18 de março de 2019/POR Franklin Costa

Dezenas de ativações de marcas disputaram a atenção do público durante o SXSW 2019.

Para uma pessoa só, é impossível participar de todas elas, tendo ainda que dividir-se entre centenas de outras atividades (painéis, workshops, shows, filmes, festas, feiras de exposição, eventos especiais etc).

Dito isso… seguem abaixo as 5 melhores ativações de marcas que conferimos no SXSW 2019.

Se você está pensando em ir para o SXSW 2020, prepare-se:
Faça a sua pré-inscrição para a Casa OCLB travel SXSW 2020 aqui

 

As melhores ativações de marcas do SXSW 2019

5. Facebook Art House

Durante o SXSW, o Facebook criou uma “casa instalação-artística”, incluindo uma série de atividades voltadas para criação e promoção da arte contemporânea. Rolou por lá uma galeria com exposição de quadros, um jantar em grupo, painéis de discussão, coquetéis de happy hour, workshops de pintura e apresentações musicais, como a única aparição do Toro Y Moi no festival (ele também liderou um workshop de pintura na tela na Casa).

Em meio à toda controvérsia atual, o Facebook mandou bem em reunir um time de 15 artistas locais para transformarem um muro de 2.200 pés quadrados em uma gigantesca instalação artística que ficou como legado para a cidade de Austin nos próximos anos.

Foto: Engadget

 

4. Vice Skateland

Pegando carona na tendência “retrô + old is school”, com muitas referências aos anos 90, discos de vinil e música analógica, a Vice criou uma gigante pista de patinação que ficou bombada em todos os horários dos 4 dias de ativação. Isso, claro, regado de festas, DJ sets, happy hours e ainda um ônibus que circulou a cidade gravando ao vivo o que rolou durante o SXSW 2019: o Viceland bus.

© David Brendan Hall / www.davidbrendanhall.com

3. HBO Bleed for the Thrones

Para promover a última temporada do Game of Thrones, uma ativação de marcas que aliou uma boa causa com uma ótima sacada criativa.

Em Bleed for the Thrones, a HBO uniu-se à Cruz Vermelha para uma campanha de doação de sangue. O sucesso foi tamanho que ninguém com quem conversei conseguiu agendar um horário para participar da ativação. Taí uma ideia que merece um bis no Brasil.

2. Sony Wow Studio

A Sony marcou presença mais uma vez no SXSW com o Sony Wow Studio, um dos espaços mais divertidos e interessantes do festival. Desta vez, o conceito girava em torno de uma provocação: Will technology enrich human creativity?

 

Para refletir sobre a pergunta, a casa reuniu 11 projetos especiais – de cachorrinhos robôs que funcionam via Inteligência Artificial (um dos pontos altos do SXSW 2019) a jogos de realidade aumentada, estúdios de produção musical e até uma “caverna” sensorial. Isso tudo, num espaço que também ofereceu palestras com futuristas, músicos e cientistas; um bar temático (com free drinks!) e projetos tecnológicos em desenvolvimento nas áreas de robótica, AI, VR, AR e XR.

A Sony ainda apresentou durante 3 dias a experiência de cinema 8K, um painel gigantesco onde exibiu um vídeo de aproximadamente 30 minutos com resolução de cor e imagem 16 vezes superior ao padrão utilizado hoje no mercado. Impressionante!

1. Amazon Prime – Garden of Earthly Delights

Sem dúvida a melhor ativação de marca do SXSW 2019. Para promover a sua nova série, The Good Omens, a Amazon Prime investiu em uma ação 360º. Começou com a palestra do autor da série, Neil Gaiman, uma das mais disputadas do festival.

 

Durante o painel, um grupo de freiras tagarelas e cantantes surpreendeu os participantes com uma “invasão” no auditório. Nas ruas, as mesmas freiras, anjos e demônios circulavam com cachorros do inferno (hell hounds), que de apavorantes não tinham nada – pelo contrário, todos queriam uma fotinho com eles (pets estiveram em alta neste último SXSW).

Como cereja do bolo, a Amazon Prime criou entre o Austin Convention Center e a Rainey St. o “Jardim das Delícias Terrenas”, um verdadeiro parque temático de experiências imersivas, comidas (sushi!), bebidas, brindes e espaços instagramáveis, incluindo um improvisado salão de beleza para aquela caprichada no selfie.

Curtiu? Você pode ver mais da nossa cobertura nos destaques do Instagram do OCLB. Quer conferir mais ativações de marcas com a gente no SXSW 2020? Pré-inscreva-se para participar da Casa OCLB Travel SXSW 2020.