5 de junho de 2015/POR Inacio Martinelli

Com o dólar nas alturas e a inflação batendo recordes, está cada vez mais difícil viajar para o exterior. Além disso, os festivais cobram ingressos mais caros ano a ano, como o Franklin fala no post “Os 10 Festivais Mais Caros do Mundo”. O povo brasileiro está apertando os cintos e evitando gastos extras, porém, para os viciados em festivais – como eu e, provavelmente, você – deixar de frequentar esses eventos não é uma opção, portanto, é hora de buscar maneiras de baratear a nossa diversão.

Além de optar por festivais mais em conta, como o Benicássim, por exemplo, uma ótima dica é arregaçar as mangas e trabalhar como voluntário. São inúmeros os eventos que oferecem essa possibilidade e, na maioria deles, você consegue aproveitar bastante, além de ter uma experiência que pode ser incluída no seu currículo, especialmente quem deseja trabalhar no setor do entretenimento ao vivo.

voluntarios

As opções são as mais variadas e abrangem diferentes tarefas, como: coletar o lixo deixado pelo público, controlar o acesso ao evento, distribuir pulseiras, organizar o estacionamento ou simplesmente dar informações. Caso a pessoa já tenha experiência, pode ganhar mais responsabilidades e liderar um grupo de voluntários que, normalmente, trabalham em turnos de oito horas.

Obviamente, você não vai conseguir assistir a todos os shows que gostaria e terá que cumprir uma série de obrigações. Porém, sempre dá para curtir o evento e é possível se organizar com os colegas para cada um poder aproveitar um pouco mais. Além de não pagar a entrada, você ainda recebe vouchers de bebidas e alimentação, o que é sempre um plus.  No entanto, a maioria dos eventos exige um depósito, que é devolvido caso a pessoa tenha cumprido todas as suas tarefas.

Apesar de ser comum na Europa, essa prática ainda não é tão recorrente nos eventos nacionais. Porém, em sua última edição, o Lollapalooza Brasil implantou um programa de voluntariado em parceria com o On Stage Lab. Os alunos do curso “Show Business – Um Panorama do Entretenimento ao Vivo”, tiveram a oportunidade de participar ativamente do evento, que aconteceu nos dias 28 e 29 de março, no Autódromo de Interlagos, podendo ver na prática toda a organização e equipe necessárias para montar um festival desse porte.

Se interessou? Seguem alguns links que podem te ajudar:

SXSW: http://volunteer.sxsw.com/

Outlook Festival: http://www.outlookfestival.com/get-involved/

Øya Festival: http://oyafestivalen.com/volunteer/

Melt!: http://www.meltfestival.de/en/meco/volunteers.html

Roskilde: http://www.roskilde-festival.dk/more/volunteers

Sziget Festival: http://www.szigetfest.de/info/volunteering

Reading Festival: http://www.readingfestival.com/information/volunteer

O Festival Volunteer faz o cadastro para os interessados em se voluntariar em diversos festivais do Reino Unido: https://www.festivalvolunteer.co.uk/

Boa sorte!