Web Summit 2020: o que já sabemos sobre a edição online


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Compartilhe esse artigo

Chegamos ao último trimestre de um dos anos mais loucos que já vivemos. Mas, mesmo em tempos de pandemia, uma coisa não está diferente dos anos anteriores: os preparativos para o Web Summit 2020 já estão a todo vapor.

E se a incerteza foi a palavra que pautou a indústria do entretenimento e eventos, em Lisboa as coisas não estão diferentes. Em 2019 estivemos por lá com uma turma incrível do ØCLB journey, e já estávamos preparados para voltar nesse ano. Mas, você sabe: pandemia, coronavírus… ou seja, o resto é história!

Para, então, burlar essas incertezas, preparamos esse conteúdo com um guia sobre a edição a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa. Confira, a seguir, tudo o que já sabemos sobre o Web Summit 2020.

Como será o Web Summit 2020

Marcelo Rebelo de Sousa Web Summit 2020
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal 

Sem qualquer rumor de cancelamento, o Web Summit anunciou a sua edição 2020 em formato online, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A conferência promete, ainda, a maior edição do evento, com cerca de 100 mil participantes de setores diversos ao redor do mundo.

Lisboa continua sendo o ponto focal da conferência. E com o propósito de garantir essa experiência na edição online, o evento convidou parceiros, startups e palestrantes portugueses para apresentar iniciativas relacionadas com a comunidade do país. 

Entre esses participantes, está o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O presidente tem espaço garantido na mídia internacional por sua popularidade e proximidade com os cidadãos. 

Ele frequentemente é encontrado na praia de Ericeira tomando banho de mar. Em relação à pandemia de Covid-19, se tornou exemplo na forma que guiou o país no enfrentamento da doença. Ou seja, o papo vai ser interessante e engrandecedor. 

Os ingressos para o Web Summit 2020 já estão à venda com valores mais baixos do que os oferecidos até o ano passado em edição presencial. O ticket oferece acesso a mais de 100 horas de conteúdo transmitido ao vivo, com mais de 100 mil participantes que irão abordar 30 temas diferentes. Ou seja, é possível ter acesso a muito conteúdo!

A solução para criar networking – algo tão incentivado em eventos de inovação – fica por conta de conexões e recomendações criadas dentro do app do evento. Dessa forma, a conferência promete incentivar as relações entre os participantes.

Ainda há a possibilidade de uma edição presencial?

*Atualização 09/10 – o Web Summit acabou de anunciar que não haverá edição presencial nesse ano.

Embora toda a comunicação esteja sendo realizada com foco no online, um porta-voz do Web Summit disse ao jornal irlandês Independent que ainda é possível realizar uma versão presencial da conferência.

A decisão, contudo, estaria associada a uma autorização concedida pelas autoridades de Lisboa. A promessa é que a decisão seja tomada até outubro. Então, por aqui, podemos apenas aguardar por novidades.

Caso exista uma conclusão favorável, o porta-voz afirmou que a decisão pode não ser definitiva e será revista semanalmente. O seguimento dos protocolos de saúde de Portugal são a prioridade. Ou seja, estará sujeita a alterações até a data do evento. 

Mas se a impossibilidade de ir até Lisboa te fez celebrar a edição online, não precisa mudar seus planos. Mesmo que o Web Summit ofereça, eventualmente, experiências presenciais, a conferência continuará oferecendo grande parte da programação de forma online. 

Afinal, grandes empresas globais de tecnologia cancelaram todas as viagens de seus líderes até, pelo menos, 2021. Ou seja, os grandes nomes confirmados na versão online do Web Summit 2020, provavelmente, continuam se apresentando nesse formato. 

Trilhas do Web Summit 2020

Assim como nos anos anteriores, a edição online mantém a divisão de palestras por temas. Conheça quais são as trilhas do Web Summit 2020 e palestrantes que são apostas de sucesso em cada segmento.

Marketing e mídia

Eric Yuan Web Summit 2020
Eric Yuan, Fundador e CEO do Zoom 

Publicidade, criação de conteúdo, marketing, mídias sociais, meios de comunicação e relações públicas são temas discutidos nessa trilha. A pandemia do coronavírus vai guiar muitas das conversas, pois trouxe impactos diretos nesse mercado. 

Como destaque dessa trilha, a conferência recebe o Eric Yuan, Fundador e CEO do Zoom. E sabemos como essa ferramenta passou a fazer parte mais ativamente da vida de muita gente durante o isolamento. 

