16 de fevereiro de 2020/POR Franklin Costa

O Guia SXSW 2020 é uma curadoria de keynotes e palestrantes imperdíveis da próxima edição do festival. Um farol para quem busca uma luz na programação do maior evento de inovação do mundo. 

Antes, alguns comentários: 

1º) esse guia será atualizado até a data do evento, à medida que o festival for anunciando novos keynotes e featured sessions.

2º) esse conteúdo é uma parte do programa de mentoria personalizada ØCLB Journey SXSW 2020. Caso você queira receber mais conteúdos e atualizações (grátis), envie um email para journey@oclb.com.br (assunto: “mentoria SXSW”).

3º) a curadoria desse guia foi baseada em nossa experiência no SXSW. Já estivemos em sete edições do SXSW, como participantes e guias. Já demos palestras sobre o SXSW para diversas empresas no Brasil, além de termos escrito vários outros posts sobre esse festival aqui.

4º) Mais importante: embora os keynotes e palestrantes indicados nesse guia façam parte de algumas das sessions mais concorridas do SXSW, nós SUPER incentivamos que você vá além dessa lista! Use esse guia como um ponto de partida, explore a programação e faça as pazes com o seu JOMO (Joy Of Missing Out – “Alegria de Não Fazer Tudo”). 

GUIA SXSW 2020: KEYNOTES

Os keynote speakers são os principais destaques do SXSW, os “headliners do festival”. Se o SXSW fosse apenas um festival de música, seriam os nomes da primeira e segunda linhas do cartaz. 

Eles se apresentam em palestras que duram 1 hora, duas vezes por dia: uma no bloco da manhã e outra no bloco da tarde. 

Obs: keynotes marcados com um asterisco ainda não foram divulgados com um título oficial pelo festival.

The Next Level: How Video Games Help You Succeed! with Reggie Fils-Aimé (Convergence keynote)

Reggie Fils-Aimé

Por que vale a pena conferir: Reggie Fils-Aimé foi o primeiro keynote speaker apresentado pelo SXSW e é uma das figuras mais importantes da indústria dos games. Ele já foi presidente e COO da Nintendo (sabe o Super Mario?). O tema de sua palestra serão os jogos que você deve escolher para ajudá-lo a desenvolver habilidades em sua carreira. Literalmente um “work hard, play harder” para todos os níveis.

Whitney Wolfe Herd & Jon Korngold in conversation with Gayle King (Interactive keynote)

Whitney Wolfe

Por que vale a pena conferir: Whitney Wolfe Herd é fundadora e CEO do Bumble, uma nova geração de apps de relacionamentos em que as mulheres têm mais controle e segurança que os demais apps dessa indústria. Também foi co-fundadora do Tinder. Além disso, foi eleita pela Forbes e Business Insider como uma das empreendedoras mais importantes com menos de 30 anos, foi capa das revistas Wired, Fast Company e ainda fez parte da lista Time 100 de pessoas mais influentes da tech-industry. Go, girl!  

Gabo Arora * (Convergence keynote)

Gabo Arora

Por que vale a pena conferir: esse ex-diplomata das Nações Unidas, professor e premiado artista imersivo renomado mundialmente é uma das principais autoridades de hoje em dia para entender o futuro da realidade virtual e aumentada. Seu currículo é muito grande para caber neste post. Se você é um tech-creative, apenas vá. 

Laurene Powell Jobs * (Convergence keynote)

Laurene Powell Jobs

Por que vale a pena conferir: Se você não acredita em anjos, conheça Laurene Powell Jobs e reveja seus conceitos. Sua vida é dedicada a tornar o mundo melhor. Através da filantropia e investimentos em projetos de impacto, Laurene se envolve diretamente em diversas áreas críticas da sociedade, como políticas imigratórias, preservação do meio ambiente, o futuro da educação, combate às armas, redução da desigualdade de renda e oportunidades para pessoas de cor. Digam “Amém” para Laurene. 

