8 de janeiro de 2019/POR Soraia Alves

Uma das formas de tirar um projeto do papel e transformá-lo em realidade é através dos editais, que ajudam a viabilizar ideias que precisam de patrocínio para serem realizadas. Por isso, uma lista com os editais 2019 ajuda bastante os produtores de eventos culturais a encontrar oportunidades que podem ser ideais para os seus projetos.

Para ajudar no monitoramento dos editais 2019, o Pulso preparou uma lista com os principais editais que valem a atenção e a inscrição. Confira!

Ps: tem interesse em conhecer um festival com a gente e ainda  participar de uma viagem que mistura conteúdo, diversão e experiências de conexão com a cidade, a comunidade local, gastronomia e um festival? Conheça os próximos destinos do OCLB travel: Web Summit 2019, SXSW 2020, Sónar 2020 e Primavera Sound 2020.

Editais 2019 para produtores de eventos culturais

Selecionamos os melhores editais 2019 para eventos culturais, muitos já tradicionais e de confiança. Vale lembrar que nem todos os editais estão abertos ou com datas já definidas, por isso, a ideia é que essa lista sirva de guia para os produtores ficarem de olho ao longo do ano.

*Atualizaremos a lista sempre com novidades.

Banrisul

O Banrisul abre anualmente espaço para o cadastro de projetos que precisam de patrocínio. O cronograma para as inscrições desse ano deve sair por meados de abril.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas.

Link do edital aqui.

BNDES

O BNDES patrocina projetos de esporte e a cultura. O patrocínio cultural tem como foco eventos nos segmentos de Música e Literatura, como festivais, feiras e espetáculos.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas.

Link do edital aqui.

Brasken

A Brasken apoia projetos nas seguintes áreas: Cultura, Social, Esporte, Técnico e Inovação. Todas as iniciativas são orientadas pela Diretriz Empresarial de Patrocínios e Doações da Brasken, que abrange as decisões de investimento que utilizam verba direta e verba incentivada no Brasil.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Caixa Cultural

Os projetos da Caixa Cultural também são bem tradicionais e seguros. A instituição projetos culturais nas áreas de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, grafite, desenho, objeto, instalação, vídeoinstalação, intervenção e novas tecnologias), teatro, dança, música, mostra de cinema, palestras, encontros, cursos, oficinas e lançamento de livros, para composição da pauta das unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Link do edital aqui.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Os projetos selecionados pelo CCBB podem percorrer uma ou mais das quatro unidades do CCBB, localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

  • O edital de projetos 2019/2020 já foi finalizado. Fique de olho em novas datas.

Cielo

Projetos culturais e esportivos que colocam em movimento a economia dos lugares onde passam.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Eurofarma

Por meio de leis de incentivo, como Lei Rouanet, PROAC – Programa de Ação Cultural, PIE – Programa de Incentivo ao Esporte e Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a Eurofarma seleciona e apoia projetos voltados à cultura e ao esporte, além de patrocinar com recursos próprios outras ações, como uma equipe da Stock Car.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Projetos nas áreas de Artes visuais; Artesanato e artigos manuais; Audiovisual; Circo; Dança; Fotografia; Literatura, Livro e Leitura; Música; Patrimônio Cultural material e imaterial; Povos, comunidades tradicionais e culturas populares; Cultura alimentar e  Teatro.

  • Recebendo projetos.
  • Inscrições até o dia 15 de janeiro.

Link do edital aqui.

Grandene

A Grandene também é uma empresa que patrocina diferentes projetos, incluindo os culturais. Vale tentar a sorte!

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Grupo Energisa

O grupo patrocina, por meio das Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Federal, projetos de “notório mérito cultural e exclusivamente realizados em comunidades inseridas nas áreas de atuação da empresa”. Estes projetos têm necessariamente como característica a promoção da cultura e desenvolvimento econômico social dessas comunidades.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas.

Link do edital aqui.

Instituto CCR

O edital do Instituto CCR tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da cultura no país, apoiando, principalmente, projetos regionais.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Ipiranga

A Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. investe em projetos através de recursos próprios ou leis de incentivo fiscal, e são priorizados projetos e ações sociais focados no incentivo à educação de qualidade e com  papel de transformação social; projetos culturais e de incentivo ao esporte; projetos ambientais, focados na educação e conscientização para a conservação do meio ambiente, e, por fim, projetos desenvolvidos no entorno de suas nossas unidades, que impactam positivamente o relacionamento com a comunidade local.

Link do edital aqui.

Itaú Cultural

O Rumo Itaú Cultural já tem mais de 20 anos de história e possibilitou ações artísticas e culturais que alcançaram mais de 5,1 milhões de pessoas, selecionou artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas, reinventando-se a cada edição.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas.