Além dele, destacamos outros palestrantes dessa trilha:

  • Mike Schroepfer, CTO do Facebook
  • Anjali Sud, CEO do Vimeo
  • Andrew Ross Sorkin, colunista do The New York Times
  • Bobby Berk, Designer de interiores e um dos apresentadores Fab Five do programa Queer Eye, da Netflix
  • Mayim Bialik, Atriz e neurocientista

Desenvolvimento e dados

Cal Henderson Web Summit 2020
Cal Henderson, cofundador e CTO da Slack 

Com certeza você já ouviu incansavelmente que vivemos a era da informação. E, nesse contexto, os dados passam a ter um valor inestimável. Junto a isso, a privacidade é um ponto cada vez mais questionável e discutido. 

Estes temas serão abordados a partir das perspectivas de Inteligência Artificial (AI), data science, desenvolvimento de software, desenvolvimento mobile, privacidade e segurança e, por fim, robótica

Conheça os palestrantes de destaque:

  • Cal Henderson, cofundador e CTO da Slack
  • Anne Wojcicki, cofundadora e CEO da 23andMe
  • Ben Chestnut, Co-fundador e CEO do Mailchimp
  • Mitchell Baker, Presidente e CEO da Mozilla
  • Matt Mullenweg, Cofundador e CEO da Automattic (empresa por trás do WordPress e Jetpack)

Sociedade

Cornel West, Acadêmico e Ativista
Cornel West, Acadêmico e Ativista 

Política, ativismo e inovações são as palavras-chave dessa trilha. E pode até parecer cansativo dizer isso mais uma vez, mas acreditamos que essa trilha vai ser recheada de temas relacionados com a pandemia. É o espírito do tempo! Saúde, educação e alterações climáticas também serão discutidos. 

Conheça os palestrantes de destaque:

  • Cornel West, Acadêmico e Ativista
  • Margrethe Vestager, EVP: A Europe Fit for the Digital Age at European Commission
  • António Costa, Primeiro-ministro de Portugal
  • Chris Evans, ator e Co-fundador da A Starting Point, app de engajamento político
  • Brad Smith, Presidente da Microsoft

Lifestyle

Xiang Wang, Web Summit
Xiang Wang, Presidente da Xiaomi 

Esportes, arte, mobilidade e smart cities são os principais assuntos abordados na trilha de Estilo de Vida. E claro, mais uma vez, todos os temas vão ser carregados das mudanças que estamos vivendo nesse ano. 

Em resumo: é hora de discutir o “novo normal”. E, sim, pedimos desculpas por usar esse termo que já foi explorado de forma exaustiva, mas foi irresistível. 

Conheça os palestrantes de destaque:

  • Xiang Wang, Presidente da Xiaomi
  • Karen Carney, ex-jogador da seleção da Inglaterra
  • Markus Villig, Fundador e CEO da Bolt
  • Maureen Fan, Co-fundadora e CEO da Baobab Studios
  • Mike Lu, CEO da Triller

Comércio

Ann Cairns
Ann Cairns, Vice-presidente executiva da Mastercard 

A recessão econômica que viveremos nos próximos tempos vão ser responsáveis por moldar o futuro do comércio de produtos e serviços. Por isso, nessa trilha, finanças, e-commerce, tecnologias de pagamento e varejo serão os temas discutidos.

Conheça os palestrantes de destaque:

  • Ann Cairns, Vice-presidente executiva da Mastercard
  • Lucy Liu, Co-fundadora da plataforma de pagamentos Airwallex
  • Nikolay Storonsky, fundador e CEO da Revolut
  • Anne Boden, Fundadora e CEO do Starling Bank
  • Gillian Tans, Presidente da Booking.com

Desenvolvimento de negócios

Renata Quintini, web summit 2020
Renata Quintini, Fundadora da Renegade Partners 

Desenvolvimento humano e o uso de tecnologias são os desafios de um negócio tratados nessa trilha. Alguns dos temas abordados são investimentos, liderança, recrutamento e SaaS. Conheça os palestrantes de destaque:

  • Renata Quintini, Fundadora da Renegade Partners
  • Eduardo Saverin, Co-fundador do Facebook & B Capital Group
  • Ray Dalio, fundador, co-diretor de investimentos e co-presidente da Bridgewater Associates
  • Rebecca Parsons, CTO da ThoughtWorks
  • Aaron Levie, Cofundador e CEO da Box

E então, curtiu os temas? Afinal, acha que a versão online vai ser capaz de oferecer as mesmas experiências que a conferência presencial? Compartilhe com a gente sua opinião no nosso instagram, @_OCLB, Também nos siga para acompanhar mais novidades sobre o Web Summit 2020 e outros festivais de inovação.

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados