Estudo mostra que a maioria dos fãs de música acha que marcas podem melhorar a experiência de shows e festivais


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Um nova pesquisa conduzida pela Live Nation mostrou que os eventos de música ao vivo continuam sendo um dos melhores lugares para as marcas se conectarem com o público. De acordo com o estudo feito com 22.500 pessoas entre 13 e 49 anos em 11 países, cerca de 90% dos fãs de música acreditam que as marcas têm o poder de melhorar a experiência de um show ou festival.

Outros dados também ajudam a dar uma visão sobre o relacionamento do público com marcas em eventos de música: aproximadamente 78% dos participantes da pesquisa disseram sentir que os eventos ao vivo são experiências altamente emocionais (mais do que ouvir música em casa, participar de eventos esportivos ou jogar videogames). E quando as pessoas estão sentindo essas emoções, elas são 67% mais receptivas a novas ideias.

63% dos entrevistados disseram que são mais propensos a se conectar com marcas em eventos, 66% são mais propensos a fazer compras, e 68% disseram se sentir mais conectados às compras que fazem em eventos assim.

Vale ressaltar que a Live Nation realizou uma outra experiência neste ano, durante um show da cantora St. Vincent, e que comprova a relação entre a felicidade e as emoções durante apresentações ao vivo.

Com esses estudos combinados, a empresa mostra que as marcas têm uma grande oportunidade de aproveitar a intensidade emocional gerada por shows e festivais, e se engajar com o público aproveitando “o poder da música ao vivo”.

Foto: Divulgação

Como as marcas podem aproveitar shows e festivais para se conectar com o público

Ainda de acordo com a Live Nation, as marcas precisam ser relevantes dentro daquele nicho, pois os fãs podem enxergar o “oportunismo” quando uma marca tenta se engajar com um público que não é o dela. Em segundo lugar, as marcas precisam “ser a mudança” e fornecer um algo que os fãs possam defender como uma causa ou movimento, e que seja importante tanto para a marca quanto para o participante do show.

As marcas também precisam tornar a experiência mutuamente benéfica. Obviamente, as empresas querem se envolver com os fãs e convencê-los a comprar produtos naquele dia ou no futuro, mas também deve haver algo para os fãs além disso, em ações que procuram, por exemplo, solucionar problemas comuns aos festivais, como a distribuição de água ou o oferecimento de carregadores de telefone gratuitos.

Itaú o Rock in Rio 2017 – Divulgação

Por fim, as marcas precisam criar uma experiência que seja digna de ser compartilhada nas mídias sociais, já que o público que frequente esses eventos é altamente adepto das redes sociais como forma de “review” do que encontram pelo evento.

Para a Live Nation, essas dicas devem ser utilizadas por qualquer marca, até mesmo as já estabelecidas no mercado, mantendo sempre o investimento na cultura acima de sua exploração.

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