Decifrando o lineup do Sónar 2020


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Compartilhe esse artigo

Saiu o lineup do Sónar 2020! Menos de 24 depois do Primavera Sound ter anunciado seu lineup, foi a vez do Sónar tirar o nosso fôlego.

Um lineup que nunca decepciona a gente sente orgulho

Mais de 100 atrações foram anunciadas pelo festival. Entre os headliners, o novo show do Chemical Brothers, DJs e heróis das pistas, rappers em ascensão, artistas emergentes de cenas periféricas e ainda o retorno do impecável sound system 360º DESPACIO (o melhor “clubinho” que já passou pela história do Sónar).

O Sónar Barcelona, por definição, é um festival de arte e música avançada. Apesar de voltado aos amantes da música eletrônica, a missão desse festival é apontar tendências, explorar novas frequências e revelar as atrações que serão headliners nos principais festivais do mundo nos próximos anos (em 2018, por exemplo, a ícone do pop mundial Rosalía fez o seu debut nesse festival).

Isso é o Sónar Festival Barcelona

Justamente por ser tão inovador, o lineup do Sónar é difícil de decifrar. É o tipo de festival que faz questão de montar uma programação com mais apostas que nomes conhecidos. Por experiência própria, afirmo também que o Sónar mais acerta que erra. Esse é um dos nossos festivais favoritos, e que provavelmente já estivemos presentes em mais edições.

Por isso, se você pretende viajar para esse festival nesse ano, relaxa: a gente te dá uma mãozinha para decifrar o lineup do Sónar 2020. Ah, você sabe que estamos organizando um grupo de viagem para lá nesse ano, né? Saiba mais aqui.

Decifrando o lineup do Sónar 2020

Sem nos estendermos em muitas explicações, podemos dividir a curadoria do festival em alguns grupos. Escolha o(s) seu(s):

Heróis das pistas 

Existem DJs. E existem os DJs preferidos dos DJs. O Sónar é um festival que tem um olho no futuro, mas nunca esquece de reverenciar os verdadeiros heróis das pistas. 

Para a edição de 2020, nomes como Carl Cox, Richie Hawtin, Laurent Garnier, Charlotte de Witte, The Black Madonna, Âme, Avalon Anderson, KiNK, Jayda G, ANNA (sim, a nossa ANNA!) e Lost Souls of Saturn, o estreante projeto de Seth Troxler, atestam a garantia de entrega que qualquer clubber espera em um dancefloor.

ANNA, nosso orgulho brasileiro, se apresenta pela 1ª vez no Sónar

Como se não bastasse, três grandes headliners já começam a dar uma tremedeira nos pés… o novo live dos Chemical Brothers (que lançaram um dos melhores álbuns de 2019), a high-tech experiência imersiva do produtor sueco Eric Prydz e as duas noites de seis horas de set cada da pista DESPACIO, assinada por James Murphy (LCD Soundsystem) e os irmãos belgas 2mandydjs.

Os 2manydjs assinam a discotecagem do DESPACIO com James Murphy (LCD Soundsystem)

Separe o seu tênis mais confortável.

Avant-garde electronica

Para quem não se contenta em colocar gêneros em caixas – techno, house, electro etc – o Sónar nunca decepciona. 

Entre os destaques dessa categoria estão Arca, produtor venezuelano que tem em currículo trabalhos ao lado de artistas como Björk, Kanye West e FKA Twigs.

O performático e conceituado produtor venezuelano Arca

Outras apresentações esperadas desta edição são o retorno do projeto Telefon Tel Aviv (que lançou um belíssimo álbum em 2019) e da dupla de grave peso-pesadíssima TNGHT (Hudson Mohawke e Lunice). Estou particularmente curioso para conferir a apresentação do duo Giant Swan, com seu techno-punk-tenebroso (não recomendável para corações frágeis).

A perturbação noise-techno Giant Swan

Nesse grupo também encontram-se artistas que exploram o futuro das projeções audio-visuais. Max Cooper vai apresentar seu mais recente projeto, entitulado “Yearning For The Infinite” no maior palco do Sónar Noite. O delicado e minimalista Koreless também promete uma apresentação cósmica e belíssima.

Experiência imersiva high-tech de Ryochi Kurokawa

E o prestigiado artista e compositor japonês Ryochi Kurokawa anunciou uma performance que utilizará projeções em lasers 3D para provocar reflexões sobre a destruição da natureza pelo homem.

Rap, trap e global beats

Das ruas para as pistas, o Sónar cada vez mais abre espaço para os sons globais e urbanos. Os rappers britânicos Dave (revelação de 2019 e ganhador do prêmio Mercury) e AJ Tracey, a carismática e feminista MC Princess Nokia e a rapper da resistência Brazuca Badsita são alguns dos destaques desse grupo.

A rapper brazuca Badsista marca presença no Sónar

Também fazem parte dessa categoria os uruguaios Lechuga Zafiro, o reggeaton dominicano Kelman Duran e os artistas africanos Nihiloxica (Uganda), Lous and The Yakuza (Congo), além da palestina DJ Sama’.

Lous and the Yakuza e a nova frequência afrofuturista

Pode esperar uma fina seleção da nova ordem mundial sonora. É o som periférico, do gueto para o mundo.

Nu disco, house & música solar

Música ensolarada, para sorrir e dançar com um copinho na mão, óculos escuros coloridos e uma camisa estampada bem leve e solta. O mago escandinavo dono das mais belas melodias das pistas Lindstrom retorna ao Sónar nessa edição.

Coisa mais bonita é esse Lindstrom, viu?

A dupla italiana Nu Guinea, o canadense Project Pablo, o francês Folamour, a diva da disco music Jayda G e o prestigiado holandês Job Jobse também prometem uma coleção de sons curativos para o corpo, mente e espírito.

E ainda tem Channel Tres, com seu fino e elegante blend de R&B e house.

Hiphop, R&B e House no beat e vocal aveludado do Channel Tres

Mais uma uma taça, por favor?

Arte, tecnologia e experiências imersiva 

Paralelo à tudo isso, ainda rola durante o dia o Sónar+D, conferência de negócios, criatividade e tecnologia do Sónar. Por lá você encontra experiências imersivas high-tech, experimentos e inovações que apontam o futuro da indústria musical, palestras, workshops e uma grande feira de expositores com diversos lançamentos e protótipos de produtos e serviços. 

Além da música, ainda tem a arte e tecnologia do Sónar+D

Cada vez mais o Sónar+D vem ganhando força dentro do Sónar e a idéia é que essa spin-off daqui a pouco vire um festival próprio.

Curtiu?

VAMOS VIAJAR JUNTXS PARA O SÓNAR BARCELONA 2020?

Em 2018, levamos um grupo de fãs de festivais para dividir com a gente os 3 dias e 2 noites de Sónar. Olha aí um pouco do que rolou nessa trip:

Nosso grupo do OCLB journey Sónar Barcelona 2018

Em 2020, faremos um bis da nossa viagem para o Sónar Barcelona.

Se você quiser participar, acesse o nosso site para saber mais ou nos envie uma mensagem por email para journey@oclb.com.br com o assunto ‘QUERO IR PARA O SÓNAR COM VOCÊS!”

Esperamos você na pista!

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados