Pride 2020: confira o guia dos eventos virtuais em celebração ao Mês do Orgulho pelo mundo


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

[mautic type="form" id="1"]
Compartilhe esse artigo
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_2jg5″]

No ano em que o tema Covid-19 ocupa as nossas vidas e em que manifestações se espalham mundo afora, as paradas do Orgulho de distanciam das ruas pela primeira vez em seus 50 anos de história.

É um fato que aperta a coração da comunidade queer. Para muitos, a Pride é o único lugar em que elxs podem ser elxs mesmxs.

Foto: divulgação.

Mas o Orgulho é mais do que apenas uma celebração da cultura queer. A data também comemora os tumultos de Stonewall, onde centenas de pessoas se levantaram contra a injustiça e a brutalidade policial.

Foto: divulgação.

Em 28 de junho de 1969, um grupo de queers & queens enfrentou o preconceito e a violência perpetuados pelo Estado do Departamento de Polícia de Nova York. Eles se revoltaram por seis dias. Como resultado, as leis em torno do aprisionamento e da homossexualidade foram alteradas. Depois de décadas de violência policial, os queers finalmente conquistaram muitos dos seus objetivos.

8.000 pessoas marcharam pelas ruas da cidade de Nova York em 28 de junho de 1970 para comemorar os tumultos de Stonewall e avisar o governo dos EUA que os homossexuais não seriam mais intimidados pelo policiamento corrupto e fanático.

E embora muitas coisas tenham mudado, outras ainda permanecem iguais, enquanto nos preparamos para celebrar a Pride 50′. A polícia dos EUA, por exemplo, só piorou.

As fotografias icônicas dos anos 1950 e 1960, com policiais soltando cães em manifestantes negros pacíficos e usando mangueiras de incêndio para controle de multidões foram substituídas por centenas de vídeos mostrando milhares de policiais atacando e agredindo manifestantes pacíficos com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Foto: divulgação

Essas não são lutas diferentes. A violência contra os homossexuais negros ocorre em taxas mais altas do que outras comunidades gays e as mulheres negras trans são assassinadas em taxas mais altas do que praticamente qualquer outro grupo. #BlackLivesMatter.

É por isso que agora é mais importante do que nunca continuar celebrando o Orgulho.

Em 2020, a celebração anual pode não apresentar os desfiles glamourosos com multidões animadas pelas quais se tornou conhecida, mas ainda está aqui e ainda é incrível.

Você só precisa participar da maioria dos eventos online. O orgulho, virtual ou não, dá às pessoas queer e a nossos aliados a oportunidade de nos vermos e de nos sentirmos vistos. Precisamos disso agora mais do que nunca.

Foto: divulgação.

Por isso esperamos que todos, homos e/ou héteros, se juntem a nós na celebração e comemoração. Para muitos gays, assistir ao Orgulho nunca foi uma opção – seja por incapacidade ou doença, geografia ou por não estar de fora. Portanto, este ano representa a primeira vez que o Pride é acessível a quase todos.

Veja abaixo o guia que fizemos com os principais eventos gratuitos em celebração ao mês do Orgulho no mundo inteiro, disponíveis para que todos participem virtualmente. Happy Pride!

#ParadaSP

Com o tema Solidariedade, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a maior do mundo, realiza a sua primeira edição inteiramente virtual para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. O objetivo dessa edição é arrecadar doações para o projeto Rede Parada Pela Solidariedade, que apoia uma parcela da população LGBT em situação de vulnerabilidade.

A transmissão acontece no dia 14 de junho, domingo, via YouTube com a presença de diversas celebridades e artistas.

NYC Pride

A primeira parada do Orgulho marchou pelas ruas de Nova York, e o NYC Pride é o resultado. Este grupo realizará vários eventos, incluindo:

  • Festival Criminal Queerness 2020 (9 – 29 de junho)
  • Pride 2020 Dragfest (19 a 21 de junho)
  • The Virtual Rally (sexta-feira 26 de junho)

Confira o site do NYC Pride para obter detalhes.

Global Pride 2020

Os organizadores do EuroPride e centenas de outros eventos do Orgulho em todo o mundo reuniram uma extravagância global de 24 horas de performances emocionantes, palavras faladas e outros eventos que incluirão alguns dos maiores nomes do mundo dos negócios e líderes mundiais, incluindo chefes de estado e até realeza.

As festividades acontecem a partir de 27 de junho, clique aqui para obter detalhes.

San Diego Pride

Vários eventos online patrocinados pelo San Diego Pride estão planejados até junho. O San Diego Pride também organiza oficinas virtuais para jovens durante todo o verão. Confira a página do SD Pride aqui para mais informações.

Pride Prom

A Billboard – sim, a da música – e o The Hollywood Reporter estão organizando um Pride Prom com uma variedade de celebridades em 12 de junho. Confira este site para mais informações.

Stonewall Day

O Pride Live e a Warner Media estão hospedando o Stonewall Day online. Este evento apresenta vários palestrantes, incluindo um foco em vozes negras, e se concentra na captação de recursos para a comunidade queer. Confira o Twitter do Pride Live para mais informações.

Festival e Parada do Orgulho Digital de Dublin

A Irlanda realiza eventos Pride on-line durante todo o mês de junho. Há muitos bem bacanas, então confira a programação completa aqui.

Toronto Pride

Juntando-se a vários outros eventos no Canadá, o Toronto Pride ficou virtual o mês todo. Apresentará artistas, bingo, shows de drag e até uma festa de chá. Confira este comunicado de imprensa para obter todas as informações.

Orgulho virtual

O pessoal da Gay Travel está organizando uma celebração virtual do Orgulho no Twitter em parceria com várias organizações. As festividades começam em 28 de junho. Mais informações aqui.

> Atualizaremos esta lista ao longo do mês à medida que mais informações estiverem disponíveis.

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração
[mautic type="form" id="1"]

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados