Adeus ano velho! O que já sabemos sobre os maiores festivais de música de 2021?


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Compartilhe esse artigo

Imagino que, como a gente, você está louco para gritar: ADEUS ANO VELHO! A pandemia da COVID-19 cancelou todos os maiores festivais de música de 2020, nos obrigou a baixar novos aplicativos e conviver com amigos e família à distância. Quem não participou de uma festa no zoom que jogue a primeira pedra!?

A vacina ainda não saiu, mas já olhamos para 2021 com olhos esperançosos. A “saudade daquilo que não vivemos” está forte e não vemos a hora de reclamar do melhor cansaço do mundo: aquele da ressaca física após um bom festival.

Mesmo com a curva de contágio em crescimento no Brasil e a segunda onda chegando na Europa, os maiores festivais do mundo já estão se preparando. A passos lentos, claro! Mas com perspectivas mais positivas do que há alguns meses.

Por conta disso, preparamos este post com um resumão do que sabemos até agora sobre os maiores festivais de música de 2021. Como aprendemos nos últimos meses, nada do que você vai ler aqui está escrito na pedra. Por isso, recomendamos que volte em breve para acompanhar as atualizações.

Foi preciso se reinventar

Em 2020, muitos festivais se reinventaram. Não dá pra dizer que isso foi uma demanda do mercado. Foi uma necessidade. Para alguns, claro, não teve como correr para o online e tiveram suas edições canceladas. 

Alguns exemplos são o SXSW e o Ultra Music Festival. Ambos estavam planejados para acontecer em março, mês no qual a pandemia explodiu em todo mundo. Dessa forma não havia tempo hábil para planejar qualquer outra ação.

Já festivais como Tomorrowland e Afropunk, por exemplo, tiveram um tempinho a mais e conseguiram produzir sua versão de sofá, 100% online.

A brecha entre primeira e segunda onda na Europa permitiu que outros oferecessem experiências híbridas.

Na Noruega, o Varanger Festival realizou em agosto uma edição com ações presenciais com público limitado. No online, no entanto, conseguiram expandir sua presença. O Festival de Jazz de Istambul foi outro que conseguiu fazer o mesmo.

O que já sabemos sobre os maiores festivais de música de 2021

Melhores festivais de música de 2021

Vamos atualizar essa lista com novidades sobre os maiores festivais de música de 2021 a medida que formos obtendo atualizações dessa indústria.

Lollapalooza Brasil

O Lolla foi um dos festivais que passou por todas as instabilidades do ano. A edição 2020, inicialmente marcada para abril, alterou sua realização para dezembro e, por fim, oficializou o cancelamento,

Após a decisão, o festival divulgou novas datas: 10, 11 e 12 de setembro de 2021. Quem adquiriu os ingressos para a edição 2020, pode usá-lo em 2021 ou reaver o valor.

À primeira vista, as datas parecem inofensivas, mas…

Rock in Rio 2021

Pela primeira vez, o Rock in Rio e o Lollapalooza Brasil acontecem com apenas 12 dias de diferença entre eles! 

Como acontece a cada dois anos, o Rock in Rio não foi diretamente afetado pela pandemia. Apesar disso,  o evento terá um concorrente de peso. O Rock in Rio 2021 acontece nos dias 24, 25, 26 e 30 de outubro e 01, 02 e 03 de outubro.

A edição de Lisboa aconteceria nesse ano. Por conta da pandemia, foi reagendado para os dias 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021. O festival promete manter a edição 2022, sem qualquer mudança.

SXSW

O South by Southwest é o maior festival de inovação do mundo. Mas a sua parte de música é tão incrível, que precisava estar nessa lista. 

A edição 2020, como a gente disse, foi cancelada. A de 2021 acontece de 16 a 20 de março. Ainda não está claro se o SXSW terá algum tipo de evento presencial no próximo, mas os ingressos para a edição digital já estão sendo vendidos aqui.

Tomorrowland

O Tomorrowland foi um dos grandes festivais que realizou nesse ano uma edição online, paga e testando um novo modelo de negócios: o Tomorrowland Around The World (você pode ler nosso estudo de caso dessa edição aqui)

Provavelmente a marca de festivais que conseguiu dar a volta por cima mais rápido nesse ano, seu sucesso foi tão grande que a organização decidiu repetir a dose e criar um novo festival 100% digital para ser comemorado no Réveillon.

Para 2021, ainda não há confirmaçoes sobre a edição Belga. A edição de inverno, no entanto, já foi cancelada em anúncio divulgado pelo festival.

Primavera Sound

O Primavera Sound foi mais um festival que patinou entre adiamentos, até ser oficialmente cancelado em 2020. Para 2021, a edição acontece de 2 a 6 de junho. A expectativa do público parece ser tanta que o festival já anunciou sold out dos ingressos!

A edição do Porto, em Portugal, acontece entre os dias 10 e 12 de junho. Los Angeles receberia sua primeira edição em 2020. A estreia agora acontece nos dias 18 a 19 de setembro de 2021.

Glastonbury

As celebrações dos 50 anos de Glastonburry tiveram que ser adiadas. Infelizmente, ainda não sabemos para quando. O criador do festival,  Michael Eaves, disse que só garanta a realização do evento em 2022. 

Mas, em uma fala recente, diz que a edição 2021 pode acontecer caso exista um esquema de testes de COVID-19 em massa. Por aqui, seguimos aguardando por novidades.

Ultra Music Festival

O Ultra foi um dos primeiros festivais cancelados nesse ano. Mas a edição 2021 nos EUA já tem data para acontecer: 27 e 28 de março.

Roskilde

O dinamarquês Roskilde também anunciou sold out dos ingresso da edição 2021. Cerca de 85% das pessoas que adquiriram os tickets para a edição 2020, que foi cancelada, mantiveram os ingressos para a nova edição.

O festival, um dos maiores e mais tradicionais da Europa e que existe desde 1971, acontece nos dias 26 de junho e 03 de julho.

Sónar

A 27ª edição do Sónar, em Barcelona, acontece nos dias 17, 18 e 19 de junho. Assim como a maioria dos festivais, os tickets adquiridos para 2020 podem ser usados para as novas datas em 2021.

Melt

Um dos maiores festivais da Alemanha, o Melt, também foi cancelado em 2020, e anunciou novas datas entre os dias 4 e 6 de junho de 2021. Entre as atrações confirmadas, está a musa-pop-made-in-Brazil Pabllo Vittar.

***

Acompanhe atualizações dos maiores festivais de música de 2021

Tá dando gatilho por aí? Como você se sente sobre o planejamento de festivais em 2021? Compartilhe com a gente sua opinião pelo nosso instagram, @_OCLB.

Não se esqueça: esse post está under construction! Tendo novidades, atualizamos por aqui.

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados