O South by Southwest é um dos mais importantes festivais de tecnologia e economia criativa do mundo. E como a criatividade está em seu DNA, as ativações de marcas e empresas que participam do evento usam todo potencial para surpreender e mostrar que entendem do assunto. E não foi diferente no SXSW 2018.
As marcas que participaram dessa edição do festival capricharam nas ativações apresentadas, o que poderia ser facilmente comprovado ao ver centenas de visitantes fazendo fila para conferir o Creative Experience Arrow Awards, espaço especialmente criado pelo festival para as ativações.
Para ter uma ideia do que esse espaço abrigou, havia desde empresas financeiras até redes de televisão como a HBO.
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As melhores ativações de marcas no SXSW 2018
No SXSW 2018, as marcas se concentraram no que queriam apresentar, seja por meio de experiências utilizando realidade virtual, jogos de entretenimento ou simplesmente opções divertidas para o público. Mas foram as ativações mais originais que chamaram a atenção do público.
Confira algumas das melhores ativações de marcas do SXSW 2018.
Westworld Park (HBO)
Começamos a lista com a ativação da HBO que recebeu o primeiro prêmio de “Melhor Experiência Imersiva do SXSW”. A rede de TV recriou o cenário da série Westworld de um jeito tão imersivo que a sensação era de estar realmente participando da série.
Os participantes foram orientados a se reunir em um local, onde receberam chapéus brancos ou pretos, e depois foram levados para um ônibus, que os guiou até um “local não revelado fora de Austin.” Ali, os visitantes puderam viver as mesmas experiências que os hóspedes passam no seriado, com direito até ao piano que toca sozinho.
G-Store (Gatorade)
A Gatorade criou uma loja pop-up no SXSW que oferecia aos visitantes a possibilidade de explorar todas as informações dos produtos da marca através do uso de um iPad. Era só apontar o iPad para o produto e conferir as informações na tela do mesmo.
A loja também oferecia um espaço que, através do uso de realidade virtual, mostrava as tecnologias esportivas da empresa, desde o acompanhamento de exercícios até as simulações de jogos de basquete.
Uber’s Ride and Dine (Uber)
A Uber levou ao SXSW 2018 o ônibus Ride and Dine. Com dois andares, o veículo permaneceu estacionado em uma área que também possuía com assentos, sinalização com quadro e luzes suspensas. Mas a grande ação da Uber foi transformar o ônibus em um restaurante que serviu menus degustação do chef Nic Yanes. A variedade do cardápio apresentava pratos tailandeses, japoneses e chineses populares no Norte de Austin, o Texas-Mex comum no leste e o italiano contemporâneo típico do centro da cidade.
Vimeo’s Decade (Vimeo)
O Vimeo criou um cinema dentro da ativações de marcas do SXSW. O lugar exibiu filmes e curtas-metragens selecionados pelos próprios funcionários da plataforma rival do YouTube. No interior também se encontravam instalações artísticas e interativas construídas em homenagem aos curtas selecionados.
A ativação incluiu um mural exterior no local (com uma surpresinha no topo, repare na foto).
Digital Artistry House (HP and Intel)
A HP e a Intel fizeram uma ativação de apenas um dia (13 de março). A proposta era converter os criativos que participavam do festival em usuários do conjunto Z de produtos da HP, com tecnologia Intel. Para isso, as marcas assumiram o restaurante Icenhauer, transformando o edifício centenário com uma ilustração do artista francês Moon, que envolveu a fachada externa do local.
Do lado de fora, havia espaços para os participantes relaxarem, enquanto no interior, o público podia pegar um coquetel e interagir com diferentes produtos da HP que, entre outras coisas, possibilitavam até transformar uma foto em obra de arte. No total, a ativação atraiu 5.237 participantes.
Pinterest House (Pinterest)
Quem parou na ativação do Pinteret foi convidado a responder um questionário interativo. Através dele, a empresa determinaria seus gostos em decoração, moda ou comida. O resultado, chamado de Pinterest Taste Graph, baseado em cores era enviado por email aos participantes.
Os gráficos também correspondiam a um menu de bebidas com código de cores oferecidas na ativação da marca.
The Experience (Dell)
Para a sua estadia de seis dias no SXSW, a Dell em seu público criativo com um programa alinhado a cada fase dos festivais, incluindo filme, música, tecnologia e inovação e jogos. A experiência ocorreu em um espaço gigante no The Sunset Room, do outro lado da rua do Centro de Convenções do festival.
Entre as experiências oferecidas havia demonstrações interativas, performances, espaços descontraídos e a programação rotativa de eventos e palestrantes do festival transmitida ao vivo.
Lost in the Music (Sony)
Na ativação da Sony, o público pode assistir ao primeiro videoclipe de realidade mista da marca, feito para Sony para um dos singles do cantor Khalid. A Sony também explorou a experiência Acoustic Vessel “Odyssey”, uma grande ativação composta de 576 colunas iluminadas com luz.
Empowering Connections (Bumble)
A Bumble abraçou o SXSW com sua ativação massiva com três seções replicando os serviços do aplicativo. Havia mini-golfe para jogos de cinco minutos, e especialistas da empresa dando dicas para melhorar o perfil em qualquer rede social.
O público também pode tirar fotos profissionais para seus perfis, além de passar pela loja que oferecia livros e camisetas à venda e a distribuição de lanches e bebidas saudáveis gratuitos.
CNN at the Market
A CNN levou ao festival um mercado que oferecia maçãs e bananas ao público. Os adesivos nas maçãs diziam “Fatos em primeiro lugar” e tinham o logotipo da CNN.
A emissora também preparou uma segunda ativação centrada nas histórias marcantes da empresa. Nela, as pessoas podiam aprender mais sobre algumas dessas história usando um tablet, além de participar de réplicas dos momentos.
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