Kim Gordon in conversation with Rachel Kushner (Music keynote)  

Kim Gordon

Por que vale a pena conferir: Kim Gordon é a baixista, letrista, guitarrista e cantora da banda punk-indie-cult Sonic Youth. Ícone da cena alternativa, lançou o álbum mais comercial de sua carreira em 2019 e será headliner de diversos festivais de música em 2020. Rachel Kushner é autora e acabou de lançar The Mars Room, que ela descreve como “uma novela convencional”. Entre música e literatura, essas duas musas vão apresentar perspectivas sobre vida, carreira e arte, com uma bem-vinda lente feminista. 

Roger Waters In Conversation With Michael Moore (Music keynote)

Roger Waters, Photo by Kevin Winter/Getty Images

Por que vale a pena conferir: Para entender de vez as suas letras e porque o Pink Floyd é uma das mais politizadas bandas do século XX. Mr. Waters deve ter um pensamento ou outro bem interessante para dividir com a gente sobre como anda o mundo hoje em dia. Pessoalmente, estou bastante curioso para assistir essa palestra. Será que ele vai comentar algo sobre sua última turnê no Brasil? Torço para que sim.

Atualização: Roger Waters será entrevistado pelo premiado documentarista norte-americano Michael Moore, de Tiros em Columbine, S.O.S. Saúde, Fahrenheit 9/11 e o mais recente Micheal Moore na Trumpland. Agora sim, esse painel vai pegar fogo!

Diplo * (Music keynote)

Diplo

Por que vale a pena conferir: Diplo é um Midas do século XXI. Vencedor do Grammy e produtor preferido de celebridades da música pop como Madonna, Beyoncé, Justin Bieber, Anitta e Pabllo Vittar, é um dos mais inteligentes artistas-executivos da atualidade. Direto dos palcos para o SXSW, um headliner que merece também o título de Keynote speaker dessa edição.

Erin Lee Carr on How to Make a Must-see Documentary (Film keynote)

Erin Lee Carr

Por que vale a pena conferir: Diretora, produtora e roteirista, também é uma das “30 Under 30” da lista das personalidades mais influentes da mídia segundo a Forbes. Uma das diretoras da nova geração da HBO, esse keynote é o primeiro anunciado do SXSW Film e é altamente recomendado para quem quer trabalhar na indústria audiovisual. 

Janelle Monáe (Convergence keynote)

Janelle Monae

Por que vale a pena conferir: Uma das maiores ARTISTAS da atualidade, assim mesmo, com CAIXA ALTA (se você ainda não conhece, taí uma ótima chance). Indicada 8 vezes ao Grammy, cantora, compositora, produtora, dançarina, ativista e ícone fashion, Janelle lançou um dos mais aclamados alguns de 2019 e, em abril, lançará seu próximo longa-metragem (Antebellum), além da segunda temporada de Homecoming (Amazon).

Cat Packer in Conversation with Kelly Perez (Convergence keynote)

Cat Packer (Hans Gutknecht, Los Angeles Daily News/SCNG)

Por que vale a pena conferir: A diretora executiva do departamento de regulamentação da Cannabis para a Cidade de Los Angeles discutirá como a uma das indústrias de mais rápido crescimento nos EUA deve se mobilizar para incluir negros e comunidades de cor em seu desenvolvimento. Claramente, as sociedades mais prejudicadas em um século de repressão, a pergunta aqui é: “seria possível reparar danos do passado com políticas do presente”? Segundo Cat: #YesWeCann 

St. Vincent a/k/a Annie Clark & Carrie Brownstein (Convergence keynote)

St. Vincent

Por que vale a pena conferir: St. Vincent (também conhecida como Annie Clark) é uma das novas artistas musas da música indie e do art-pop. Ela conversará com a diretora, autora e atriz Carrie Brownstein sobre um novo projeto que ambas estão trabalhando em colaboração chamado Nowhere In. 

Trent Reznor, Atticus Ross & Damon Lindelof (Convergence keynote)

Trent Reznor and Atticus Ross. Photo by Michael Buckner/Deadline/Shutterstock (9629764eg)

Por que vale a pena conferir: Mais um keynote com a cara do SXSW. Os compositores e artistas por trás da banda de sucesso mundial Nine Inch Nails – que fará parte do Rock and Roll Hall of Fame a partir desse ano – reunem-se ao roteirista e produtor executivo da série Watchmen (HBO), para discutirem a colaboração de ambos neste projeto. 

