5 de fevereiro de 2018/POR Franklin Costa

Todos os anos, centenas de festivais disputam a atenção de fãs de música em um mercado altamente competitivo. Destacam-se os que conseguem ser mais criativos e engajar seu público com antecedência.

O Primavera Sound é um desses festivais que se destaca. Suas campanhas de comunicação são tão aguardadas quanto o seu line-up, e sempre podemos aprender os materiais lançados.

Confira, a partir de cases do festival, 3 lições que todo profissional de marketing deveria aprender com o Primavera Sound.

1 – Não venda. Conte uma história

Em 2016, o Primavera Sound lançou seu line-up de uma forma completamente inusitada. No lugar dos cartazes estáticos e cheio de nomes desconhecidos em letras minúsculas, o festival optou por um vídeo com uma narrativa pra lá de criativa.

Os artistas apareciam como parte de uma história, ilustrada pela animação que se formava na tela e com a trilha assinada por um dos headliners daquele ano: John Carpenter.  

A lição aqui é simples: não force uma venda. Conte uma história com sua marca. Pessoas não se conectam com produtos, e sim com as histórias que eles contam.  

2 – Coloque sua comunidade em 1º lugar

Toda marca deve se esforçar para descobrir quem são seus fãs. Se eles não existem, é hora de investir seu orçamento de marketing para isso. Vivemos a era das mídias sociais. Como já saiu no Draft, são os fãs que constroem a cultura de uma marca

Se liga no vídeo que o Primavera Sound lançou antes de divulgar seu line-up para 2018.

Eles convidaram 10 pessoas de diferentes países para serem os primeiros a descobrir a programação do festival. Só essas 10 pessoas souberam primeiro. E os produtores do evento, claro. Imagine ser uma delas?

Agora, imagine testar produtos e serviços com uma comunidade fiel e que se sentirá eternamente agradecida só pelo fato de ser chamada primeiro para dar sua opinião? 

Claro, neste caso, é uma ação de marketing. Só a repercussão do vídeo já valeu o retorno sobre o investimento. Tem dúvidas? Joga no Google “Primavera Sound line-up 2018” e confira o buzz.

3 – Promova conexões improváveis

O que um matemático, um artista plástico, um fotógrafo, um designer e um diretor de vídeos tem em comum?

Todos são personagens de uma série fantástica de vídeos criados pelo NOS Primavera Sound, a edição português do festival. Nos vídeos abaixo, profissionais de áreas distintas, residentes do Porto, comentam a relação entre suas carreiras, a cidade, a música e o festival.

Criar conexões improváveis, chamar pessoas reais, envolver a cidade e promover a cena local. Receita infalível para marcas que buscam engajamento (e compartilhamento nas redes sociais).

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Curtiu? Este é um post da série OCLB Insights. OCLB é um programa intensivo de experiências, conteúdo e conexões sobre o futuro do entretenimento. Entre Abril e Maio de 2018, estaremos em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Se ficou interessando, me manda um email: franklin@projetopulso.com.br