11 de outubro de 2018/POR Soraia Alves

Ter filhos não significa abrir mão de ir a festivais, mas é verdade que algumas adaptações são necessárias, como escolher eventos que proporcionam espaços dedicados às crianças, ou pelo menos uma estrutura que ajude os pais a conciliarem a diversão e os cuidados com os pequenos.

Muitos festivais já perceberam que é preciso pensar nesse público mais que especial e vêm criando espaços diferenciados para que as crianças possam aproveitar o evento de forma apropriada. Nos Estados Unidos e na Europa esse conceito é chamado de “Family-Friendly” (algo como amigável para famílias) e têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Já no Brasil, alguns festivais também têm seguido essa tendência, criando espaços especiais para que as crianças possam se divertir e entender, desde pequenos, o quão importante são as celebrações culturais.

10 festivais que oferecem espaços reservados para crianças

Psicodália

O Psicodália, festival que acontece durante os dias de Carnaval em Rio Negrinho, Santa Catarina, sempre incentivou a presença de famílias em suas edições, mas neste ano, o evento ampliou suas atividades para pais e filhos, somando três espaços especiais: Espaço Kids, Recreação e Materdália. Neles os pequenos encontram uma programação voltada com mostras de cinema e teatro, oficinas, vivências e workshops, além de brinquedos e muita contação de histórias, tudo sempre orientado e acompanhado por monitores e pelos próprios pais, se desejarem.

Foto: Divulgação

Lollapalooza

No Brasil, o Lollapalooza trouxe em quase todas as suas edições o espaço Kidzapalooza, que conta com workshops, brincadeiras e atrações musicais especiais para os pequenos. O Kidzapalooza é tradicional também nas edições do festival em outros países, e foge do estereótipo de “parquinho para crianças” oferecendo aos pequenos o seu mini festival.

Foto: Divulgação

New Orleans Jazz & Heritage Festival

Por falar em mini festival, nenhum outro evento proporciona uma experiência tão completa de um festival para as crianças como o New Orleans Jazz & Heritage Festival (ou só Jazz Fest). O evento é uma grande celebração da música e da cultura de New Orleans, e oferece ao público infantil o Jazz Fest Jr., com música, marionetes, grupos de dança e barracas de comida, para que os pequenos aprendam a valorizar sempre a sua cultura local.

Foto: Divulgação

Deer Shed Festival

Esse festival do Reino Unido foi criado por um grupo de pais amantes de música e insatisfeitos com os eventos que tentavam ir com seus filhos. Por isso, o festival preza por uma boa experiência familiar e que coloca as crianças como protagonistas. Música, poesia, teatro, cinema e oficinas de atividades variadas são ministradas para as crianças, além de uma tenda sensorial que estimula seus sentidos. Diversão garantida!

Foto: Divulgação

Camp Bestival

O Reino Unido é realmente um lugar rico em festivais “Family-Friends”, e o Camp Bestival é mais um dos eventos tranquilos e que oferecem uma grande variedade de atividades para as crianças. Além dos espaços Breastival Mother e Baby Chill Out para as mães com bebês que queiram amamentar ou trocar fraldas, o público infantil encontra castelos insufláveis, karts, pinturas faciais, bancos de areia e glitter.

Foto: Divulgação

Bumbershoot

Em Seattle, o Bumbershoot é um festival que desde a década de 70 acontece no fim de semana próximo ao Dia Mundial do Trabalho. Além dos muitos carrinhos de bebês graças ao local plano, o espaço kids do festival leva o nome de Youngershoot, e recebe a curadoria do Seattle Children’s Museum, com uma programação especialmente projetada para crianças de até 10 anos.

Bonnaroo Music Festival

Para famílias com crianças, o tradicional Bonnaroo apresenta inúmeras atividades para crianças de todas as idades, sendo uma das maiores atrações o Kidz Jam, que é um espaço bem grande totalmente dedicado a um dia cheio de atividades infantis focadas em música, arte, reciclagem e sustentabilidade. O camping do festival também oferece uma opção diferenciada para famílias.

Foto: Divulgação

Primavera Sound

O Primavera Sound, em Barcelona, criou em 2007 o Minimúsica, uma área de conteúdos feitos sob medida para as crianças e toda a família com serviço de ludoteca com monitores, cuidadores, espaço adaptado para amamentação e entrega de protetores de ouvidos para as crianças usarem durante os shows, afinal, os pais que frequentem o festival geralmente são frequentadores do evento há algum tempo e não abrem mão de um bom show.

Foto: Divulgação

Austin City Limits

O Austin Kiddie Limits é o mini festival dentro do Austin City Limits voltado para as crianças que vão ao evento com seus pais. O espaço oferece um escape em meio à multidão e uma variedade de atividades interativas de música e artes para que as crianças possam ter seu próprio festival.

Foto: Divulgação

Joshua Tree Music Festival

O Joshua Tree Music Festival é um festival totalmente voltado para a família, já que seu lema é “A family friendly global music experience”. Ele acontece na Califórnia e propõe um amplo espaço com muitas atividades especiais para as crianças, incluindo atividades circenses, passeios pela natureza, workshops, teatro de marionetes.

Foto: Divulgação