Durante todos os finais de semana do mês de maio e o primeiro final de semana de junho, BH – ou melhor a região do condomínio Alphaville em Nova Lima – recebeu o mega-evento Na Praia BH.
Criado pela R2 Produções de Brasília, em 2015, a ideia do evento, é construir um complexo com tudo que uma praia tem direito e fomentar o lazer, a gastronomia, o entretenimento e o esporte.
Foram mais ou menos 9 meses de produção até a data de inauguração do Na Praia BH no dia 05/05.
Uma cerimônia só para convidados foi realizada na sexta-feira antes da abertura do complexo para o público geral. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a empreitada que os sócios das produtoras mineiras It’s Shooow Time, Prime e Trio estavam proporcionando.
Para as pessoas realmente se sentirem como se estivessem em uma praia, tudo foi pensado e executado nos mínimos detalhes.
Com o piso todo de areia (48 toneladas, cerca de 48 caminhões de areia foram necessários para cobrir todo o chão do evento), vila gastronômica com comida saudável, sanduíche, buffet variado, espetinho, pipoca, tapioca, milho cozido, sorveteria e até um restaurante japonês foram construídos.
Tinha até uma lojinha com todos os produtos da marca Na Praia para quem queria levar uma lembrança do lugar para casa!
As marcas Corona, Absolut e Vivo foram as patrocinadoras do evento.
Um espaço chill out cheio de redes assinado pelo Sucos do Bem foi construído próximo ao espaço kids, assinado pela Cultura Inglesa.
A quadra esportiva tinha uma rede personalizada com a marca da Red Bull. Foi nessa quadra que foram realizadas as partidas e torneios de vôlei, beach tênis e futvôlei.
Para aproveitar a lagoa, o evento também disponibilizou uma parceria com a empresa SUP BH para a prática de esportes náuticos (wake surf, SUP e passeio de barco).
O complexo abriu durante 2 turnos aos sábados, das 9h30 às 12h para atividades físicas com academias de BH que entraram como parceiros e atraiam o público para suar a camisa logo cedo no complexo. A partir das 15h o complexo era reaberto para as festas com shows de grandes artistas nacionais.
Aos domingos, aquele tradicional dia de praia com a família e os amigos começava a partir das 10h.
As cadeiras de praia eram espalhadas pelo complexo, a criançada animada com seus pertences praianos e shows com bandas locais faziam a alegria da galera até as 21h.
A maior reclamação do público foi quanto ao volume baixo do som durante os shows em determinado momento das festas aos sábados.
Mas, como o evento era realizado em uma região residencial, tinham algumas regras quanto ao volume do som para que não houvesse nenhum problema com a Associação De Moradores do condomínio.
Sem sombra de dúvidas a estrutura dos banheiros, realmente foi algo que surpreendeu a todos. Containers com banheiro completo, que até secador tinha para as mulheres utilizarem!
O sistema de compra de ingresso e consumo no evento foi uma grande novidade para as pessoas que frequentaram o Na Praia algum dia. Para comprar o ingresso você precisava baixar o app Te Vejo Na Praia, cadastrar seu CPF e uma senha e então adquirir o ingresso.
Era tudo feito on line, caso você não tivesse o aplicativo, um amigo podia adquirir o ingresso para você e ao chegar na porta do evento você apenas digitava o seu CPF na catraca e pronto, tudo lindo para entrar!
A NUGO, empresa responsável pelo sistema de cashless do evento utilizou cartões de recarga onde você podia acumular o valor do cartão e utilizar durante os outros dias, facilitando a vida da pessoas.
No final você podia devolver o cartão e resgatar R$5,00, valor do cartão que você pagava ao adquiri-lo. Para você pedir reembolso do valor que ficava no cartão era só entrar no site da empresa, preencher um formulário e aguardar até 20 dias úteis que o reembolso seria realizado.
Outra novidade do evento, foi um processo seletivo para a equipe dos QTAs aka Quero Te Ajudar.
Foram selecionados 70 jovens, estudantes universitários, que já possuiam experiência com evento ou não, mas tinham aquela vontade de fazer parte do time que ia ajudar os clientes em qualquer coisa que eles precisassem.
O Na Praia BH recebeu os cantores, Saulo, Bucheca, Durval Lelys, Marcelo D2, Banda Eva, Gusttavo Lima, a dupla sertaneja Matheus e Kauan e os djs paulistas do Make U Sweat.
Com um média de 4.000 pessoas por sábado e 1.800 por dormingo, o evento realizou a sua primeira edição e mostrou a força que tem e promete retornar à BH em 2018.
Outra reclamação que a produção escutou bastante, foi quanto a escolha do mês de realização do evento.
Mas a justificativa da esolha desses meses é que tanto para a montagem que são 4 semanas, execução que são 5 e desmontagem que são mais 4 semanas a chuva não atrapalha.
No verão por exemplo isso seria impossível, já que pancadas de verão mesmo que rápidas poderiam prejudicar o evento.
Para concluir, o Na Praia possui uma política 100% sustentável, desde a reutilização da água, reciclagem de todo o lixo recolhido durante o evento, e reutilização de resíduos em outras edições.
https://youtu.be/igpcVm6Otwo
Lembrando que o evento terá a sua 3ª edição a partir do dia 30 de junho em Brasília e em setembro seguirá para Goiânia.