13 de setembro de 2018/POR Soraia Alves

A Suécia foi palco de um festival inovador, que só permitiu a entrada de mulheres, homens e mulheres transgêneros e pessoas não-binárias. E a proposta do Statement Festival não se restringiu apenas ao público, mas também ao lineup, produção, funcionários e segurança do evento.

O festival rolou entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, em Gotemburgo, proibindo a participação de homens cisgêneros. Segundo a organização, o país tem festivais nos quais o comportamento de alguns homens é considerado hostil, e por isso mesmo eles queriam um evento onde “as mulheres, pessoas não-binárias e transexuais possam visitar um festival incrível e se sentirem seguras ao mesmo tempo”.

Foto: The New York Times

O catalisador para o evento foi um tweet de uma comediante e apresentadora de rádio sueca, Emma Knyckare, que levou os organizadores a iniciarem uma campanha no Kickstarter para arrecadar fundos para o evento: “O que vocês acham de montarmos um festival muito legal onde apenas não-homens sejam bem-vindos e acolhido até que TODOS os homens tenham aprendido como se comportar?” escreveu Knyckare.

Vale ressaltar que a preocupação de alguns grupos com a segurança em festivais na Suécia deve-se a uma onda de denúncias de assédio sexual em eventos do tipo, incluindo alguns estupros.

Segundo o The New York Times, o Bravalla, considerado o maior festiva do país, foi cancelado neste ano porque os organizadores não podiam garantir um ambiente seguro. Em 2017, o mesmo festival chegou a distribuir pulseiras com a frase “Não apalpe” para as mulheres usarem.

Com isso, o Statement Festival criou um ambiente de festival diferente. Quem esteve por lá garante que além do ambiente seguro, outros detalhes fizeram a diferença como a ausência de gritos aleatórios e brigas.

Problemas com violência e agressão sexual não são exclusivos da Suécia. Na Austrália, a campanha “Your Choice”, por exemplo, criou uma lista de “regras da casa” para combater a agressão sexual contra mulheres e pessoas LGBTQ+ em eventos ao vivo.

O Statement Festival já tem planos para se tornar um evento anual, mas ainda há diversos ajustes a serem feitos quanto à sua organização, principalmente no âmbito financeiro. Mas nós torcemos já torcemos para o evento se consolidar!