11 de agosto de 2015/POR Franklin Costa

Deu na Fast Company, publicação referência em inovação, criatividade e gestão:

“Burning Man, um festival de 10 dias mais conhecido pelas suas festas extravagantes e por reunir bilionários do Vale do Silício, é também um roteiro de viagem para muitas familias de ‘participantes’, que planejam suas férias na Black Rock City como qualquer outro americano faria com sua família indo para a Disney World”

Sim, crianças de 5 a 14 anos viajando com seus pais em meio a carros cenográficos e companheiros de viagem com figurinos surreais, como personagens recém saídos do último Mad Max.

bm_dayset_285

Mas por que afinal levar essas crianças para o Burning Man? Exploração científica.

Os “Black Rock Scouts” – uma espécie de escoteiros (mas muito mais cool, né?) – percorrem cinco milhas ao longo dos acampamentos em meio ao deserto de Nevada em busca de “medalhas” em astronomia, compartilhamento/colaboração e expressão artística.

bm_dayset_095

Jay Bartlet, participante do Burning Man e diretor dos Black Rock Scouts, diz que a idéia do “programa” é formar novos Burners (expressão que qualifica não só quem vai ao evento, mas também quem vive os códigos culturais do festival).

É importante destacar que a cidade temporária do Burning Man sempre buscou ser uma espécie de experimento techno-utópico, sendo criado por dois pais com o desejo de ensinar seus filhos valores como aceitação radical, mente aberta e criatividade.

bm_dayset_089

“Somos pró-família”, afirma Larry Harvey, fundador do Burning Man.  

Harvey levou seu filho para a primeira edição do festival, em 1986. Ele também não cobra ingressos de crianças com menos de 12 anos porque acredita que “cultura não é autêntica a não ser que seja multigeracional”.

O autor do artigo reforça o ponto de Harvey, explicando que diversos Burners acreditam que as crianças se divertem tanto no meio do deserto que nem param pra pensar como estão aprendendo, em meio àquela zona autônoma temporária, importantes lissões de vida.

“É um dos lugares mais criativos que eles vão encontrar na vida. E nós queremos que nossos filhos sejam criativos”, explica Harvey.

O Burning Man acontece de 30 de agosto a 07 de setembro. Para mais informações, clique aqui.

bm_dayset_096

 

Ps: obrigado Rodrigo Esper (I Hate Flash) pelas fotos fantásticas!