SXSW 2021: o futuro e o presente do festival


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Compartilhe esse artigo

A pandemia do coronavírus criou um verdadeiro caos instaurado no universo de eventos ao vivo. Em meio a incertezas, o SXSW 2020 foi, junto com o Ultra Music Festival, um dos primeiros festivais a cancelar a edição desse ano.

O cancelamento, claro, gerou questionamentos sobre como o festival se portou com essa mudança. Muitas perguntas demoraram a ser respondidas, como o que seria feito com os ingressos adquiridos ou, mesmo, com as reservas de passagens e hospedagem. 

Mas, convenhamos, o momento era tão delicado que impedia tomar decisões muito definitivas e acertadas. Como já foi discutido em várias edições do nosso ØCLB de Pijamas, todos tivemos que aprender a “trocar os pneus com o carro andando”.

Sete meses depois e com a chegada do fim do ano, os nossos olhares se voltam mais para o futuro do que para o passado. Por isso, preparamos este post para contar tudo o que sabemos sobre o SXSW 2021 and beyond.

Como será o SXSW 2021

Como será o SXSW 2021

A edição 2021 do SXSW está confirmada… e, sim, online. O evento acontecerá entre os dias 16 e 20 de março. Assim como na sua versão tradicional, o festival vai oferecer nesse formato palestras, sessões, exibições, mostras, networking e exposições. O SXSW Edu também acontece à distância, entre os dias 9 a 11 de março.

Apesar disso, a organização do evento diz que está trabalhando com o governo de Austin para avaliar a viabilidade de uma edição presencial no ano que vem. Isso, claro, só vai acontecer se for possível realizar o evento em segurança. Por enquanto, nos resta aguardar por novidades.

Todas as pessoas que adquiriram os badges de 2020 terão acesso ao evento em 2021. Também será possível aos portadores dos badges de 202 ter acesso para os eventos presenciais de 2022 OU 2023.

Já está rolando o PanelPicker (até o dia 18/10), processo seletivo para participar do evento como speaker, exibir um filme, pitch de startups, hacktown ou para os prêmios de game e inovação. Já a curadoria do Festival de Música será realizada dando prioridade para os artistas que se apresentariam na edição desse ano.

A proposta, como nos contou Tracy Mann, International Business Development Brazil do SXSW, é tentar transmitir ao máximo a experiência da cidade. Quem já viu nossos posts sobre outras edições do festival, sabe: Austin é parte fundamental da experiência.

A edição online também terá um conteúdo reduzido. No total, serão cerca de 250 painéis. As palestras serão filmadas anteriormente, ou seja, não serão em formato de live. O conteúdo será apresentado em um tempo reduzido, cerca de 25 minutos cada session. Logo após, o palestrante de algumas sessões vai conversar com o público e responder perguntas em uma sessão ao vivo.

Apesar das limitações do formato online, Tracy acredita que essa edição vai ser uma oportunidade. Afinal, brasileiros – atualmente, o maior público estrangeiro que frequenta o festival – e outros estrangeiros poderão viver essa experiência sem os altos custos de viagem.

COVID-19 como tema das experiências

Como podemos esperar das próximas edições de todo grande evento de inovação – como o Web Summit 2020 – a pandemia do COVID-19 será abordada no SXSW em diferentes pontos de vista.

Os temas que guiarão os painéis do evento são os seguintes:

  • A new urgency: além da pandemia, injustiça racial, crise climática e pobreza são questões abordadas nesse tema. Como progredir considerando todos esses pontos?
  • Challenging tech’s path forward: como se apropriar da tecnologia para construir uma sociedade positiva? O que podemos aprender com o que já erramos até agora?
  • Cultural resilience in the arts: como o material artístico produzido nos tempos atuais podem impactar o futuro?
  • The rebirth of business: discussão sobre como criar negócios equitativos farão parte das principais abordagens dessa temática.
  • Transforming the entertainment landscape: como a arte pode acompanhar as mudanças da nossa sociedade?
  • Connection in disconnection: em tempos em que nossas conexões e relacionamentos acontecem cada vez mais em ambientes online, como retomar as relações pessoais de forma saudável?
  • An uncharted future: quais ideias realmente inovadoras mudarão o nosso futuro?

Fica bem claro que a reconstrução dos mercados e a inovação serão essenciais para os próximos tempos. Além de, claro, termos mais perguntas do que respostas. Resiliência, porém, parece ser a palavra que une todas essas temáticas. 

SXSW como plataforma de conteúdo

ØCLB de Pijamas com Tracy Mann

Nossa conversa com a Tracy Mann aconteceu na edição do dia 13 de outubro do ØCLB de Pijamas. A conversa inteira foi incrível (sério!) e você consegue assistir no nosso canal do Youtube até a próxima terça-feira (20/10). Mas, um dos pontos principais do bate papo foi o futuro do festival.

Para isso, Tracy deu um pulinho no passado fazendo a mea culpa sobre aquele ponto que citamos ali no início: o tempo de resposta do festival em relação ao cancelamento. Outros festivais conseguiram preparar uma edição online ainda para 2020, mas esse não foi o caso do SXSW. 

Apesar disso, Tracy apresenta um ponto de vista super interessante sobre o futuro do SXSW. Essa retomada para o online e a necessidade de se reinventar por conta da pandemia trazem um novo pensamento sobre a marca SXSW:

“O SXSW não pode continuar sendo um evento de uma vez por ano, presencial em Austin. É uma oportunidade e um dever de se expandir. O SXSW é algo que as pessoas querem viver o ano todo.” 

Ou seja, é hora de fazer um evento mais forte e que ofereça uma plataforma de conteúdo constante e de conexão durante o ano todo. Essa lógica deve ser aplicada ainda com um pensamento voltado para a economia, para que todo o ecossistema que depende do evento – funcionários, fornecedores e a própria cidade – não sejam dependentes desse único evento anual. 

Tracy acredita, ainda, que o modelo ideal é manter o online como apoio e complemento ao formato ao vivo. 

E você, o que acha dessa novidade? Vai aproveitar a edição online para estar presente no SXSW 2021? Conte pra gente sua opinião e continue sua conversa com nossa comunidade no nosso Instagram, @_OCLB. Até a próxima!

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados