A Comic Con é o maior festival de cultura pop do mundo, e seus números comprovam: a CCXP 2018 recebeu 262 mil pessoas durante os quatro dias que o evento foi realizado, com uma média de gastos de R$ 300,00 entre os visitantes.
E se o evento interessa tantas pessoas, muitas marcas, estúdios e empresas encontram ali uma oportunidade de engajar esse público aos seus produtos. No total, a CCXP 2018 recebeu 103 marcas, 530 quadrinistas, 120 criadores de conteúdo/celebridades e 42 delegações de Hollywood com artistas como Jake Gyllenhaal e Sandra Bullock, além de outros nomes.
Realmente, o potencial a ser explorado é do tamanho do evento: gigante. E algumas marcas entenderam muito bem para se destacar em um evento tão grande, também é preciso pensar grande.
As ativações
É verdade que ações instagramáveis são as queridinhas do público. Com isso, por se tratar de um evento voltado ao universo de filmes e séries, a reprodução de cenários e personagens é a grande aposta das marcas na Comic Con. Empresas como Marvel garantiu a atenção dos fãs com seus uniformes de heróis, enquanto as filas da Netflix mostravam que todos queriam fotos nas réplicas do cenário de La Casa de Papel, Stranger Things e outras séries da plataforma de streaming.
Mas além das fotos que alimentam o feed, as marcas que apostaram no “algo mais” é que merecem destaque, por ativações que muitas vezes eram simples, mas extremamente eficazes. Ponto para o Grupo Globo, especialmente a Globo Play, que se destacou em meio a tantas empresas internacionais, juntando desde fotos com figurinos até uma experiência em realidade aumentada.
A Warner Bros. também caprichou, levando um espaço muito grande e cheio de opções também, desde apostar uma corrida com o Flash até recriar uma cena de Big Bang Theory em uma piscina de bolinhas.
Vale o destaque também para a Johnnie Walker, que em sua estreia na CCXP criou um espaço para o seu White Walker by Johnnie Walker – whiskey criado especialmente para a última temporada de Game of Thrones.
Queridinho do público, o espaço especial de Harry Potter também chamou muita a atenção, mesmo sendo “apenas” a recriação de um cenário com a loja oficial de produtos HP “acoplada”.
Os painéis
Os painéis são verdadeiros shows, sempre lotados, com público fiel e fãs disputando o melhor lugar para conferir seus ídolos de perto. Além do bate-papo com atores, diretores, etc, há sempre surpresas preparadas para cada painel, como cenas e trailers inéditas, aparições especiais de artistas não divulgadas anteriormente e sempre muitas piadinhas para deixar o clima o mais leve possível.
No painel da Marvel, além da simpatia de Brie Larson, estrela de Capitã Marvel, a homenagearam a Stan Lee fez a plateia ficar em pé.
Maisie Williams, a Arya de Game of Thrones (HBO), Tom Holland e Jake Gyllenhaal (de surpresa) no painel da Sony para Homem-Aranha também estão entre os momentos mais elogiados pelo público (e mais lotados também).
Ah, e claro, as sempre fofas crianças de Stranger Things não tiveram menos atenção durante o painel da Netfix para a divulgação da terceira temporada da série.
Estar na Comic Con é realmente grandioso. Tanto por tudo o que há para conferir entre as ativações, quanto pelos “conteúdos quentes” que acontecem nos painéis.
A melhor dica que podemos deixar para o ano que vem é que um dia é muito pouco para conferir tudo. Se a sua vibe não exatamente “cansar demais” e ainda assim aproveitar o evento, dois dias é o ideal. Para os corajosos, a marotona de quatro dias é realmente épica!