Review: Os Highlights da Edição Belga do Tomorrowland 2016 - Pulso

Review: Os Highlights da Edição Belga do Tomorrowland 2016

People of Tomorrow…

Nesse último final de semana aconteceu a 12ª edição do Tomorrowland 2016 mais uma vez no vilarejo de Boom, na Bélgica. O tema deste ano foi “The Elixir Of Life” (assista ao trailer abaixo), que representava sua magia através de uma mulher em busca de elementos para mostrar o passado, o presente e o futuro.

A principal impressão desse ano foi a diversidade e nacionalidades do público cada vez maiores dentro do evento.

A grandiosidade do Tomorrowland junto dos efeitos especiais, dos fogos, da decoração exuberante e detalhada que lembra em alguns momentos os imponentes parques da Disney, o cuidado com a produção de cada detalhe e toda a pirotecnia do Main Stage constrastavam com bandeiras de diversos países espalhadas na multidão.

Um público bem diversificado entre jovens, adultos, idosos, casais, grupos de amigos e pessoas que encararam o festival sozinhas mesmo (leia: Pulso Insights – Festival Tem Idade?).

tml2

Esse ano foram 16 stages no total, além das diversas ativações de marcas que acontecem lá dentro, mini pistas e da Rave Cave, uma espécie de túnel escuro com um DJ tocando dentro.

“Estive nas duas edições do Tomorrowland Brasil e essa é a minha primeira vez no da Bélgica. Aqui, o que me chamou mais a atenção foi o festival e a experiência dele em si, muito mais do que os sets dos DJs apenas“, contou Vinícius Araujo, nosso colaborador que foi ao evento. “Fiquei impressionado em ver pessoas de diversas faixas etárias, de 18 a 60 anos ou mais e percebi ali que o Tomorrowland é cada vez mais um evento composto por pessoas de todo o mundo, não tendo o foco principal apenas no público jovem, como percebi no do Brasil. O festival na Bélgica tem o dobro da quantidade de pessoas da edição brasileira e você não encontra sujeira em nenhum lugar por lá, além da decoração e do acabamento chamar atenção pelo cuidado em seus mínimos detalhes”, analisou.

the_rave_cave

Como dizem por aí, você não precisa ser um cinegrafista para captar algo sensacional e a interatividade ao vivo é atualmente uma das grandes febres mundiais na internet.

Dentro do festival não podia ser diferente: nunca havíamos visto tantas transmissões ao vivo sendo feitas ao mesmo tempo. Utilizando essa recente ferramenta, observamos tendas e DJs transmitindo seus sets em tempo real pelo Facebook Live, pelo Periscope e através do Snapchat. Selos como a Spinnin’ Records, um dos principais do mundo, postaram snaps de seus DJs e grande parte desses registros já podem ser escutados no canal oficial do Youtube, exibido ao vivo pelo streaming durante os 3 dias. Observamos também que as qualidades da imagem e da própria transmissão melhoraram muito do ano passado pra cá, provando que o streaming está desempenhando um papel cada vez mais importante nos dias de hoje.

Clique aqui para ouvir/assistir os sets.

tml chainsmokers

Na música, um dos grandes destaques foi o aguardado back2back entre Eric Prydz e deadmau5. O brasileiro Ftampa foi o único DJ brasileiro até então a tocar no Main Stage do festival e abriu o set com seu remix para a nova faixa do grupo de música pop MAGIC!, além de seu hit “Strike It Up”, que ganhou 6 novos remixes essa semana. Steve Angello e Alesso foram mais uma vez ovacionados por seus sets melódicos e com muita energia, porém tocaram muitas músicas repetidas de gigs em outros festivais.

Já durante o show de Tiesto, ele convidou os produtores Mike Williams, Alan Walker e a cantora Vassy para subirem ao palco no momento que tocou respectivamente suas faixas em parceria com eles. Foram elas: a nova “I Want You” (que ainda será lançada), “Faded” (canção na qual assinou dois remixes) e “Secrets” (cantada por Vassy ao vivo).

Créditos: Vinícius Cunha

Convidar artistas no palco tem sido algo frequente nos festivais de música eletrônica. A prática é uma maneira de homenagear quem participou e colaborou com a música perante o público, aumentando o buzz em torno dela na mídiagerando mais likes para as redes sociais dos envolvidos e crescendo a quantidade de views + plays em plataformas digitais como Youtube, Soundcloud, Spotify, Shazam e Apple Music.

As músicas mais tocadas:

How Deep Is Your Love – Calvin Harris + Disciples

Adventure In A Lifetime – Coldplay

Too Much Information – Dele Sosimi Afrobeat Orchestra

Panda – Desiigner

Ocean Drive – Duke Dumont

No Money – Galantis

Faded – Alan Walker

Hello – Adele

Ipanema – Bolier

Don’t Let Me Down – The Chainsmokers

 

Texto escrito em conjunto com Vinicius Araújo aka VA Designer, designer, já foi DJ e também responsável por criar a identidade visual dos principais DJs do país.

 

Posts Relacionados