Em 2016, 1.377 painéis (sessions) foram apresentados no SXSW Interactive. Sente o drama:
– 1.377 painéis divididos por 5 dias = 275 por dia.
– 275 painéis vezes 30 minutos de duração (média) = 137,5 horas por dia.
Considerando as 9 horas de programação por dia, são pelo menos 15 painéis acontecendo ao mesmo tempo!
Não adianta: TEM QUE IR no SXSW pra entender. É por isso que o 1º ano de quem vai lá acaba se resumindo em como se achar no meio das centenas de opções. Não à toa, muitos voltam, mais de uma vez. É o meu caso: este foi meu 5º SXSW.
Se você não foi ainda, recomendo planejar-se para ir. Mas antes dá uma lida no Guia de Sobrevivência que postamos por aqui há algumas semanas. Acredite: quebra um senhor galho!
Antes de continuar a leitura, um convite: já pensou em viajar para o SXSW com a gente? ØCLB journey é nosso programa de viagens em grupo para os mais desejados festivais do mundo! Clique aqui para conhecer os destinos de 2020.
E Aí, Dá pra Fazer Um Review do SXSW?
Sim e não.
Não porque um review do SXSW sempre será um olhar enviesado. Quer ir lá e assistir SÓ palestras de Inteligência Artificial? É possível. Seu negócio é Realidade Virtual, Realidade Aumentada ou Misturada? Dezenas de palestras foram dedicadas ao assunto em 2017. Até a Cannabis foi tema de 13 painéis neste ano (fora os meet-ups, mentor sessions, stands do Trade Show…).
Por outro lado, há reviews que valem a pena ler. Normalmente os de especialistas em uma área, comentando o tema que dominam e como ele foi apresentado ao longo dos painéis. Ou produzidos em reports, gerados a partir da inteligência coletiva (recomendo os da JWT Intelligence, como esse do ano passado).
Por aqui, no Projeto Pulso, caímos também nesta 2ª categoria. Desta vez, nos focamos nas sessions que discutiam o futuro do entretenimento, dos festivais e de como as marcas estão atuando nesta indústria.
O Futuro dos Festivais no SXSW 2017
1 – Brand Wars: Blurring Lines Between Sponsors & Events
Clubes e times são intermediários entre atletas e patrocinadores. Como seria o futuro dos esportes se todas as marcas seguissem o exemplo da Red Bull, que criou sua própria escuderia de Fórmula 1 e times de futebol?
2 – Installation Art – Evolving The Festival Experience
Em uma indústria globalizada, cada vez menos os festivais conseguem se diferenciar pelo lineup. Seriam os artistas e suas instalações os futuros headliners dos festivais?
3 – Why Immersive Technologies Are The Future of Music
Realidade virtual, aumentada e misturada indicam uma nova revolução na forma como consumimos música. E uma startup Argentina está à frente deste mercado…
4 – Electronic Music in The Festival World
Como expandir a experiência de um festival de música eletrônica para além do seu país de origem? Matthijs Theben, fundador do Dekmantel, contou sua experiência no Brasil. (Leia aqui: Dekmantel Abre Novo Capítulo na História dos Festivais)
5 – The Definite Profile of The Festival Superfan
A média de idade do super-fã de festivais, aqueles que consomem estes eventos durante todo o ano e gastam 3 x mais que a média, é de 32 anos nos EUA. Você conhece seus super fãs? Deveria.
6 – How do We Stop Drug Deaths at Music Festivals?
Uma série de iniciativas fora e dentro dos festivais em torno da redução de danos para a sustentabilidade da indústria. Dica: suas redes sociais são essenciais nesta força-tarefa.
7 – Families at Music Festivals
Tema super quente: as pessoas que amam música e constroem famílias, não continuam deixando de amar a música. Pelo contrário, querem compartilhá-la com seus filhos. Como pensar em áreas para famílias em festivais? Como ativa-las com marcas? (Leia aqui: Crianças e Festivais: Uma História de Amor em Plena Expansão)
8 – What Young Women Want From Music Festivals
Essa palestra foi meio enganação, mas valeu por ter sido a 1ª que vi com um “participante normal” na mesa. Chamaram uma super fã de festivais para falar sobre seus interesses e experiências.
9 – From Monterey Pop To Coachella: Conversation with Lou Adler and Paul Tollet
Uma das mais concorridas palestras, um bate papo cheio de curiosidades e conversas de bastidores entre os fundadores do primeiro grande festival dos EUA e o CEO do maior festival da atualidade.
10 – Rethinking the Future of Music Festivals
Mais uma palestra que entregou menos que o título, mas valeu por escutar: “desde que o wi-fi esteja funcionando, não me importa um patrocinador oferecer o serviço”. Uma das tendências em destaque são os festivais super segmentados (como o Desert Trip, que já falamos aqui).
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Se você quiser saber mais sobre o que rolou no SXSW, envie um email para franklin@somosmana.com.br. Terei o maior prazer em montar uma apresentação para seu time, equipe ou cliente 🙂