Que rufem os tambores! Vem chegando o Lollapalooza 2019. E você? Já sabe quais são as novidades desta edição?
Que nós somos fãs do Lollapalooza, você sabe. Este foi o primeiro festival em que coordenamos uma pesquisa de campo, ou seja, o marco zero do Projeto Pulso. Também foi o festival que fizemos um dos reviews mais bombados deste site.
Deixando o crachá de lado, o Lollapalooza é um dos festivais em atividade no Brasil que mais admiramos mesmo. Por que?
Primeiro, é um festival contemporâneo. Surpreende trazendo artistas (e gêneros musicais) pouco vistos em outros festivais no Brasil – além de valorizar, a cada ano, a produção nacional independente.
O Lollapalooza Brasil também foi o 1º grande festival a apostar num lineup de comidas – com o Chef Stage – e montar uma curadoria de food trucks (sdds Los Mendozitos).
Para fechar, parte pelo seu lineup, parte pelo local e cidade onde acontece e parte pela classificação etária (a partir 15 anos rola ir sozinho), o Lollapalooza é um festival com atitude jovem, que se manifesta em códigos culturais como a moda, estilos e looks de seus fãs.
Na semana que o festival acontece, pesquisamos as novidades do Lollapalooza 2019. Vem com a gente!
Antes de continuar a leitura, uma perguntinha: topa viajar com a gente para uma cidade e um festival dos sonhos? Conheça os próximos destinos OCLB travel: Web Summit (Lisboa), SXSW (Austin), Sónar (Barcelona) e Primavera Sound (Barcelona).
As novidades do Lollapalooza 2019
Sustentabilidade em destaque no Planeta Lolla
Um espaço onde as ações de sustentabilidade vão ter destaque no festival. Este é o Planeta Lolla. Marcas como o Green Peace, WWF-Brasil, National Geographic, Ampara Animal e Cabelegria marcarão presença no Lollapalooza 2019.
Além disso, pelo 2º ano, o Lolla busca o certificado da Neutralize Carbono, preocupação que em breve esperamos ser uma regra para qualquer festival no Brasil e no mundo. Obrigado pelo exemplo, produção. 🙂
Bradesco oferece água de graça
Será que o Bradesco leu nosso e-book A 3ª Onda – Guia Pulso Para Ativação de Marcas em Festivais (baixe aqui sua versão grátis)? Lá apresentamos as 3 ondas de ativações de marcas em festivais no Brasil. A 3ª e mais recente é o modelo colaborativo, em que patrocinadores passam a criar ações orientadas por uma lógica de prestação de serviços.
Não importa se leram o e-book… O que importa é que o Bradesco mandou bem (e o público reconhece).
A volta da telecoms nos festivais
Sim, já houve uma fase de ouro nos festivais do Brasil graças às marcas de telecom. Na década passada, teve Sónar Nokia Trends, Motomix Festival, Claro que é Rock e – saudades eternas – o TIM Festival.
Vivo e Samsung estreiam no Lollapalooza deste ano. Sortearão brindes e acessos exclusivos para o Lolla Pit e Lolla Lounge. Esta última, a área vip do Lolla, também será patrocinada pela Vivo. Já a fabricante de celulares aproveitou o festival para promover seu Samsung 10.
É bacana ver esta indústria investindo em festivais.
Sai Axe, entra Adidas
Depois de muitos anos seguidos nomeando um dos palcos do festival, a AXE passou o bastão para a Adidas nomear um dos palcos mais bacanas do Lollapalooza 2019.
É a 1ª vez que vemos uma das marcas mais admiradas do mundo entrar com o pé direito na pista de um grande festival no Brasil .
Lá fora não é tão raro, a Adidas marca presença no Sónar Barcelona já há há alguns anos.
Hellmann’s comanda Burger House
Uma das áreas mais bacanas do Lolla é o Chef Stage, onde chefs de cozinha são os headliners de um palco de comidas. Neste ano, o Lollapalooza apresenta três espaços em seu lineup gastronômico, um deles assinado pela maionese Hellmann’s.
CHEF STAGE
Chef Vinicius Rojo
Chef Pedro Vita
Chef Daniela França Pinto
Chef Fabio/Mario Benedetti
Chef Willian Carvalho
Chef Pedro Bello
Chef Raphael Desperite
Chef Jorge Borato
Chef Carlos Bertolazzi
Chef Olivier Anquier
Chef Fogaça
Chefs Janaina e Jefferson Rueda
Suri Ceviche Bar
Ben&Jerry´s
Baked Potato
Yurban
Outro Cokkie
Cannolis
TRUCKS
Fogo de Rua
Brasa
Box da Fruta
Food 55
Fruta Cana
JK
Muy Amigo
My oh My Millk
Só Coxinhas
Cone Mio
Consulado da Massa
Yakifry
Merenda de Rua
Viva Espeto
Gorilla
O Churrero
Salve Burguer
Creperize
BURGER HOUSE BY HELLMANN’S
Holy Burger
Stunt Burger
Smart Burger
Luz, Camera, Burger
Original Co
Dock Burger
Doritos lança novo sabor
Cool Ranch é o 3º sabor mais vendido no mundo da marca de salgadinhos. O lançamento desta edição no Brasil vai acontecer no Lollapalooza. Para este ano, Doritos montou um hostel para seus fãs, com direito a um criativo vídeo promocional em homenagem ao público mais bold do festival: a galera da grade.
Os Tribalistas e uma importante lição de auto-estima
Por fim, não menos importante, o Lollapalooza foi o 1º grande festival no Brasil a colocar entre seus headliners uma atração nacional.
Gostos musicais à parte (de quem criticou), é perfeitamente normal para festivais ingleses, americanos, espanhóis, holandeses, australianos etc darem destaque principal a artistas nascidos no mesmo país de origem destes eventos. O próprio Lollapalooza é uma auto-homenagem, já que nasceu como turnê de despedida da banda de seu fundador, Perry Farrel.
Sem dúvida, esta é a GRANDE novidade desta edição do festival. Um gesto ousado, porém necessário, de valorização ao que é feito no Brasil, um país tão rico em criatividade artística e tão carente em auto-estima.
Parabéns, Lolla. Nos vemos na pista!