Há um ano, publicamos no Pulso uma pesquisa realizada pela Eventbrite, plataforma de planejamento, promoção e venda de ingressos, sobre os hábitos de frequentadores de festivais e rede sociais (leia aqui: Festivais e Redes Sociais: Quem Fala Sobre o Quê?)
E eis que, na semana passada, a Eventbrite nos surpreendede novo com outra pesquisa.
Em um estudo conduzido com 2.500 pessoas no Reino Unido e Irlanda sobre hábitos relacionados a frequência em baladas e festivais, a empresa revelou que 60% dos seus pesquisados descobrem seus eventos através das redes sociais.
As redes sociais estão no topo de todos os outros meios de divulgação quando o assunto é marketing para eventos. Um terço dos entrevistados (32%) disseram que descobrem baladas e festivais através de amigos e páginas que seguem nas redes, enquanto um outro grupo bem próximo (28%) afirma descobrir eventos através de anúncios pagos, promovidos por páginas.
Surpreendentemente, as newsletters (mailing lists) vem em seguida como principal fonte de influência. 25% das pessoas descobrem seus eventos através da caixa de emails – sendo 13% através do email enviado pela propria produção, 9% da ticketeira e 3% de outras listas.
Sobre newsletters, vale reforçar que o opt-in (cadastro voluntário) em sites de festivais e clubs significa que se a pessoa preencheu os dados, é porque de alguma forma ela realmente está procurando uma relação mais próxima com a produção.
A dica que fica para os donos de casas e produtores de festivais é óbvia, mas quase sempre esquecida: menos é mais. Menor quantidade de newsletters (para não virar spam) e maior relevância no assunto e conteúdo escolhidos.
Apesar da mídia impressa estar atrás das redes sociais e newsletters, 23% das pessoas ainda descobrem eventos por jornais e revistas, enquanto 15% os descobrem via flyers e posters (sdds, flyers!).

É importante registrar que hábitos de consumo e descoberta de eventos aqui no Brasil e no Reino Unido apresentam algumas diferenças culturais e demográficas que saltam os olhos.
Entre os Londrinos, 19% afirma que vai a 2 ou mais eventos (pagos) por semana e, quando perguntados porque vão nestes eventos, 71% diz que é para “passar tempo com os amigos”.
Vale ressaltar também que a população de Londres que mais sai à noite encontra-se na faixa dos 30 e 44 anos de idade, com 2 em cada 3 pessoas deste grupo saindo pelo menos uma vez por semana.

Por aqui no Brasil, não temos ainda um estudo como este. Mas já, já vamos liberar os dados da nossa Pesquisa realizada no fim do ano… Fiquem ligados!
Ps: não esqueçam de curtir nossa fanpage e mencionar a #projetopulso em seus próximos festivais 😉