We Are Europe: Intercâmbio de Festivais Promove o Diálogo - Pulso

We Are Europe: Intercâmbio de Festivais Promove o Diálogo

O mundo caminha em uma direção contrária à integração. No Velho Continente, os eleitores britânicos votaram a favor do Brexit, processo que vai oficializar a saída do Reino Unido da União Européia, organização que reúne 28 países do continente e promove a livre circulação de bens, serviços, capital e trabalhadores entre seus membros.

Já nos Estados Unidos, Donald Trump confirmou a construção do muro entre o país mais rico do mundo e o seu vizinho do sul, México. Como se não bastasse, causou ainda mais polêmica ao autorizar o bloqueio da entrada de cidadãos de sete países, entre eles Irã e Iraque, nos EUA.

Apesar disso (ou talvez por isso), iniciativas que visam agregar projetos inovadores e conectar seus criadores começam a ganhar força. Uma delas é a We Are Europe, associação de eventos europeus que visa promover práticas culturais de vanguarda, calcadas nos princípios da diversidade e compartilhamento de ideias.

Criado em 2016, o projeto reúne oito festivais que, além da música, também promovem conferências com painéis, debates e workshops em suas programações. Sónar (Espanha), Nuits Sonores (França), Reworks (Grécia), Resonate (Sérvia), C/O Pop (Alemanha), Elevate (Áustria), TodaysArt (Holanda) e Insomnia (Noruega) formam um time de veteranos e novos eventos.  

Foto: Divulgação

Através da cultura eletrônica, digital e contemporânea, com uma gama diversa de estéticas e apoio ao compartilhamento de processos criativos, o grupo visa fortalecer a identidade e cidadania européias.

Entre as ações da organização, destacam-se a criação de espaços para reflexão, projetos educacionais com foco em empreendedorismo cultural e a promoção de novos modelos de rede.

Foto: Divulgação

Além disso, os festivais fazem uma espécie de intercâmbio entre os participantes através do processo de co-curadoria de painéis, seminários e debates que buscam colocar em pauta uma diversa gama de assuntos.

O Que Já Vem Sendo Feito e O que Vem Por Aí

Em setembro passado, aconteceu um painel sobre discurso e ativismo na conferência do Reworks Festival, que contou com a participação das equipes do Resonate e Elevate. Já em Outubro, os times por trás do Sónar e Reworks fizeram a curadoria musical de duas noites especiais do festival norueguês Insomnia. Para 2017, já estão confirmados uma série de ações do grupo, como a participação da equipe do Reworks e TodaysArts no Nuits Sonores, além do encontro entre os times do C/O Pop e TodaysArt para um novo debate no Sónar.

Foto: Divulgação

Iniciativas como o We Are Europe podem parecer pequenas diante de tantos fatos negativos que presenciamos nos noticiários atualmente.

Porém, promover o debate e incentivar projetos que visam conectar – ao invés de segregar – são passos importantes em um mundo cada vez mais dividido. Além disso, o projeto nos faz refletir sobre o nosso papel nessa realidade e o que podemos fazer para mudá-la. Dialogar é sempre um bom começo.