Uma boa novidade surgiu durante o anúncio dos 33 projetos que receberão o apoio do Natura Musical em 2018. Dessa vez, a já tradicional plataforma de financiamento abriu espaço para a categoria “festivais”, e com isso, selecionou 10 eventos da cena independente nacional para receberem o seu patrocínio.
A pluralidade dos festivais escolhidos também é destaque, pois prestigiam diferentes lugares do Brasil, gêneros musicais e estilos de público.
Segundo a organização do projeto, no edital desse ano foram priorizados artistas e eventos que dialogam com temas atuais, como a igualdade de gêneros, engajamento político, entre outras causas. A intenção é que através da música e do entretenimento, a Natura ajude o público a desenvolver debates e mudanças sociais positivas.
Festivais selecionados
Os festivais selecionados pelo Natura Musical e que receberão apoio para a realização em 2018 são:
- Bananada – Goiânia/GO
- Coala – São Paulo/SP
- Contato – São Carlos/SP
- Coquetel Molotov – Recife/PE
- DoSol – Natal/RN
- Faro MPB – Rio de Janeiro/RJ
- Música de Rua – Serra Gaúcha/RS
- Radioca – Salvador/BA
- Se Rasgum – Belém/PA
- Timbre – Uberlândia/MG
O incentivo aos festivais independentes ajuda a fortalecer uma cena que, apesar de lutar para se manter ativa e relevante, sofre com a concorrência dos grandes festivais. O festival Contato, por exemplo, depois da décima edição em 2016, não aconteceu nesse ano.
Agora, com o incentivo do Natura Musical, o evento já fez questão de confirmar a realização da 11ª edição no ano que vem.
O investimento total do Natura Musical, que já existe há 13 anos, totaliza R$ 5,6 milhões captados de diferentes formas, incluindo a Lei Rouanet, leis de incentivo fiscal estaduais e recursos próprios.
Além dos 10 festivais, o projeto ainda contemplará 21 artistas que terão álbuns ou shows patrocinados: Ava Rocha, Black na Laje, Bruno B.O., Carne Doce, Catavento, Drik Barbosa, Francisco, El Hombre, Iconili, Jards Macalé, JosyAra, Julia Branco, Larissa Luz, Liniker e os Caramelows, Luedji, Manoel Cordeiro, Molho Negro, Musa Híbrida, Quartabê, The Baggios, Viola Perfumosa e Yangos.
O Natura Musical ainda dará apoio ao desenvolvimento de 2 semanas de música, a Porto Musical, em Pernambuco, e a SIM SP (Semana Internacional de Música de São Paulo), que começa já na próxima quarta-feira, 6/12.