Sziget Festival: confira o lineup e alguns detalhes da edição 2018

Sziget Festival: confira o lineup e alguns detalhes da edição 2018

O Sziget Festival é um dos melhores festivais que acontece no Leste Europeu, mais precisamente na Hungria, com uma atmosfera que única e envolvente que, inclusive,o faz ser comparado ao Burning Man.

O festival já divulgou o seu lineup da edição 2018 e algumas novidades, como três palcos extras: o World Music Stage, o Europe Stage e o Colosseum.

Além de ser um dos maiores festivais da Europa, o Sziget é muito bem conceituado, já tendo levado de “Best Major European Festival” do European Festivals Awards, em 2011 e 2014.

Um dos grandes destaques do festival é que ele não é focado apenas em música. Embora esse seja o assunto principal, todas as formas de artes são celebrada o evento, incluindo dança, circo, artes plásticas e mais.

Foto: Divulgação

A história do Sziget Festival

O Sziget Festival surgiu em Budapeste de um evento estudantil discreto em 1993. Na época, a cena de festivais de verão no país enfrentava uma crise sem contar com nenhuma verba do governo para as realizações.

Nesse ano, esse grupo acrescido de de artistas e entusiastas do Rock criaram um evento para suprir a falta de festivais. Com o nome de Diáksziget (Student Island), o evento  ficou tão acima do orçamento que levou 4 anos para ter as dívidas pagas.

Mesmo com o prejuízo, o festival caiu no gosto do público, e em 1996 conseguiu o patrocínio da Pepsi. Foi aí que o Diáksziget mudou o nome para Pepsi Sziget.

O patrocínio da Pepsi durou até 2001, e a partir de 2002 o festival passou a ser chamado como o conhecemos hoje: Sziget Fesztivál.

Nesses 15 anos, o Sziget cresceu e se transformou em um dos maiores festivais de música e cultura da Europa, acontecendo todo mês de agosto no norte de Budapeste, e somando mais de mil apresentações a cada edição.

Sua qualidade e compromisso com o público também cresceram, e em 2011 ele foi classificado como um dos 5 melhores festivais da Europa pelo site The Independent, além de ganhar duas vezes a categoria de melhor festival europeu do European Festivals Awards, como já dissemos.

Foto: Divulgação

Lineup 2018

O lineup da edição 2018 do Sziget Festival continua prezando por sons variados e que atendem diferentes estilos musicais. A novidade do ano são três palcos extras, com artistas que foram anunciados um pouco depois do lineup geral.

Vale lembrar que o festival acontece por 7 dias, então é preciso se planejar bastante para conferir todas as atrações, que são sempre muito bem espalhadas por todos os dias.

Confira o lineup completo da edição desse ano:

Kendrick Lamar * Kygo * Mumford & Sons * Liam Gallagher * Bastille * Lykke Li * Parov Stelar * The Kooks * MØ * Kaleo* Zara Larsson * Gogol Bordello * Clean Bandit * Blossoms * Milky Chance * Wolf Alice * Little Dragon * Cigarettes After Sex * Goo Goo Dolls * Fink * Seasick Steve * Nothing But Thieves * Slaves * Everything Everything * Lewis Capaldi * Lemaitre * La Femme * Joe Goddard live * Above & Beyond * Ummet Ozcan * Sam Feldt live * Jay Hardway * The Him * Alle Farben * WhoMadeWho * Shame * Perturbator

https://www.facebook.com/SzigetFestival/videos/10157207967698975/

World Music Stage: Les Negresses Vertes * Transglobal Underground

Europe Stage: Tommy CA$H * KETTCAR * Blaudzun * Fresku

Colosseum: Ben UFO * Eagles & Butterflies * The Martinez Brothers * Tiga

Foto: Divulgação

Informações

O Sziget Festival acontece entre 8 e 15 de agosto. O passe para todos os dias de festival sai por 310 euros. Há também passes para menos dias – 5 dias (esgotado), 3 dias (199 euros) e os ingressos avulsos para um dia por 75 euros.

Todas as informações no site oficial do festival. Para conferir os ingressos, aqui.

Soraia Alves Por Soraia Alves

Jornalista formada pela UNESP-Bauru. Trabalha com web jornalismo e cultura pop.