Lulu wang (Film Keynote)

Lulu Wang

Por que vale a pena conferir: O filme coreano Parasita foi o grande vencedor do último Oscar, mas o longa chinês A Despedida, de Lulu Wang, é outra obra-prima do cinema asiático que destacou-se como uma das melhores produções de 2019. Lulu também está trabalhando numa nova série com a Amazon chamada “Os Expatriados”. Vale o confere. 

Soo-Man Lee in conversation with Michelle Jubelirer (Music Keynote)

Soo-Man Lee, um dos fundadores da indústria do K-Pop

Por que vale a pena conferir: Um dos executivos mais influentes por trás da indústria do K-Pop será entrevistado pela COO da Capitol Music Group, braço de representação de artistas do grupo Universal Music.   

GUIA SXSW 2020: 15 PALESTRAS IMPERDÍVEIS

Oh My God Wow GIF by America's Got Talent - Find & Share on GIPHY
Se prepara!

Abaixo segue uma lista, não necessariamente na nossa ordem de preferência, de palestrantes que raramente decepcionam, seja pelo formato da palestra e/ou pela entrega de conteúdo. São “profissionais do palco”. Alguns, atores de verdade. Outros, figurinhas carimbadas do SXSW. 

Obs: Entre parênteses, ao lado de cada título, a sua “track” correspondente.

SXSW Opening Session: Maybe You Should Talk To Someone (Connection & Culture)

Há dois anos o SXSW convidou a psicóloga especialista em relacionamentos Esther Perel para abrir o festival. Foi um divisor de águas e a palestra mais comentada daquele ano. Esther provocou a audiência com a seguinte questão: “estamos aqui para discutir o futuro da tecnologia, da comida, da moda, do varejo… mas parece que ninguém quer discutir o futuro das relações. Isso é uma grande irresponsabilidade”. Desde então, virou tradição o SXSW abrir com uma palestra para nos lembrar que as discussões ali começam pelo que nos torna humanos. Lori Gottlieb, como Esther, é uma psicóloga e autora de um livro bestseller do New York Times. Vulnerabilidade, empatia e comunicação são as tags dessa session.  

Para quem: fãs da Brené Brown e pessoas que acreditam que a salvação da humanidade não está na tecnologia.

Amy Webb Launches 2020 Emerging Tech Trend Report (Tech Industry & Enterprise)

Ir para o SXSW e não assistir à palestra da Amy Webb é o mesmo que ir em Roma e não passar pelo Coliseu. Uma das palestras mais concorridas do festival, a pesquisadora de tendências lança anualmente durante o festival o seu Emerging Tech Trends Report, uma fonte valiosa de conteúdos e insights que serão comentadas em palestras do tipo “o que aprendi no SXSW” até o próximo ano. Veja sua última palestra no SXSW aqui.

Para quem: amantes de tendências e futuristas de plantão.    

Image result for amy webb
Amy Webb

Guy Laliberté: The Importance of Play (Connection & Culture)

O fundador do Cirque du Soleil deve ter “só um pouquinho” de experiência para compartilhar sobre a importância da criatividade, da arte e do entretenimento. E o mais importante: como rir de si mesmo e não se levar tão a sério.

Para quem: tem brilho nos olhos.

Directing: A Masterclass with M. Night Shyamalan (Making Film & Episodic)

O roteirista, produtor e diretor de cinema dos filmes O Sexto Sentido e a trilogia Unbreakable é um dos nomes favoritos de Hollywood para blockbusters sobre super heróis e personagens sobrenaturais. E essa é uma masterclass com o cara.

Para quem: fãs da sétima arte, storytelling e de um bom filme pipocão.

Cheech Marin in conversation with Robert Rodriguez (Connection & Culture)

Essa palestra tem tudo pra ser divertidíssima… ou uma grande decepção. O comediante cult mais chapado do universo (Cheech Marin) e o diretor de cinema que colaborou diversas vezes com Tarantino (Robert Rodriguez), ambos Mexicanos, vão trocar uma ideia sobre o toque latino na produção audiovisual. 

