21 de março de 2019/POR Franklin Costa

Ir para o SXSW custa caro (veja aqui quanto custa ir para o SXSW). Ao longo de 10 dias, o festival reune uma miríade de painéis, workshops, sessões de cinema, shows, exposições e ativações de marcas (confira as melhores do SXSW 2019).

Dito isso, é impossível resumir o festival. Por outro lado, a cada edição, existem AQUELAS palestras, que sintetizam o espírito do tempo e que apontam caminhos futuros. Convidados especiais que nos fazem pensar sobre questões atuais. Discursos, insights e ensinamentos que, como bons filmes, reverberam durante muito tempo.

Se você perdeu o SXSW 2019, não se preocupe. O festival disponibiliza os vídeos (e áudios) de algumas de suas melhores palestras. Abaixo segue a curadoria Pulso + OCLB com os 5 vídeos das sessions mais representativas desta última edição.

E se você quer participar da próxima edição com a gente, pre-inscreva-se na Casa OCLB Travel SXSW 2020.

As 5 Melhores Palestras do SXSW 2019

Alexandria Ocasio-Cortez And The New Left

Ela é a Congressista mais jovem da história dos Estados Unidos, foi eleita em uma campanha com financiamento coletivo e está liderando um movimento que defende direitos dos imigrantes, saúde e educação gratuita e para todos. Alexandria Ocasio-Cortez é a Nova Esquerda dos EUA e a session mais vista do festival, on e off-line. Assista ao vídeo da sua sessão no SXSW [em inglês] ou leia essa matéria que o Nexo publicou sobre ela no ano passado.

Esther Perel: What Business Leaders Can Learn About Workplace Dynamic from Couples Therapy  

Há alguns anos o SXSW vem trazendo como palestras de abertura especialistas em relações humanas para chamar atenção ao fato de que não estamos nos responsabilizando pela saúde das relações pessoais na mesma proporção que o avanço tecnológico. Uma das nossas palestrantes preferidas é psicoterapeuta Esther Perel, que ano passado abriu o SXSW e este ano fez uma palestra sobre as mudanças nas relações pessoais no trabalho [em inglês]. Para conhecer o trabalho dela em um vídeo em português, clique aqui.

Amy Webb: 2019 Emerging Tech Trends Report

A futurista Amy Webb, autora, futurista e fundadora do Institute for The Future, lançou em seu painel seu novo Tech Trend Report – “o maior deles”, segundo abertura feita pela palestrante durante um disputado painel. Amy explicou que a extensão do report se deve à quantidade de novas tendências que aparecem em um mundo hiper conectado. As inovações de um campo rapidamente provocam mudanças em diversos outros. “É importante estudar as tendências não óbvias e adjacentes às suas indústrias”, chamou a atenção. Mais que lançar o report, Amy Webb apresentou o processo que utiliza para desenhar cenários futuros [em inglês], numa pegada bem open source tipo “brinquem à vontade com as tendências que identificamos, estão pra isso”.

Convergence Keyonte: Bozoma Saint John With Ashley Graham

Diga Amém para Bozoma! A executiva da Endeavor (um dos principais conglomerados de entretenimento do mundo) falou sobre sua carreira como uma das mais bem-sucedidas profissionais de marketing do mundo, tendo liderado esta área na Apple e Uber, e ainda promovido o histórico show da Beyoncé no Superbowl. O foco do painel: construir valor a partir de suas próprias verdades. Além de tudo isso, ela é fashionista, bem humorada e rainha da auto estima. Vale se inspirar e copiar todas as frases de impacto no seu espelho! Assista ao vídeo da sessão no SXSW [em inglês] ou conheça mais sobre a Bozoma neste artigo do Glamourama.

Music Keynote: T Bone Burnett

Coube ao compositor, músico e produtor o painel que – na modesta opinião deste autor – melhor sintetizou o espírito do tempo sobre assuntos como privacidade, vigilância, ética, viés, justiça e a responsabilidade social dos novos impérios tecnológicos (Google & Facebook) sobre os impactos na política, economia, cultura e sociedade. Em um discurso com ares acadêmico, lido do início ao fim e com breves pausas para aplausos e goles d’água, T Bone citou Marshall McLuhan, Freud, George Orwell entre outros autores para alertar-nos sobre os riscos da eficiência tecnológica em um mundo carente de consciência. Quem vai nos salvar? A arte e os artistas. Entenda o porquê.

Atualização: + 3 sessions inesquecíveis

Logo após publicar este post, lembrei de 3 palestras que merecem entrar para a lista: o autor de Deuses Americanos e Belas Maldições e criador do universo Sandman e Livros da Magia Neil Gaiman (pessoalmente, a palestra que mais me emocionou, sou fã do cara desde adolescente), a session The Power of a Story, com Susan Fowler (uma das preferidas de muita gente com quem conversei, pela coragem em denunciar aos abusos que sofreu enquanto trabalhou no Uber – um dos patrocinadores do festival) e a session FORMGIVING com o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, que começou com uma peça de Lego e terminou com cidades projetadas em Marte. Essa duas últimas, (ainda) não foram disponibilizados os videos no Youtube.

Pronto!

**

Curtiu? Quer ir para o SXSW 2020, com a nossa curadoria de experiências personalizada? Garanta sua vaga na Casa OCLB Travel SXSW 2020. Mas, corra: pois 60% das vagas já foram preenchidas!

Curtiu? Leia outros posts que já escrevemos sobre o SXSW:

Web Summit ou SXSW? Qual devo ir?
As melhores ativações de marcas do SXSW 2019
Uma viagem dos sonhos: Austin + SXSW