Link do edital aqui.

Klabin

Através da Política de Doações e Patrocínios, a Klabin segue premissas éticas direcionadas pela visão de sustentabilidade e pela plataforma de investimento social privado da companhia, em quatro linhas de atuação: desenvolvimento local, educação, cidadania por meio da cultura e esporte e educação ambiental.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Mapfre

A Mapfre investe no desenvolvimento sociocultural da sociedade com o apoio a iniciativas capazes de contribuir para a promoção da educação e igualdade social e para o fortalecimento do conceito de cidadania.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Natura

O Natural Musical costuma abrir anualmente seu edital voltado apara a seleção de diversos projetos culturais, incluindo uma categoria especial para festivais.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas. Geralmente acontece no meio do ano.

Link do edital aqui.

O Boticário

O Grupo Boticário, por meio do Instituto Grupo Boticário, investe em projetos incentivados de cunhos social, cultural e esportivo, que promovam a transformação da sociedade, sempre em busca de um mundo melhor e íntegro para todos.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas.

Link do edital aqui.

Oi Futuro

A Oi Futuro tem vários editais ao longo do ano, todos muito interessantes para os produtores culturais. É possível acompanhar a agenda da organização através de seu site, além da possibilidade de apostar em projetos de caráter mais inovador.

Link do edital aqui.

Odebrechet

A Odebrechet tem tradição de patrocinar eventos culturais dos mais variados. Vale conferir sempr eo site atrás de novos editais.

Link do edital aqui.

Petrobrás

O Programa Petrobras Cultural fomenta as artes e a cultura, apoiando projetos brasileiros com valor cultural destacado, inovadores e que sejam realizados com apuro técnico, excelência e tenham atuação abrangente. As linhas prioritárias de atuação são: Música; Audiovisual e Artes Cênicas.

  • O edital de projetos 2019 já foi finalizado. Fique de olho em novas datas.

Porto Seguro

O incentivo cultural da Porto Seguro engloba espetáculos realizados no Teatro Porto Seguro, localizado em São Paulo, e peças em todo o território nacional. São aproximadamente 550 atrações patrocinadas por ano, entre dramas, comédias, musicais, infantis. Todos os gêneros aplaudidos por homens e mulheres, crianças e idosos.

Link do edital aqui.

Raízen

A Raízen recebe projetos culturais e sociais o ano todo. Depois de uma avaliação, a resposta (positiva ou não) é enviada.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

SESC

O SESC também sempre abre editais de patrocínio voltados para cultura em suas diferentes unidades, inclusive em estados fora de São Paulo. Vale ficar de olho nos sites de cada unidade. Atualmente, há inscrições abertas para o SESC Paraná.

Link do edital aqui.

SESI

O Conselho Nacional do SESI apoia financeiramente ações que estejam alinhadas com as finalidades regulamentares do SESI. Para habilitar-se à concessão do recurso, o interessado deverá apresentar Plano de Trabalho ou Proposta de Patrocínio, acompanhado da documentação jurídico-fiscal exigida.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

SulAmérica Seguros

A SulAmérica oferece incetivos à cultura e ao esporte através de patrocínios que seguem as leis de incentivo do país, assim como as diretrizes da empresa.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas.

Link do edital aqui.

Sulgás

Há 10 anos a Sulgás busca aliar o bem estar social a um melhor desempenho nos negócios, ajudando financeiramente projetos através de patrocínios diretos e incentivados no Rio Grande do Sul.

Link do edital aqui.

Tim

A Tim busca patrocinar projetos que potencializam a vida das pessoas. Todos os patrocínios devem ter foco em música, cultura regional ou futebol, e que se identifiquem com a marca.

Link do edital aqui.

Unimed

A Unimed patrocina eventos em todo o Brasil, sendo iniciativas em diversas áreas, como modalidades esportivas, eventos proprietários, centros de treinamento, programas que misturam cultura com responsabilidade
socioambiental.

  • As datas para 2019 ainda serão liberadas.

Link do edital aqui.

Volvo

Os patrocínios fazem parte da estratégia de comunicação e responsabilidade socioambiental da Volvo. A empresa acredita que por meio deles é possível compartilhar valor e reforçar sua contribuição social para gerar prosperidade na sociedade.

  • Recebendo projetos.
  • Data livre (sem período de início ou fim das inscrições definidos).

Link do edital aqui.

Lembramos também que todas as secretarias de cultura das cidades e estados (prefeituras e governos) têm o costume de lançar editais de cultura frequentemente. Assim, sempre confira os editais da sua cidade e estado.