Para quem: todos da turma dos veteranos da sala 420.

Featured Session: Jim Belushi (Cannabusiness)

Você conhece Jim Belushi. Mas provavelmente você vai lembrar dele por uma sequência de clássicos da sessão da tarde da década de 80: K-9 (Um Policial Bom Pra Cachorro), Inferno Vermelho, Trocando as Bolas, A Pequena Loja dos Horrores… Apesar de ainda atuar como ator, Jim agora ocupa-se de uma vida pacata em Oregon, cuidando de sua fazenda de Cannabis.  

Para quem: ainda acha que a indústria da cannabis nos EUA é uma piada.

Image result for jim belushi
Jim Belushi

The Age of Surveillance Capitalism (Tech Industry & Enterprise)

The Age of Surveillance Capitalism é o nome do livro da autora Shoshana Zuboff, também professora da Harvard Business School. Ela vai dividir o palco com o músico e ativista T Bone Burnett. T Bone foi um dos mais comentados Keynote speakers do SXSW 2019. Seus discursos são intelectualizados e altamente inflamados. Essa é mais uma daquelas sessions que todos estarão de olhos e ouvidos bem abertos.  

Para quem: se sente ameaçado ou inseguro com os rumos que as grandes empresas de tecnologia estão tomando com os seus dados.   

Bruce Sterling’s State of the World MMXX (Fantastic Future)

Bruce Sterling é praticamente um dos sócios do SXSW. Todos os anos ele está lá e suas palestras podem ser um pé no saco, mas tem um porquê dele ser convidado anualmente pelo festival: é uma palestra cheia de críticas e observações inteligentes sobre o espírito do tempo de cada edição. 

Para quem: tem um inglês afiado, gosta de política e [um pouco] de teorias da conspiração. 

30 years of IMDb, with Founder & CEO Col Needham (Film & TV Industry)

Uma palestra que promete emocionar. O CEO e fundador do IMDB, principal portal do mundo da indústria do cinema (e da TV também), com mais de 200 milhões de acessos mensais. Col Needham é conhecido como “O mais poderoso britânico em Hollywood” pelo The Guardian e ele vai compartilhar sua história de amor e sucesso com e via a sétima arte.  

Para quem: empreendedores que adoram uma história de sucesso na interseção entre a paixão e os negócios

2020 CX Report (Design)

John Maeda é outro dos que batem cartão no SXSW todos os anos e sempre com sala cheia. Ele é um Jedi do design. Mais que isso, o cara é o Obi-wan dos tech-designers. Geek? 100%. Suas palestras costumam ser bem densas, com slides cheios de conceitos teóricos e abstratos (prepare uma boa dose de café antes). Coisa de quem está lá na frente, construindo o futuro que a gente ainda vai ver (talvez em Marte?).

Para quem: designers em nível médio e avançado – e todo mundo que vai lá pra dizer que viu, mas vai sair sem ter entendido metade do que ouviu.  

Image result for john maeda
John Maeda


10 Non-Obvious Megatrends Changing Our Culture (Fantastic Future)

Rohit é um dos analistas de tendências mais showman e carismáticos que você vai ver no SXSW. Suas palestras misturam um quê de comédia stand-up com tendências não-óbvias, típicas de uma edição especial performada ao vivo pela revista Superinteressante. Nesta session, o cativante Rohit vai apresentar as 10 mega-tendências que fazem parte de sua publicação anual. Espere sorteios e assinaturas de livros ao final. 

Para quem: coleciona tendências e palestras criativas.

Disinformation in the 2020 Presidential Elections (Tech Industry & Enterprise)

Uma das palestras que prometem dar o que falar, Camille François, Chief Innovation Officer da Graphika, organização que promoveu uma vasta pesquisa nas redes sociais para compreender como trolls russos vêm utilizando táticas coordenadas de desinformação para influenciar e desestabilizar campanhas políticas, apresentará o estado da desinformação nas eleições políticas de 2020. Uma necessária aula de marketing político em tempos de crise.

