Durante o Rio Music Conference apresentamos uma prévia do projeto People of Tomorrow, primeiro mapeamento sobre o perfil do jovem frequentador de festivais de música realizado no Brasil.
Relação entre o número de participantes (por noite) e número de likes no Facebook dos principais festivais que ocorrem no Brasil (janeiro/15).
Considerando o histórico dos festivais brasileiros, incluímos no nosso estudo Rock in Rio, Lollapalooza, XXXperience, Dream Valley entre outros. Embora ainda não realizado no Brasil – a primeira edição será em maio de 2015 – analisamos também a fan page não oficial Tomorrowland Brasil, que em janeiro deste ano contava com cerca de 170 mil seguidores no Facebook.
Esta apresentação reuniu alguns dos insights obtidos durante a primeira fase de nossa pesquisa, integralmente realizada a partir das redes sociais, onde observamos a relação e engajamento de fãs de festivais nas páginas oficiais e grupos relacionados a estes eventos. O projeto final foi apresentado com exclusividade à equipe do Tomorrowland dois meses depois desta prévia, incluindo as etapas de entrevistas presenciais (em grupo e individuais) e questionário online.
Os principais pontos:
– Dos festivais pesquisados, o Rock in Rio é o que apresenta maior público ativo acima de 30 anos (20% ). O Tomorrowland, mesmo sem uma edição no Brasil, é o que engaja um público mais novo (40% possuem menos de 20 anos). Lollapalooza é o festival com perfil de engajamento de público mais equilibrado nas faixas etárias.
Perfil da idade dos fans mais engajados no Facebook (janeiro/15)
– Em termos de distribuição geográfica, Rock in Rio, Lollapalooza e Tomorrowland foram os únicos festivais de repercussão e distribuição geográfica nacional.
Localização dos fans mais engajados no Facebook (janeiro/15)
– Quando questionados sobre as principais motivações para irem num festival, a maioria das pessoas cita espontaneamente o line-up. Porém, investigando a fundo, observamos que é a experiência do festival e a companhia dos amigos os principais influenciadores na decisão de comprar ou não um ingresso.
– O canal de TV Multishow e a cerveja Heineken são as marcas que estão mais fortemente associadas aos festivais Brasileiros segundo nosso público.
Perfil de likes dos fans mais engajados no Facebook (janeiro/15)
– Conectividade nos festivais é a principal queixa entre o público pesquisado. Gera mais insatisfação que, por exemplo, filas e condições de uso dos banheiros.
Abaixo segue a apresentação: