24 de março de 2019/POR Franklin Costa

Se um festival é capaz de sintetizar o espírito de um tempo, que podemos dizer dos lineups dos maiores festivais de música de 2019?

Nos EUA, enquanto muitos aguardam ansiosamente as comemorações da edição especial de 50 anos do Woodstock, CoachellaLollapalooza (Chicago) voltam suas atenções para a geração Z. Na Europa, o tradicionalíssimo Glastonbury está de volta. Mas é o Primavera Sound quem está dando o que falar.

5 lineups dos maiores festivais de música internacionais de 2019

Woodstock 50 anos

O lineup do Woodstock 50 anos é um museu de grandes novidades. A edição especial do festival segue a linha top of the pop (Miley Cirus, Imagine Dragons, Halsey), ora dialogando com o hip-hop mainstream (Jay Z, Chance The Rapper, Vince Staples), ora com o rock’n roll (The Killers, The Raconteurs, The Black Keys). Lendas do rock Robert Plant e Santana (que se apresentou na edição de 1969) também compõem o lineup.

Woodstock 2019 lineup

No geral, faltou personalidade. E criatividade. Especialmente num momento em que o mundo anda tão carente dos valores que deram origem ao festival mais famoso da Terra, esta seria uma ótima oportunidade para um lineup com uma mensagem forte e mobilizadora.  

Coachella

Depois do furacão Beyoncé em 2018… difícil surpreender neste ano.

Mas o Coachella não decepciona no quesito música. Pelo menos não para a geração Spotify. Tem Childish Gambino, ator, cantor, compositor, dançarino e estrela do melhor clipe de 2018 (se você não assistiu ainda This is America, volte para a Terra, por favor). Tem Ariana Grande, única artista depois dos Beatles a ter 3 primeiras paradas de sucesso na Billboard ao mesmo tempo. E Tame Impala, que mais fala com os late millennials, mas que é garantia de satisfação para qualquer fã de rock.

Coachella 2019 lineup

Como sempre, as letras miúdas do cartaz são as que mais interessam. Neste ano, o Coachella fez o lineup mais “eletrônico” de todos. Um reflexo da popularização do techno e a club music (não confundir com EDM). Chama atenção artistas cabeçudíssimos da música eletrônica experimental como Aphex Twin e Gesaffelstein dividirem a 1ª linha do cartaz com projetos mais comerciais como Rüfüs do Sol, Diplo e Bassnectar.

Um belo line pra quem tem menos de 30 ano (ou quer dar uma bombada no Insta).

Lollapalooza

O maior festival de Chicago mandou 2 recados importantes com seu último anúncio de lineup:

1ª, reforçou seu compromisso com a iniciativa Keychange, que busca equilibrar os gêneros de artistas nos lineups de festivais em 50×50% até 2020 (neste ano, 44% de mulheres compõem o line-up do Lolla).

2º, o Lolla mostra que sua preocupação é com as gerações mais novas, montando uma programação artística focada no público que nasceu entre o final dos anos 80 e início dos 90 (aka Geração Z).

Lollapalooza 2019 lineup

Estão lá os mesmos headliners do Coachella: Tame Impala, Ariana Grande e Childish Gambino. Mas também fazem parte dos destaques do festival o produtor australiano Flume, o duo pop de EDM Chainsmokers e o também duo pop Twenty One Pilots (indicados como melhor banda do Kid’s Choice Award 2019), a estrela pop do reggaeton J Balvin e o “old school” The Strokes (pois é…o tempo passa rápido!).

Nas linhas de baixo, um monte de nome que se você tem mais de 25 anos, vai ser difícil entender… eu avisei.

Glastonbury

O mais tradicional festival europeu (até o Brexit começar a valer?) retorna depois de um ano de hiato. Seu lineup é uma versão inglesa do americano Woodstock 50 anos. Nenhuma grande novidade, a não ser a predominância de artistas ingleses (que também não é uma novidade). E muitos clássicos do passado. Chama atenção o The Cure ali, que avisou que vai lançar um álbum novo em breve. Também a Janet Jackson, na 1ª linha, ao lado da diva dance pop Kylie (a Minogue).

Glastonbury 2019 lineup

O lineup do Glastonbury reflete o percentual de público com mais de 30 anos que predominantemente frequenta os festivais ingleses. Apesar de não apresentar muitas novidades, é uma programação artística de respeito: onde mais você veria The Chemical Brothers, Wu-Tang Clan, Mrs Lauryn Hill, Liam Gallagher e Kamasi Washington juntos no mesmo festival?

Quem é rei não perde a majestade. Glastonbury é talvez o festival mais autêntico e fiel aos valores da geração Paz & Amor ainda em atividade. Esperemos uma grande festa.

Primavera Sound Barcelona

Que rufem os tambores para o melhor lineup de 2019!

Primavera Sound 2019 lineup

Se tem um festival que ousou em resumir o espírito do tempo neste ano, é ele: o Primavera Sound. Com a campanha The New Normal, o PS19 foi o primeiro festival de grande porte a não só falar, mas também a montar uma programação equilibrada entre gêneros, dando destaque às mulheres como headliners do line.

Cardi B, Rosalía, Erykah Badu, FKA Twigs e Robin figuram ao lado de Tame Impala (ele de novo), James Blake, Danny Brown, Future e Interpol. Como o Coachella, o Primavera  também pesou a mão na música eletrônica neste ano: vai ter live do Apparat, os sets ensolarados da Yaegi e Peggy Gou, o show com banda e tudo do Yves Tumor (um dos melhores álbuns de 2018), até o momento Stranger-Things-meets-From-Hell com a volta do projeto britânico de 80’s EBM Nitzer Ebb.

E, claro… Todas aquelas bandas indies e artistas que se apresentarão nos próximos Coachella, Lollapalooza e festivais por aqui também.

Viaje com a gente para o Primavera Sound deste ano! Ainda dá tempo…