8 de julho de 2019/POR Camila Florêncio

Quem trabalha com cultura no Brasil sabe: o incentivo de iniciativas públicas e privadas é fundamental para desenvolver novos projetos. E os editais são uma verdadeira mão na roda na hora de conseguir patrocínio para a realização de alguma ideia. E se você tem alguma no papel, é hora de ir atrás e viabilizar a realização desse projeto. Estão abertas, até o dia 19 de julho, as inscrições para o Edital Natura Musical. 

A plataforma tem o objetivo de fomentar a cena musical brasileira. Para isso, vai oferecer 5,4 milhões de reais em patrocínios de projetos musicais e culturais. O valor será destinado aos projetos no ano que vem. Confira o regulamento e faça a inscrição do seu projeto.

De acordo com Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, o Edital Natura Musical tem o objetivo de apoiar iniciativas que se mostrem porta-vozes do cenário cultural brasileiro. Ainda segundo Fernanda, eles buscam projetos que “representem a diversidade e o vigor da produção atual da música brasileira”. Acha que tem o que é necessário? Veja então os tipos de projetos que podem participar dessa edição, que tem novidades. 

Projetos que podem participar do Edital Natura Musical

Coala Festival - Edital Natura Musical
Coala Festival – Ativação Faces Natura. Foto: Ale Frata

O Natura Musical já contribuiu com o lançamento de trabalhos e produção de shows de artistas que, hoje, são referência no cenário nacional. E nessa edição, além das propostas já tradicionais de produções audiovisuais, podem ser inscritos também projetos de pesquisa e mapeamento da cena cultural brasileira.

Os projetos, então, podem ter formatos diversos, como  álbum, EP, vinil, shows, turnês, clipes, além de pesquisas, séries de vídeos ou podcasts, documentários, mostras, residências artísticas, intercâmbios, oficinas e conferências. A avaliação dos projetos inscritos no Edital Natural Musical será feita por um grupo de curadores formado por empresários do mercado musical, produtores, artistas e jornalistas. Os critérios de avaliação estão descritos no edital.

Fomento a cenas e o patrocínio a festivais

Festival Radioca - Edital Natura Musical
Festival Radioca

Depois de ler as categorias, você deve estar se perguntando: mas, e o patrocínio a festivais de música? Foi exatamente essa pergunta que fizemos à Natura Musical, que nos contou que, desde 2017, passou a incluir os festivais regionais em sua estratégia de atuação. Depois da realização do Festival Natura Musical por 5 anos, a plataforma passou a realizar parcerias com festivais que já são realizados no Brasil. 

A plataforma diz que investe hoje em festivais que geram impacto na cena musical brasileira. Dois exemplos desses festivais são o Bananada, em Goiânia e o Coquetel Molotov, em Recife. A Natura Musical nos disse ainda que, para 2020, avaliam novas oportunidades de patrocínio. Mas, os resultados obtidos em 2019 serão fundamentais nessas possíveis mudanças.

Mas, se o seu projeto que está no papel é um festival de pequeno porte, você ainda tem chance de participar do Edital Natura Musical. A categoria “fomentos a cenas” tem o objetivo de patrocinar projetos de mapeamento, desenvolvimento e registro de cenas musicais, formação de plateias, ações de formação e/ou intercâmbio de profissionais do mercado da música local ou nacional. E isto inclui  mostras, residências, realização de workshops, oficinas, conferências, além de intercâmbios entre grupos musicais ou grupos artísticos que se relacionem com o universo da música. Vale a pena tentar, não é mesmo?

Valores de investimento

O edital vai investir um total de 5,4 milhões de reais. O investimento é uma combinação de recursos próprios da Natura e recursos incentivados. Serão contemplados projetos de todo o território brasileiro por meio da Lei de Incentivo à Cultura (nacional) com 1,6 milhão de reais. Regionalmente, na Bahia, com a Faz Cultura, com o total de 1 milhão; em Minas Gerais, com Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com 1 milhão; no Pará, com Semear, com 1 milhão; e no Rio Grande do Sul, com a LIC, o total de 800 mil reais. 

Podem participar do Edital Natura Musical projetos que também recebem recursos complementares – como permutas, apoios e colaborações – de outras empresas e instituições. Outras condições relacionadas com as leis de incentivo nacional e de cada estado podem ser conferidas no regulamento.

Artistas revelados pelo Natura Musical

Letrux

Você, com certeza, conhece alguns dos nomes que, em algum momento, inscreveram seus projetos no Edital Natura Musical. A plataforma está há 14 anos em busca de novos talentos no mercado cultural nacional. Segundo Fernanda Paiva, “os projetos patrocinados têm nas mãos o potencial para fortalecer o legado da música brasileira”. E é possível perceber isso pelos nomes que já foram lançados pela iniciativa.

Ao todo, 418 projetos de 20 Estados brasileiros receberam R$143 milhões em patrocínios. Entre os projetos estão CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Anualmente, a plataforma lança, em média, 20 discos. Alguns nomes como  Liniker e os Caramelows, Tássia Reis, francisco, el hombre, Luiza Lian, Tuyo, Larissa Luz e Johnny Hooker já tiveram projetos patrocinados pela marca. Será que o seu nome vai estar nessa lista na divulgação do próximo edital?

As inscrições devem ser feitas até o dia 19, às 17h, no site da Natura Musical. Se tiver dúvidas, você pode entrar em contato com a Natura Musical pelo telefone (11) 5056-9816 ou email editalnaturamusical@natura.net. O atendimento será realizado das 10h às 17h, durante o período de inscrições. Boa sorte!

________________

Leia também: Outros editais para eventos culturais de 2019