Do castelo à praia: 5 festivais que você precisa conhecer no Leste Europeu

Do castelo à praia: 5 festivais que você precisa conhecer no Leste Europeu

O Leste Europeu é conhecido por reservar experiências incríveis e surpreendentes a quem decide conhecê-lo. E não podemos esperar menos dos festivais que acontecem nessa região.

Paisagens incríveis e variadas se tornam palco de eventos memoráveis, e que além de serem ótimas opções para quem deseja passar por festivais um pouco mais diferentes e que nem sempre estão em todas as listas, conhecer as opções de eventos na região também ajuda a montar um roteiro de viagem bem interessantes para os apaixonados por festivais que desejam conhecer o Leste Europeu.

5 festivais do Leste Europeu para se jogar

O Pulso separou uma lista com 5 festivais do Leste Europeu que podem proporcionar experiências variadas ao público, além de acontecerem em lugares lindos e até mesmo inusitados, perfeito para quem está viajando e quer conhecer mais da cultura, história e vivência desses lugares. Confira!

Electric Castle, na Romênia

Como o próprio nome já diz, o festival Electric Castle acontece mesmo dentro de um castelo, o Bánffy Castle, bem na Transilvânia, região histórica da Romênia.

Apesar do nome “Electric”, o evento é um festival alternativo que tem sim música eletrônica, mas não exatamente como destaque, abrindo espaço para o Rock (mais alternativo), Hip Hop, Raggae… Além da música, outros dois pilares do Electric Castle são tecnologia e arte, com destaque para as grandes instalações de artistas alternativos dentro do castelo.

O festival foi selecionado por quatro vezes no European Festival Awards para a categoria “Best Medium Sized Festival”, entre outros famosos nomes europeus.

Nesse ano, o Electric Castle acontece entre 18 e 23 de julho, com um line-up que traz nomes como Icona Pop, Damian Marley, London Grammar, Jessie J, Netsky, Groove Armada e mais!

Mais informações no site oficial do festival.

Exit, na Sérvia

O Exit é outro festival que já foi premiado pelo European Festival Awards, nesse caso, levando mesmo o título de “Best Major European Festival” em 2014, sem perder o prestígio de lá pra cá.

O Exit acontece durante o verão do Leste Europeu no Petrovaradin Fortress, uma fortaleza da cidade de Petrovaradin, bem na margem direita do rio Danúbio, outro espaço incrível, cheio de túneis subterrâneos, e certamente bem diferente de tudo o que estamos acostumados a ver em relação a festivais.

O festival tem um ar politizado justamente por sua história – ele foi fundado em 2000 no parque universitário da cidade por um movimento estudantil, em prol da luta pela democracia e liberdade da Sérvia. Só depois da desintegração da Iugoslávia, o festival se mudou para a fortaleza de Petrovaradin.

Por isso, as questões sociais são sempre fundamentais nas atividades do festival.

Nesse ano, o Exit acontece entre 12 e 15 de julho, com um line-up que traz nomes como David Gueta, Ziggy Marley, Migos, DJ Tennis, Slaves, Nina Kraviz e mais!

Mais informações no site oficial do festival.

Pohoda, na Eslováquia

Um pouco mais parecido com os festivais que estamos acostumados a frequentar ao ar livre, o Pohoda acontece desde 1997 em Trenčín, mais precisamente no aeroporto da cidade.

É famoso por ser o maior evento musical da Eslováquia e por apresentar um line-up bem eclético, que vai da música alternativa, passa pelo Pop, Rock, Dance, House, Techno até o Hip Hop.

Com um público de aproximadamente 30 mil pessoas (capacidade máxima do local), o Pohoda também investe em outras atrações para o público, principalmente workshops de literatura, teatro, dança e muitas discussões sobre os variados tipos de artes.

Nesse ano, o Pohoda acontece entre 05 e 07 de julho, com um line-up que traz nomes como St.Vincent, The Chemichal Brothers, Little Dragon, SOJA, Glass Animals, Aurora, Jessie Ware, Tune-Yards e mais!

Mais informações no site oficial do festival.

Soundwave, na Croácia

Na vibe de uma grande “pool party” em um lugar paradisíaco, o Soundwave é um dos poucos festivais de música que deram início a toda uma cultura musical na Croácia. Já em sua décima edição, o festival acontece no The Garden Tisno, uma enseada cercada por inúmeros parques nacionais e patrimônios mundiais que garantem a vista surreal do lugar.

As festas acontecem na praia, no mar e em barcos, sempre ao som de grandes nomes da música eletrônica, com uma vasta gama de sons infundidos, do Soul do Reggae, em apresentações ao vivo e sets de DJ.

Apesar de marcar uma década, o Soundwave anunciou que essa será a sua última edição.

Nesse ano, o Soundwave acontece entre 26 e 30 de julho, com um line-up que traz nomes como Loyle Carner, Romare, Jordan Rakei, Calibre, Mahalia, Riot Jazz e mais!

Mais informações no site oficial do festival.

Sziget, na Hungria

Acontecendo todo mês de agosto ao norte de Budapeste, o Sziget Festival tem a aura dos festivais “mais padrões” que conhecemos, até mesmo por ser um dos maiores festivais da Europa toda, inclusive, sendo chamado de “alternativa europeia ao Burning Man“.

O festival de uma semana cresceu de um evento estudantil relativamente discreto em 1993 para se tornar um dos principais festivais de rock europeus.

O Sziget também já levou duas vezes o prêmio de “Best Major European Festival” do European Festivals Awards, em 2011 e 2014.

Nesse ano, o Sziget acontece entre 08 e 15 de agosto, com um line-up que traz nomes como Kendrick Lamar, Arctic Monkeys, Gorillaz, Mumford & Sons, Liam Gallagher, Dua Lipa, Lana Del Rey, Kygo e mais!

Mais informações no site oficial do festival.