Os conceitos de ativações de marcas que são tendências segundo a revista Forbes


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A revista Forbes destacou alguns conceitos usados em ativações de marcas em grandes festivais de 2018, e que são tendências que merecem ser replicadas também nos próximos anos, pois dão resultados efetivos para as marcas.

A publicação ressalta a mudança nos modelos de ativações, principalmente pelas interações promovidas pelas redes sociais e seus influenciadores. O advento das mídias sociais mudou as regras e os consumidores desejam viver experiências em vez de apenas esbarrar em mais um outdoor de publicidade.

Conceitos de ativações de marcas que são tendências

Para a Forbes, a edição deste ano do Sundance Film Festival foi cheia de aprendizados importantes sobre como fazer ativações memoráveis para o público. Outros festivais e eventos culturais, como o SXSW (South by Southwest) e o Coachella também mostraram tendências e caminhos para a evolução das ativações de marcas, e você confere essas melhores práticas abaixo:

Seja socialmente consciente

O Sundance Film Festival acontece em Salt Lake City e, pelo segundo ano consecutivo, a cidade foi palco de uma marcha formada por mulheres dias antes do festival. Com o clima de ativismo ainda presente nas rodas de conversas durante o evento, o Dropbox deu espaço para a American Civil Liberties Union (ACLU), organização sem fins lucrativos que foca na defesa dos direitos civis e da liberdade.

A ACLU, por sua vez, pediu para as celebridades ajudarem no debate sobre os problemas sociais atuais, usando os alfinetes azuis da ONG.

As celebridades atenderam ao pedido (call to action) e ainda levantaram debates sobre os direitos das mulheres e questões de imigração, enquanto posavam orgulhosamente para fotos usando o alfinete azul da ACLU em apoio à organização de direitos humanos.

A lição aqui é que marcas que procuram identificar uma causa para apoiar devem se familiarizar com o público do festival em que promoverão a ativação. Uma vez que essas causas estejam alinhadas com a missão de sua própria marca, basta planejar uma parceria bem-sucedida.

Entregue entretenimento memorável

Os festivaleiros se tornaram mais seletivos e, como resposta direta, as marcas entenderam que oferecer apenas uma ação, nem sempre é garantia de interesse desse público. A AT&T e a DirecTV, por exemplo, acertaram em cheio este ano no Sundance quando focaram suas ativações em “momentos memoráveis”.

Foram quatro dias e noites de programação com conteúdos como exibição de filmes, shows (incluindo uma apresentação de quase 3 horas do Diplo), e participantes especiais como Jon Hamm, Jaden Smith, Black Eyed Peas e Usher. O evento atraíram uma fila de centenas de pessoas querendo participar das festas.

Aqui, o aprendizado é que em vez de simplesmente fornecer entretenimento, as marcas criaram estratégias para construir momentos memoráveis, usando de táticas como convidados especiais, toques personalizados da marca e a busca por uma experiência de entretenimento que as pessoas não veriam em outro lugar do festival.

Influenciadores e engajamento

Para muitas marcas, contar com a participação de influenciadores em suas ativações é mais que uma aposta certeira, é fundamental. Tanto que na edição do Sundance deste ano, foi criado o espaço JetSmarter Music in Film Summit, que reuniu diversas marcas como JUUL, SmashMallow e Creminelli na criação de uma programação que contou com cineastas, atores e, principalmente, influenciadores para promover seus projetos. As noites eram recheadas com shows, incluindo Post Malone.

As marcas que buscam garantir a participação de influenciadores podem seguir essa estratégia fornecendo uma programação original em um espaço diferenciado. Ao conceder aos festivaleiros acesso a personalidades que eles admiram, as marcas criam instantaneamente conexões bem-sucedidas com os consumidores.

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