Retrospectiva Pulso 2015: Além da Música


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O que mais chamou a nossa atenção nos festivais deste ano para além da música. #PulsoRecap2015

Carol Soares

Crianças e pais fazendo do Lolla um programão de família, transmissões no Snapchat que mostram os festivais além dos shows, a transmissão do Lolla Chicago/Red Bull, food truck e vinhos no Lolla e o engajamento dos fãs do Tomorrowland nas redes sociais.

Food Trucks no Lollapalooza. A gente quer bebida, diversão e arte!
Food Trucks no Lollapalooza. A gente quer bebida, diversão e arte!

Daniel Tambarotti

Uma melhora considerável na qualidade de som dos eventos como um todo. Circo mandando bem há um tempo nesse quesito, assim como Lolla e Rock In Rio. Até o Vivo Rio, que é conhecido por ser um lugar com som problemático, acertou tudo no Chemical Brothers.

Ah, o Sónar Cashless (pulseira ‘carregável’ com $$$), na edição de Barcelona, bateu um bolão: deixamos de enfrentar duas filas para comprar bebida, sobrando mais tempo para curtir os shows.

Sónar Cashless, Barcelona
Sónar Cashless, Barcelona

Diego Moretto

O streaming veio para ficar e, quando feito bem, se torna uma parte super importante para o marketing do festival e para a nossa graça. Um salve!

Lollapalooza Chicago deu aula nas transmissões em streaming.
Lollapalooza Chicago deu aula nas transmissões em streaming.

Franklin Costa

O que mais me impressionou além da música neste ano foi a qualidade da transmissão dos streamings, com destaque para a exibição do Lollapalooza Chicago em parceria com a RedBull (leia mais aqui). Praticamente todos os finais de semana estava rolando a transmissão de algum festival pelo Youtube. Fico imaginando como vai ser daqui a alguns anos… No quesito experiência de marcas, a realidade virtual já é uma…realidade. E, em 2016, os Óculos Rift começarão a ser vendidos em larga escala. Cada vez mais, será possível fazer parte de qualquer festival do mundo sem sair de casa. Eu sei, nada supera a emoção de estar lá… Mas tomar uma cerva gelada, sem fila pra banheiro ou bar, no conforto de casa também tem suas vantagens, né?

Lolla timeline sexta
Multiplas opções de telas, programas especiais e ainda boletins diários.

Inacio Martinelli

Acompanhei muitos festivais pelo Snapchat, um modo divertido e dinâmico de saber o que rola nos eventos ao redor do mundo.

Sim, também foi o ano do Snapchat nos festivais.
Sim, também foi o ano do Snapchat nos festivais.

No Brasil, as marcas estão investindo cada vez mais em ações específicas para festivais de música. Apesar de ainda estarmos muito atrasados em comparação com os mercados europeu e americano, algumas ativações chamaram a atenção como o Fusion DJ Studio, no Lollapalooza.

DJ Studio da Fusion com DJ Ban no Lollapalooza
DJ Studio da Fusion com DJ Ban no Lollapalooza

Criada pela B Ferraz para o Fusion Energy Drink, marca de energéticos da Ambev, a ativação permitia que o público tivesse uma rápida aula de como criar e mixar músicas com os instrutores da DJ Ban, uma das principais escolas do segmento no país. Após isso, era possível postar a track diretamente no Facebook do participante, impactando toda a rede de contatos dos envolvidos.

Rodrigo Rodriguez

A inovação na parte de alimentação realmente me chamou atenção. De uns anos pra trás, não tinha muita opção pra comer em festivais, acho que o Tomorrowland mudou muito isso (apesar do daqui não ter tanta opção como no da Bélgica). Acho uma boa a entrada dos food trucks nesses eventos, pois dá opção tanto de comida como de preço pro público também.

Experiência Gourmet no Tomorrowland Brasil
Experiência Gourmet no Tomorrowland Brasil

Os streamings estão cada vez melhor, e acho que vão investir muito mais nisso no futuro. A presença dos festivais no Snapchat me chamou atenção tb, pois vemos que os festivais estão tentando criar uma cultura nas pessoas desse tipo de evento.

Me chamou atenção marcas de moda querendo seguir essa cultura tb, criando coleções inspiradas em festivais como Holi, Coachella, Lolla, etc. Foxton, Folic, Auslander, Dress To foram algumas marcas que fizeram isso.

Vinicius Cunha

O streaming marcando presença e sendo essencial para o público conhecer os até então pequeninos nomes nos cartazes e o Snapchat dando um show se associando a festivais e mostrando ao vivo e pela mão do público o Lado B de festivais mundo afora.

Snapchat nos festivais
Snapchat nos festivais
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Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

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