Ativações de marca no Rock in Rio 2019: Coca-Cola coloca o fã como protagonista


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Nas semanas que antecedem a realização do maior festival de música do Brasil, publicaremos uma série de artigos especiais voltados para as ativações de marca no Rock in Rio 2019.

E no segundo post dessa série, nosso papo foi com o time da Coca-Cola. A gente relembra como foi a última presença da marca no festival e, também, o que podemos esperar para a edição 2019.

Antes de continuar a leitura, a gente tem um convite: estão abertas as inscrições para a OCLB Masterclass Online – A Nova Era dos Festivais. Garanta a sua vaga já na primeira turma. E, aproveite: as vendas acontecem só até o dia 14/10. Então, corra!

O fã como protagonista

Espaço Coca-Cola fã de Música no Rock in Rio 2017

A música tem o poder de unir pessoas. E esse clichê é uma verdade ainda maior quando falamos de Festivais. Um dos personagens fundamentais do mundo da música é o fã. E a Coca-Cola colocou o foco e protagonismo da sua ativação de marca no Rock in Rio 2017 no público.

Em uma ação premiada, a marca criou uma das ativações de marca do Rock in Rio de mais sucesso: o Espaço Coca-Cola fã de Música. Uma banda com 12 jovens músicos estava preparada para fazer um verdadeiro karaokê coletivo e ao vivo – 50 pessoas cantavam juntos cada uma das músicas. Foram mais de 14 mil vocalistas cantando diferentes tipos de música. O espaço, inclusive, chegou a ser considerado como um novo palco do festival.

Ao longo dos dias, artistas surpreenderam o público com aparições surpresas. Alguns nomes? Di Ferrero, Tico Santa Cruz, Lucy Alves e Tiê. Foi uma oportunidade única dos fãs cantarem lado a lado dos seus ídolos.

A terceira onda de ativação de marcas

Espaço Coca-Cola Fã de Música

O fã como protagonista de uma ação é uma das tendência da Terceira Onda de Ativações de Marcas. Afinal, todo mundo gosta de se sentir especial. Na era das redes sociais, viver experiências como essa ampliam ainda mais o valor dado a um evento.

De acordo com Luciano Lucas, Head de Brand Experience da Coca-Cola, a ação em 2017 foi forte e fez da Coca-Cola uma das marcas mais lembradas no Festival. Nesse ano, antes de qualquer divulgação das ativações, ela já é a marca mais lembrada associada ao Rock in Rio.

O espaço Coca-Cola na edição 2019 do Rock in Rio

E o que esperar da Coca-Cola com ativações de marca no Rock in Rio em 2019? Mais uma vez a marca prepara um espaço onde o protagonismo vai ser do público. Mas, dessa vez, a marca prepara uma surpresa com outra oportunidade de viver essa experiência.

A marca vai dar um up na ativação e inserir mais um elemento de interação. Qual será? Lá nos dias do festival os fãs da marca irão descobrir.

No espaço Coca-Cola, o público então terá três opções:

  • Cantar aqueles hinos e clássicos da história do Rock in Rio em grupos de 50 pessoas
  • Assumir os instrumentos dos músicos – após serem aprovados em uma audição no estúdio da Coca-Cola FM
  • E, a novidade de 2019 que, por enquanto, ainda é surpresa. Mas, com certeza, vai botar todo mundo pra se mexer.

O aquecimento da ação, claro, começa antes. Maquinas de vendas de refrigerantes serão espalhadas pela cidade com atividades relacionadas ao Espaço Coca-Cola no festival.

Além disso, a marca realiza a promoção “Recebidos”, do tipo achou-ganhou. Os sortudos recebem em casa verdadeiros mimos da marca, igual aos recebidinhos de influenciadores. Entre os prêmios estão caixas com produtos da marca, viagens para o Rock in Rio e até um cartão com crédito de 100 mil reais.

Papel dos influenciadores na estratégia

Di Ferero no Espaço Coca-Cola Fã de Música 2017

Falando em influenciadores… Eles, claro, fazem parte da estratégia da marca. Luciano disse que criadores de conteúdos da plataforma de Influencers jovens da marca estarão presentes realizando ações que ainda são surpresa.

Para a marca, eles são parte importante da estratégia de divulgação. Por meio deles, outras pessoas que não estão no festival pessoalmente podem sentir um pouco da experiência proporcionada pela marca.

A SRCom é a agência responsável pela ativação e a Thompson pelas ações de mídia de relações públicas.

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Curtiu? Nós também. Na próxima semana, voltamos com mais novidades das ativações de marcas do Rock in Rio 2019.

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