Em 2016, 1.377 painéis (sessions) foram apresentados no SXSW Interactive. Sente o drama:
– 1.377 painéis divididos por 5 dias = 275 por dia.
– 275 painéis vezes 30 minutos de duração (média) = 137,5 horas por dia.
Considerando as 9 horas de programação por dia, são pelo menos 15 painéis acontecendo ao mesmo tempo!
Não adianta: TEM QUE IR no SXSW pra entender. É por isso que o 1º ano de quem vai lá acaba se resumindo em como se achar no meio das centenas de opções. Não à toa, muitos voltam, mais de uma vez. É o meu caso: este foi meu 5º SXSW.
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Se você não foi ainda, recomendo planejar-se para ir. Mas antes dá uma lida no Guia de Sobrevivência que postamos por aqui há algumas semanas. Acredite: quebra um senhor galho!
Antes de continuar a leitura, um convite: já pensou em viajar para o SXSW com a gente? ØCLB journey é nosso programa de viagens em grupo para os mais desejados festivais do mundo! Clique aqui para conhecer os destinos de 2020.
E Aí, Dá pra Fazer Um Review do SXSW?
Sim e não.
Não porque um review do SXSW sempre será um olhar enviesado. Quer ir lá e assistir SÓ palestras de Inteligência Artificial? É possível. Seu negócio é Realidade Virtual, Realidade Aumentada ou Misturada? Dezenas de palestras foram dedicadas ao assunto em 2017. Até a Cannabis foi tema de 13 painéis neste ano (fora os meet-ups, mentor sessions, stands do Trade Show…).
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Por outro lado, há reviews que valem a pena ler. Normalmente os de especialistas em uma área, comentando o tema que dominam e como ele foi apresentado ao longo dos painéis. Ou produzidos em reports, gerados a partir da inteligência coletiva (recomendo os da JWT Intelligence, como esse do ano passado).
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Por aqui, no Projeto Pulso, caímos também nesta 2ª categoria. Desta vez, nos focamos nas sessions que discutiam o futuro do entretenimento, dos festivais e de como as marcas estão atuando nesta indústria.
O Futuro dos Festivais no SXSW 2017
1 – Brand Wars: Blurring Lines Between Sponsors & Events
Clubes e times são intermediários entre atletas e patrocinadores. Como seria o futuro dos esportes se todas as marcas seguissem o exemplo da Red Bull, que criou sua própria escuderia de Fórmula 1 e times de futebol?
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2 – Installation Art – Evolving The Festival Experience
Em uma indústria globalizada, cada vez menos os festivais conseguem se diferenciar pelo lineup. Seriam os artistas e suas instalações os futuros headliners dos festivais?
3 – Why Immersive Technologies Are The Future of Music
Realidade virtual, aumentada e misturada indicam uma nova revolução na forma como consumimos música. E uma startup Argentina está à frente deste mercado…
4 – Electronic Music in The Festival World
Como expandir a experiência de um festival de música eletrônica para além do seu país de origem? Matthijs Theben, fundador do Dekmantel, contou sua experiência no Brasil. (Leia aqui: Dekmantel Abre Novo Capítulo na História dos Festivais)
5 – The Definite Profile of The Festival Superfan
A média de idade do super-fã de festivais, aqueles que consomem estes eventos durante todo o ano e gastam 3 x mais que a média, é de 32 anos nos EUA. Você conhece seus super fãs? Deveria.
6 – How do We Stop Drug Deaths at Music Festivals?
Uma série de iniciativas fora e dentro dos festivais em torno da redução de danos para a sustentabilidade da indústria. Dica: suas redes sociais são essenciais nesta força-tarefa.
7 – Families at Music Festivals
Tema super quente: as pessoas que amam música e constroem famílias, não continuam deixando de amar a música. Pelo contrário, querem compartilhá-la com seus filhos. Como pensar em áreas para famílias em festivais? Como ativa-las com marcas? (Leia aqui: Crianças e Festivais: Uma História de Amor em Plena Expansão)
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8 – What Young Women Want From Music Festivals
Essa palestra foi meio enganação, mas valeu por ter sido a 1ª que vi com um “participante normal” na mesa. Chamaram uma super fã de festivais para falar sobre seus interesses e experiências.
9 – From Monterey Pop To Coachella: Conversation with Lou Adler and Paul Tollet
Uma das mais concorridas palestras, um bate papo cheio de curiosidades e conversas de bastidores entre os fundadores do primeiro grande festival dos EUA e o CEO do maior festival da atualidade.
10 – Rethinking the Future of Music Festivals
Mais uma palestra que entregou menos que o título, mas valeu por escutar: “desde que o wi-fi esteja funcionando, não me importa um patrocinador oferecer o serviço”. Uma das tendências em destaque são os festivais super segmentados (como o Desert Trip, que já falamos aqui).
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Se você quiser saber mais sobre o que rolou no SXSW, envie um email para franklin@somosmana.com.br. Terei o maior prazer em montar uma apresentação para seu time, equipe ou cliente 🙂