26 de julho de 2019/POR Diego Moretto

O techno é uma das vertentes mais adoradas da música eletrônica. Com artistas incríveis ao redor do globo, os festivais de techno costumam fascinar os amantes do estilo.

Foi nos anos 80, em Detroit, nos Estados Unidos, que Juan Atkins, Derrick May e Kevin Saunderson, que passariam a ser conhecidos como The Belleville Three, criaram esse novo som. Eram loops de bateria eletrônica que, repetidos, formavam esse efeito hipnótico e levam o público a um transe individual – e coletivo.

Mesmo que o objetivo inicial não fosse esse, a cena techno abraçou grupos que eram excluídos pela sociedade da época como negros e LGBTQ+. Em algumas festas, por exemplo, transexuais não pagavam ingresso. E nesse ambiente todos se sentiam acolhidos. Atualmente, no Brasil, o techno representa um pouco da rebeldia que o punk rock representou nos anos 80. As festas e festivais de techno têm ganhado cada vez mais adeptos e ocupado espaços nas cidades.

Sim, o techno teve e ainda tem impacto em momentos importantes da sociedade.

Antes de continuar a leitura, uma perguntinha: topa viajar com a gente para uma cidade e um festival dos sonhos? Conheça os próximos destinos OCLB travelWeb Summit (Lisboa)SXSW (Austin), Sónar (Barcelona) e Primavera Sound (Barcelona).

10 melhores festivais de techno do mundo

Festivais de techno - Time Warp
Time Warp. Foto: divulgação.

Mesmo nascido nos Estados Unidos, por lá sua popularização aconteceu em passos lento. Já na Europa a situação foi diferente. A cena ganhou espaço e tem hoje alguns dos melhores festivais do mundo. Separamos dez festivais de techno que, com certeza, não decepcionam – um deles é em Detroit para não perder as origens. Faça o seu roteiro e se jogue!

1 – DGTL 

Com edições de sucesso em cidades como Amsterdã, Barcelona e São Paulo, o DGTL já é consagrado e arrasta uma multidão (de djs e fãs) por onde passa. Com foco no techno, o festival também puxa uma asinha pro house e algumas de suas vertentes. 

Veja o nosso review da edição 2018 em Barcelona.

Quando e onde? agosto, Barcelona / Abril, Amsterdam
Quem toca (2019)? The Black Madonna, Ben Klock, Amelie Lens 

2 – Sonus Festival

Se você é daqueles que visualizam festas de techno como um inferninho cheio de gente vestindo preto, está enganado. Localizado na litoral sul da Croácia, o Sonus é um festival à beira-mar ancorada por clubs do estilo na região. No line up, lendas dividem o palco com novos talentos. O visual de tirar o fôlego com as batidas incríveis são a receita ideal para uma viagem inesquecível.

Quando e onde? agosto, Novalja, Croácia
Quem toca (2019)? Richie Hawtin, Ricardo Villalobos, Seth Troxler

3 – Dekmantel

Não é exagero dizer que o Dekmantel é o festival de techno mais inovador dessa lista. Com uma identidade puramente original, o festival se consolidou por oferecer novas experiências novas tendências sem se esquecer do time pioneiro. Além da edição-origem, em Amsterdã (of course), o festival também acontece em São Paulo com muito sucesso. 

Confira nosso review da edição 2017 do Dekmantel.

Quando e onde? julho – agosto, Amsterdam
Quem toca (2019)? Jeff Mills, Marcel Dettmann, Ben UFO

4 – Time Warp

Um dos festivais de techno mais antigos do mundo, o alemão Time Warp já é um adulto de 20 anos e já segue explorando outras partes do globo – como uma edição em São Paulo (também). Com base no techno, o festival também oferece artistas de outras vertentes como o deep house e o minimal. 

Confira o nosso review da edição 2017.

Quando e onde? abril, Mannheim, Alemanha
Quem toca (2019)? Carl Cox, Adam Beyer, Chris Liebing

5 – Awakenings

Festival-fetiche para todos os techneiros, o holandês Awakenings é realmente um primor. O line up é focado, com os maiores nomes do estilo no mundo se revezando e tocando com a sensação de estarem em casa. E isso se reflete no público. Com festas espalhadas pela cidade, o festival possui uma estrutura super curiosa e que vale a pena conhecer. Está no pódio dos obrigatórios. 

Veja como foi a edição 2019.

Quando e onde? junho, Holanda
Quem toca (2019)? Dixon, Nina Kraviz, Rødhåd

6 – The Peacock Society

Já em terras francesas, você pode curtir um festival com diversos palcos e escolher entre se jogar num armazém escuro ou curtir ao ar livre em um parque. Ainda tem a opção de dançar dentro de um jardim botânico. Uma viagem! No line up, artistas regionais dividem o palco com nomes essenciais para guardar pra sempre na memória. 

Quando e onde? julho, Paris, França
Quem toca (2019)? Jon Hopkins, Charlotte De Witte, Daphni 

7 – Junction 2

Realizado dentro do Boston Manor Park, em Londres, literalmente embaixo de um entroncamento da autoestrada (um viadutão = junction), o Junction 2 recebe os melhores nomes do gênero para tocar dentro de seu ambiente urbano-natural. A curadoria é feita por selos famosos e o resultado você já deve imaginar. 

Quando e onde? junho, Londres
Quem toca (2019)? Maceo Plex, Daniel Avery, Loco Dice

8 – Kappa FuturFestival Movement

O festival acontece na belíssima Turin (Itália), durante o verão. Podemos parar de falar por aqui, mas o festival é conhecido por afters memoráveis além das suas 12 horas de festas. Uma excelente oportunidade para conhecer a cena italiana e curtir o som dos seus artistas prediletos. 

Quando e onde? julho, Turin, Itália
Quem toca (2019)? Peggy Gou, Boys Noize, Jamie Jones

9 – Love Family Park

Voltamos para a Alemanha para curtir o festival organizado por um dos maiores nomes da música eletrônica mundial: Sven Väth. O produtor/dj convida um time estelar de amigos para curtir 10 horas seguidas de muita música. Além do techno, o minimal e o tech-house tem a sua vez. 

Quando e onde? julho, Alemanha
Quem toca (2019)? Sven Väth, Ricardo Villalobos, Maceo Plex

10 – Movement 

Todos os anos, no final de semana do Memorial Day, milhares de pessoas de todo o mundo se reúnem no local de nascimento de Techno para celebrar a herança de Detroit e sua influência musical sobre inúmeras gerações, novas e antigas. O Movement Music Festival é um dos mais antigos eventos de dance music do mundo, comprometido em apresentar música eletrônica autêntica e proporcionar uma experiência diferente de qualquer outra. O festival acontece no Hart Plaza – o lendário destino à beira do rio de Detroit.

Quando e onde? Abril, Hart Plaza, Detroit
Quem toca (2019)? Carl Craig, Marie Davidson, DJ ANNA

Você sabia que o Pulso é um projeto colaborativo? Se for a algum festival de techno – ou eletrônica, ou indie ou qualquer estilo de música – e quiser ter o seu review publicado aqui, é só mandar um email pra gente.