People of Tomorrow…
Como não podia deixar de ser, a 11a edição do Tomorrowland foi fantástica mais uma vez em todos os sentidos, principalmente por trazer em toda sua grandiosidade um festival tão emocionante e completo para os fãs de música eletrônica. Cada ano o evento traz um tema e o desse ano foi “The Secret Kingdom Of Melodia”, que teve o objetivo de levar o público a um lugar onírico. O video explica a viagem, vejam:
Nós do Pulso ficamos o fim de semana todo ligados no livestream e vou falar aqui um pouco aqui dos destaques que vimos nessa edição, a começar pelas fotos incríveis da cenografia e vibe do festival:
Fonte: Facebook – Tomorrowland
O super livestream e o Snapchat!
Esse ano a transmissão online exibiu 4 canais do festival. O Main Stage, a rádio online que entrevistou diversos DJs (em uma sala toda decorada dentro do backstage), o replay com os melhores momentos e outro que alternava entre os outros palcos com sons mais alternativos. Quem não acompanhou o livestream, podia ver momentos do festival pelo Snapchat. Aliás, já virou tradição a rede social transmitir toda a zoeira que acontece nos festivais. Leia aqui nosso post sobre o Snapchat.
DJ set customizado
Ficaram lindos os CDJs e o mixer da Pioneer customizados com o perfil da decoração do Tomorrowland. Vejam mais fotos aqui.
Gourmetização no festival
Mais uma vez, o Tomorrowland trouxe a gastronomia de diversos cantos do mundo e era possível ter uma verdadeira experiência gourmet no festival. Querem ver?
O Jornal do Tomorrowland
Como é bom poder participar de um evento em que vc recebe, todos os dias, além da programação dos palcos as notícias fresquinhas de tudo que você pode curtir – e precisa saber – para além da música.
Surpresas nos palcos + live acts
Por estas ninguém esperava:
– Mr. Probz cantou seu hit “Waves” ao vivo durante o set de Armin Van Buuren
– 3 Are Legend (Dimitri Vegas, Like Mike e Steve Aoki) chamaram a dupla NERVO ao palco para tocarem juntos a música oficial do Tomorrowland 2012, “The Way We See The World”, produzida por eles e Afrojack.
– David Guetta convocou a dupla GLOWINTHEDARK ao palco para apresentar “Happy”, a nova collab deles e esse momento foi filmado para o video oficial.
– Uma menina que tocava violino e impressionou todos no intervalo das atrações.
– No domingo, The Symphony Of Unity surpreendeu o público em sua apresentação de ópera. Vejam o video:
Hits dos anos 90 e de outras décadas voltam a tocar!
Ouvimos no set de alguns DJs músicas das antigas como:
– Summer Jam – Underdog Project, em sua versão da época mesmo
– It’s Like That – Run DMC
– This Is How We Do It – Montell Jordan, no remix de Firebeatz
– I’ll Fly With You – Gigi Dagostino, numa versão de Dzeko & Torres e Tiesto, tocada por ele
– Insomnia – Faithless, no remix de Avicii, tocado por ele
Dave Clarke, que tocou o bom e velho techno underground, surpreendeu ao soltar “Pump Up The Jam” (Technotronic), “Blue Monday” (New Order) (esta de 1988) e, para nosso orgulho, o clássico “Pontapé”, do DJ/produtor brasileiro Renato Cohen (2002).
Além disso, Steve Aoki encerrou seu set com o tema do filme Titanic, “My Heart Will Go On”. Segundo ele, a tendência do momento é finalizar os shows com baladas românticas e emocionantes nos festivais. DJ Snake e Bixel Boys fizeram isso também no EDC Vegas. Veja o video abaixo:
https://youtu.be/-B6VDVErGj4
As músicas mais tocadas
Essa semana fiz algumas apostas aqui no Pulso de quais seriam as músicas mais tocadas no festival. Não acertei todas, mas aqui estão as que mais ouvi no livestream e vi nos playlists. O trap, o dubstep e as músicas de low BPM estiveram em alta no festival entrando no meio de diversas sequências também.
– Devotion – Bingo Players, muito tocada no remix de Jewels & Spark
– Lean On – Major Lazer, DJ Snake & MØ, em diversos remixes
– The Party – Joe Stone
– Secrets – Tiesto & KSHMR Feat. Vassy
– Praise You – Fatboy Slim, em algumas versões bootleg inéditas
– Somebody To Love – Mr. Belt & Wezol
– Booty Bounce – Tujamo
– Where Are Ü Now – Jack Ü Feat. Justin Bieber
– Love Me Again (Gemini Remix) – John Newman, quem diria voltaria a tocar
– Firestone – Kygo, em diversos mash-ups
Sets autorais e muitas vezes repetitivos
Muitos DJs tocaram suas próprias produções em grande parte de seus sets e alguns deles vem mantendo sequências bem parecidas que foram tocadas por eles em outros festivais do segmento, como o Rio Music Conference, Ultra Miami, Ultra Croatia, Tomorrowland Brasil e o EDC Vegas.
Muitos hits e faixas já consideradas clássicas da EDM (algumas bem óbvias e antigas até) continuam sendo exaustivamente tocadas como “Titanium” de David Guetta, “Five Hours” de Deorro, “Camorra” de Nicky Romero, “Mammoth” de Dimitri Vegas & Like Mike, “Bigfoot” do W&W e “Years” do Alesso. No Ultra Feede Le Grand chegou a tocar Adele por exemplo. Acho que já deu!
Seria falta de criatividade num mundo onde cada vez surgem mais músicas? Certamente não, pois os DJs mostram em seus podcasts semanais inúmeras novidades. Então essas faixas são necessárias para reforçar que a linha seguida pelo Main Stage, que é a mais comercial possível (tipo hit atrás de hit com os sons explosivos da EDM e mash-ups) e para criar toda aquela emoção para o público vibrar a cada minuto sem parar.
Faz parte do business, além de cada DJ/produtor mostrar totalmente seu lado autoral dentro do set. Sabemos também que os sets de peak hour são planejados bem antes com mixagens rápidas e dinâmicas para entrar em sintonia com o tempo de apresentação, com os fogos e efeitos especiais dos palcos principais desses eventos.
Meu Top 5 do Tomorrowland
Os melhores sets do Tomorrowland em minha opinião foram:
– Steve Angello
– Axwell /\ Ingrosso
– Dave Clarke
– Oliver Heldens
– Tiesto
E você? Acompanhou também o festival? Que achou? Deixa seu comentário aí embaixo… e não esquece de curtir nossa fanpage, ok?