Para quem: assistiu o documentário Privacidade Hackeada e ficou preocupado/a.

Into the Future with Jack Dorsey and Dan Primack (Tech Industry & Enterprise)

Um dos executivos mais influentes do mundo contemporâneo, Jack Dorsey, investidor, co-fundador e chefe executivo do Twitter, vai relevar os planos futuros da rede social, seus interesses pessoais em criptomoedas e como tornar a internet mais acessível. Uma session com cara de keynote que certamente vale tentar chegar bem antes e levar um lanchinho pra fila.

Para quem: quer twittar primeiro os tweet-statements planejados que o co-fundador do twitter reservou pro dia.

Facebook co-founder Chris Hughes with Josh Constine (Tech Industry & Enterprise)

Outra palestra com um co-fundador peso-pesado. Desta vez, Chris Hughes, ex-sócio de Mark Zuckerberg na origem e desenvolvimento do Facebook. Espere conferir uma roupa suja lavada ao vivo sobre as práticas éticas questionáveis de quem assistiu (e influenciou) um império nascer. Chris vai também comentar o estado da política regulatória mundial e qual a sua opinião sobre o papel das big tech companies. 

Para quem: se interessa pelo cruzamento entre política, informações e negócios. 

Image result for josh constine
Josh Constine

Jonathan Van Ness in conversation with Brené Brown (Connection & Culture)

Quem viu a última temporada de Queer Eye deve ter percebido duas mudanças. Primeiro, um foco maior no aspecto psicológico de cada convidado. Segundo, o fabuloso Jonathan Van Ness, que roubou a cena do início ao fim. Nessa session, a palestrante mais querida do TED Talks, a pesquisadora e escritora Dr. Brené Brown, vai conversar com J Van Ness sobre seu tema favorito: vulnerabilidade. 

**

(Bônus) 10 dicas para “hackear” o SXSW

Red Sox Baseball GIF by NBC Sports Boston - Find & Share on GIPHY
Anota aí!

Se você chegou até aqui, parabéns! Toma um conteúdo bônus, daqueles que eu adoraria saber antes de ir para o SXSW pela primeira vez:

  1. Dê preferência para palestras com um ou dois convidados. Os conteúdos tendem a ser melhores desenvolvidos com menos gente no palco.
  2. Participe dos workshops somente se fizer 110% de sentido com seus interesses. Eles tomam muito tempo e o custo de oportunidade é alto.
  3. Divida a sua pesquisa por blocos de interesses, um pela manhã e outro pela tarde. 
  4. Centralize sua escolha de palestras no mesmo lugar (evite deslocar-se entre diferentes prédios)
  5. Tenha um plano A, B e C. Caso não consiga entrar numa sala, procure outras no mesmo prédio (plano B ou C). 
  6. Leve um lanche, barrinhas de energia e castanhas. Deixe pra comer bem no final do dia (e coma bem, não vale tacos, pizza e hambúrguers).
  7. Leve carregador de celular, use tênis confortável e tenha uma capa de chuva ou casaquinho por perto (o tempo de Austin faz jus ao seu slogan: weird)
  8. Baixe e teste o Otter.ai, aplicativo de transcrição de áudio (somente em inglês), que vem sendo usado em todos os eventos de inovação do mundo.
  9. Depois de 3 dias, seu cérebro vai pedir folga. Fuja das palestras. Visite as casas, ativações de marcas, pegue um filme no Alamo (experiência única, viu?) e procure trocar ideia com alguém sobre suas impressões
  10. Aceite: você VAI perder aquela palestra que TODO MUNDO está falando. Você vai ver muita coisa mediana, algumas bem abaixo das suas expectativas. Desencane, nem toda session será um gol de placa. E nem o SXSW é uma competição. 

Espero que você faça bom proveito das dicas! 

E tem mais vindo por aí! Envie um email para journey@oclb.com.br (assunto: mentoria SXSW) e receba por email mais conteúdos e atualizações gratuitamente.

Vamos ter o maior prazer de compartilhar com você nossas dicas sobre o SXSW. Nos vemos em Austin!

Keep it weird, Austin 😉