Sound
NOS Primavera Sound, Porto – © Hugo Lima


Versão “tuga” do festival espanhol, o NOS Primavera Sound é um dos festivais destino que acontece em Portugal. Ele tem um charme especial: é menorzinho, acontece em um parque urbano com muita natureza e bem perto da cidade, com acesso super facilitado. Apesar de um lineup mais enxuto, a experiência não deixa a desejar. O Porto, por si só, já vale a viagem: uma cidade com preços super acessíveis, comida deliciosa e uma beleza que contribui para que fosse considerado um dos melhores destinos europeus para se viajar no ano passado. Se quiser conhecer o festival que deu origem a este, você pode ir com a gente na edição 2020. Faça seu pré-cadastro para o OCBL travel Primavera Sound para saber todas as informações sobre a experiência antes de todo mundo.

4 – Ultra Music Festival – Miami, EUA

Festivais destino - Ultra Music Festival
Ultra Music Festival, Miami

Um festival de música eletrônica que acontece na ensolarada Miami. E com todo aquele climinha spring break, a maior parte da programação acontece pela manhã. O Ultra Music Festival é o maior festival de dance music itinerante do mundo e um dos poucos que acontece de forma independente, sem se vincular a um grande grupo de investimento. Vale a pena viver essa experiência e, claro, se jogar nas compras e na noite da cidade.

5 – Coachella – Los Angeles, EUA

Festivais destino - Coachella
Coachella – Foto Watchara Phomicinda


Um festival no meio do deserto (veja aqui uma lista com outros 6). Isso, por si só, já é um convite tentador para conhecer o Coachella. Mas, ele é muito mais. Há 20 anos, o festival faz história com shows de headlines memoráveis – alô, Beyoncé – e experiências 100% instagramáveis. Além disso, Los Angeles é uma cidade com praias e clima incríveis e, claro; o berço da música e das celebridades. Não dá pra passar imune ao letreiro de Hollywood. 

6 – Nova Batida (Lisboa, Portugal)

Festivais destino - Nova Batida
Nova Batida, Lisboa

Ah, Lisboa! Uma das capitais mais lindas e baratas da Europa – vem ver aqui um guia da Carol de como aproveitar a cidade. É lá que acontece, pelo segundo ano, o festival Nova Batida. E assim como a vibe da cidade, o clima desse festival de hirp hop e música eletrônica tem uma super mistura cultural. Promovido pela londrina Soundcrash, são três dias de música boa mas, também, yoga, aulas de surf, debates e workshops. Tudo isso na LX Factory, um dos lugares mais hipsters da cidade. Quer conhecer Lisboa com a gente? Em novembro estaremos lá juntos com um grupo super especial para o Web Summit. Mas, as vagas estão acabando. Então corra pra garantir a sua agora

7 – Nuit Sonores – Lyon, França

Festivais destino - Nuit Sonores
Nuit Sonores, Lyon

Mais um festival que ocupa a cidade. E não qualquer uma. Lyons é a segunda maior cidade da França, com paisagens de tirar o fôlego e capital gastronômica do país. O Nuit Sonores ocupa 18 espaços com festas em barcos, instalações artísticas, workshops e música, claro. Mas tem muito mais. Confira como foi nossa experiência por lá na edição 2017 e coloque Lyon agora mesmo no seu roteiro de viagem

8 – Electric Castle – Cluj-Napoca, Romênia

Festivais destino - Eletric Castle
Electric Castle, Cluj-Napoca


Um festival que acontece em um castelo medieval. Mas, apesar disso, Cluj-Napoca, a cidade onde acontece o Eletric Castle está muito mais no futuro do que no passado. A cidade é jovem, moderna e com locais bem hipsters. O festival, em si, é tão instagramável que pode ser considerado praticamente um Coachella da Romênia. Veja no nosso review da edição 2018 alguns cuidados e dicas para viver essa experiência de forma completa. 

9 – Sziget – Budapest, Hungria

Festivais destino - Sziget
Foto: Divulgação


Ele é conhecido como Ilha da Fantasia. O motivo? Ele acontece em Budapeste, em uma ilha cercada pelo rio Danúbio. O Sziget é um dos festivais mais tradicionais da Europa. POr não ser um festival focado apenas em música, participar dele te ajudará a conhecer mais da cultura de dança e artes do Leste Europeu. Veja como foi nossa experiência na edição de 2018

10 – Roskilde – Copenhagen, Dinamarca

Festivais destino - Roskilde
Roskilde, Copenhagem

Abrindo o verão dinamarquês, o Rocksilde é um dos festivais mais divertidos – e loucos – onde já estivemos. Poderia ser resumido como um grande acampamento de verão para adultos. Mas, claro, ele é muito mais do que isso. Ele existe desde  1971 e é realizado ilha de Viking da Zelândia. Veja o nosso review da edição 2017.

Opções não faltam para todos os gostos. Se planejar com antecedência é a dica principal para conseguir zerar a lista e visitar festivais incríveis em destinos diversos. No mais, só podemos desejar duas coisas: boa viagem e divirta-se! Nos vemos na pista.