Será o Roskilde o Festival Mais Surreal do Planeta? - Pulso

Será o Roskilde o Festival Mais Surreal do Planeta?

Ah a Dinamarca… terra de invernos rigorosos, dos Vikings, do Lego e também do Roskilde, um dos maiores e mais divertidos festivais europeus. O Roskilde abre o dinamarquês – neste ano já começou dia 25 de junho e vai até 2 de julho – e por lá o sol nasce às 5h da manhã e só se põe às 11 horas da noite. E isso já diz muita coisa sobre como é o Roskilde.

O Roskilde existe desde 1971 e costuma ser realizado na ilha de Viking da Zelândia (como não amar?!!). A longa duração do festival (e também do seu dia claro), o local isolado e paradisíaco, as diversas atrações e games oferecidos e um camping fabuloso fazem do festival praticamente um acampamento de férias para adultos. O line up é sempre muito convidativo e versátil (para este ano temos LCD Soundsystem e Red Hot Chili Peppers, por exemplo). São mais de 180 artistas e performers envolvidos.

Mas o Roskilde é muito mais do que um simples festival de música que parece um acampamento de verão. Chega mais, bora conhecer um pouco mais de um dos festivais mais loucos do mundo!

A Sua Urina Vira Cerveja

Sim, você leu certo. Uma das melhores coisas do Roskilde é a sua preocupação com o meio ambiente e causas sociais. Existem diversas mecânicas e atividades no festival em prol da reciclagem durante os dias de acampamento e festa. Além disso, uma gorda parte do lucro final do festival é destinada a entidades e projetos sociais.

A preocupação com a urina em festivais de música e o impacto com o meio ambiente não é de hoje. Assim, nesta edição, os organizadores irão testar o “beercycled”, um processo de recolhimento de resíduos líquidos para fertilizar as plantações de cevada. Ao invés de ir no “matinho” mais próximo, você se alivia em uma calha  de metal. A sua “contribuição” será recolhida e transportada com outras toneladas de “contribuições” até campos de cevada, onde servirão de fertilizantes. Bem, a cerveja do festival do ano que vem será fruto desse processo todo. Genial?

Fome? Que tal fazer a sua comida?

Por mais opções de comidas que um festival de grande porte pode ter, nada mais incrível do que a oportunidade de você preparar a sua comida e também a de seus (novos e velhos) amigos.

O projeto FoodJam oferece um gigantesco espaço com verduras e legumes frescos, frutas, sementes, além de utensílios e uma cozinha completa para você cozinhar o que quiser durante a temporada do festival escandinavo.

Isso quer dizer que você pode acordar e fazer um omelete ou preparar um cachorro quente para a sua galera. Irado!

São esperados mais de 4000 cozinheiros que vão aproveitar as maravilhas de uma cozinha para uso pessoal dentro de um festival. Cook it yourself!

Edward Snowden no Line up

O Roskilde é sempre pautado por uma questão de cunho social, espelhada nas ações do festival, nas discussões que ele busca apresentar e nos convidados selecionados para palestrar durante o evento.

A chair is pictured on stage as former U.S. National Security Agency contractor Edward Snowden is awarded the Bjornson prize in Molde, Norway September 5, 2015. The Norwegian cultural academy awarded the Bjornson prize to Snowden as part of a larger seminar where the main topic is dedicated to the right of privacy, surveillance and monitoring. Pictured right is Hege Newth Nouri, president of the Bjornson Academy. REUTERS/Svein Ove Ekornesvaag/NTB Scanpix ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NORWAY OUT.NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN NORWAY.NO COMMERCIAL SALES. TPX IMAGES OF THE DAY

Nesta edição o tema é “Equality 2016: Stand Up for Your Rights”, um projeto com duração de três anos que pretende revelar a importância da equidade de gêneros e dos direitos humanos em geral. Tema certeiro e que justifica o convidado ilustre: Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), famoso por denunciar crimes do governo, principalmente os ligados à espionagem.

Snowden está exilado em Moscou, na Rússia, e a sua apresentação foi feita ao vivo via conexão via satélite , ovacionado pela galera! (saiba mais: Edward Snowden e Direitos Humanos no Roskilde Festival)

Laboratório de Pesquisa

Durante o festival, um laboratório de pesquisa Big Data temporário foi organizado para reunir dados sobre os participantes do festival. Por exemplo, os dados anônimos de sinais de GPS dos celulares fornecem uma grande quantidade de informações sobre o comportamento dos participantes do festival.

Funcionará assim: durante o Roskilde, um número de pesquisadores da CBS irá conduzir uma lista de experiências e os dados coletados nesta pesquisa pretendem investigar como o voluntário e o comportamento sustentável podem ser mobilizados através das novas tecnologias, apresentando soluções de infra-estrutura, melhoria nos processos do próprio festival e também na comunicação.

Melhores Acampamentos?

É o que dizem! Cerca de 70 mil pessoas acampam no Roskilde anualmente. É uma experiência única! Relatos de folia sem fim, poucas horas de sono, latas de sardinhas abertas por todos os lixos (imaginem o cheiro), banheiros típicos de festivais, o odor de cerveja e as histórias inesquecíveis. Não, não queremos te espantar, mas a experiência de acampar em festival é levada a um grau especial no Roskilde.

Primeiro que você pode optar em ficar na área dos voluntários, onde você ajuda a contribuir para o melhor eco-funcionamento do festival – e dizem também que é onde tem as melhores festinhas.

Na real o acampamento é gigante e dividido em várias partes. Se liga nas três mais disputadas:

  • Roskilde West: tem um parque de skate, quadras de basquete, campos de voleibol de praia e campos de futebol de praia. No West contém alguns dos maiores sistemas de som portátil no festival. Ele também contém um warm up com artistas locais e som controlado para não explodir os seus tímpanos logo de manhã. Além disso, neste acampamento você pode participar de um mutirão de limpeza que lhe garante regalias.
  • Mid-Roskilde: localizado mais próximo da entrada e um pouco afastado do boom do festival. Geralmente escolhidos por novatos. Se é a sua vibe, se joga!
  • Roskilde East: outra popular área de camping. É o melhor lugar para se estar no auge dos 25 graus que fazem de temperatura na temporada. Tem um lago onde você pode nadar (nu!), pescar ou ler um livro no belo e vasto campo – sistemas de som são proibidos aqui. No East também é colocada uma ênfase em manter tudo o mais limpo o possível.

Você Pode (deve?) Ficar Pelado!

Anualmente, o festival abre com a tradicional Naked Run, onde os corredores correm sem roupa alguma durante um trajeto. A corrida é bastante divertida e a galera costuma ser criativa com pinturas corporais e fantasias.

Também é normal você ver uma galera nua zanzando pelos arredores ou tomando banho no lago. Desliga o pudor e entra na vibe-delícia!