Sónar+D celebra 5 anos de olho na Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Ambientes Imersivos - Pulso

Sónar+D celebra 5 anos de olho na Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Ambientes Imersivos

O braço de arte e tecnologia avançada do Sónar Festival, o Sónar+D, terá sua próxima edição voltada para a Inteligência Artificial, a Realidade Virtual e os Ambientes Imersivos.

Paralelo às edições do Sónar Dia, o Sónar+ acontece entre 14 e 17 de junho em Barcelona. Cada vez mais, o festival se apoia na criatividade tecnológica como forma de lançar tendências. Foi lá que vi pela 1ª vez, por exemplo, um balé de drones em 2013. Nota: o Coachella lançou um neste ano e o Rock in Rio também anunciou este show como uma das atrações de sua próxima edição.

O Que Vem Por aí no Sónar+D 2017

Inteligência artificial (IA)

Cientistas e pesquisadores do Google, artistas multimídia e até um “poeta da programação” – isso mesmo que vc leu – apresentarão obras e participarão de painéis que buscam explicar como as máquinas podem se tornar criativas através de sistemas que simulam o funcionamento do cérebro.

Kenric McDowell, Google AMI (Artists+Machine Intelligence) – Foto: Divulgação

Jessica Brillhart, cineasta principal de VR en Google – Foto: Divulgação

Realidade Virtual e Ambientes Imersivos

A realidade audiovisual do futuro rompe com a frontalidade, além de conceitos como a tela e fotografia, para colocar o “telespectador” em um ambiente completamente imersivo de som e imagem.

Um dos destaques desta edição será o Sonar360º Movistar+, uma experiência de cinema imersivo criada pelo prestigiado centro de pesquisas de Montreal SAT (Société des Arts Technologiques).

Sónar 360 – Foto: Divulgação

Já o estúdio Here Be Dragons vai explorar o futuro da Realidade Virtual aplicado ao entretenimento.

Blockchain e Indústria da Música

O encontro internacional do projeto Open Music Initiative também vai acontecer durante o Sónar+D. Um workshop para aprender a usar a plataforma de blockchain Resonate fará parte da programação de negócios do festival.

Startup Garden en Sónar+D – Foto: Divulgação

Por fim, a  Startup Garden powered by MIGRATION volta ao festival com o objetivo de estimular conexões e incentivar o ecossistema empreendedor de startups, incluindo um time de mentores para dar feedbacks sobre modelos de negócios aos seus participantes. Trinta (30!) fundos de investimento farão parte desta programação, em busca de novos talentos e ideias.  

Nos vemos por lá!