Pulso entrevista: Guilherme Rabelo conta os detalhes do Breve Festival

Pulso Entrevista: Guilherme Rabelo conta os detalhes do Breve Festival

Pulso Entrevista é uma série de bate-papos com produtores, criadores, curadores e todo mundo que faz os nossos queridos festivais acontecerem. Aqui você confere como surgiram esses festivais, o que está envolvido na realização de cada edição, curiosidades e muito mais!

O Breve Festival é um dos eventos que chama o nosso olhar para fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Ele acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais, e não poderia faltar em nossa lista de  melhores e mais aguardados festivais de agosto.

Para saber um pouco mais sobre as origens do Breve e o que podemos aguardar para esse ano, conversamos com Guilherme Rabelo, um dos idealizadores do festival que chega em sua segunda edição.

Foto: Phillipe Guimarães

De repente, festival

A primeira edição do Breve aconteceu no ano passado, em setembro. Mas a ideia de fazer um festival não foi exatamente a primeira proposta de seus idealizadores. “Inicialmente seria uma data de show dos Novos Baianos junto com BaianaSystem, e dai tivemos a ideia de criar o festival”, conta Guilherme.

A preparação de tudo foi rápida e levou 45 dias. “Foi tudo muito corrido, mas a resposta do público foi melhor do que a gente esperava”.

Esse pouco tempo também foi o maior desafio em criar o festival: “Todo evento tem um processo de maturação junto ao público. Pelo pouco prazo e pelo fato de ser um evento novo, acho que este foi o maior desafio que enfrentamos.”

Com uma proposta diferenciada de misturar diversas sonoridades, ações e experiências, o Breve teve 13 atrações divididas em dois palcos, e Belo Horizonte, que não possuía nenhum grande festival nesse formato, recebeu muito bem o evento. A cidade foi uma escolha natural já que todos os idealizadores do Breve moram ali.

Foto: Phillipe Guimarães

As atrações

Em 2017, o Breve Festival mesclou artistas como Novos Baianos, Emicida, Tulipa Ruiz, Young Lights, Karol Conka e Projota. E é essa ideia de mesclar artistas consagrados com aqueles que estão despontando que norteia o lineup do festival também para essa edição.

“Tentamos fazer um mix de novos artistas que tenham se destacado nos últimos anos, com alguns nomes maiores. Este ano, por exemplo, temos na programação Caetano Veloso, que é um artista que dispensa apresentações, e do outro lado artistas como Rincon Sapiência e Luedji Luna, que têm mostrado trabalhos muito interessantes.”

Para 2018 o lineup do Breve traz: Caetano Veloso, Pabllo Vittar, Iza, Rincon Sapiênica, Mano Brown, Tropkillaz, Carne Doce, Dônica e outras atrações. É interessante observar que a BaianaSystem se apresenta pela segunda vez consecutiva no festival.

Foto: Divulgação

Além da música

Além da parte musical, a segunda edição do Breve terá outras experiências a serem aproveitadas:

“Vamos contar com duas instalações que trarão um pouco de arte para o festival, uma feira de produtores locais, área gastronômica com vários restaurantes de destaque de BH, um grande Mirante para o público apreciar o pôr do sol entre as montanhas…”

Entre as muitas coisas sendo preparadas para essa edição, o foco é oferecer experiências além da música. “O público não quer só música, ele quer ter uma experiência completa durante todo o dia.”

Agradar ao público é realmente o objetivo do festival. Além da garantia de conforto do público, bons shows e experiências, Guilherme considera que o mais importante é sintonia do público com tudo que está sendo proposto. “As pessoas são as principais responsáveis por um festival inesquecível!”.

Foto: Phillipe Guimarães

Novidades 2018

O Breve Festival 2018 vem com algumas novidades. “Nos próximos dias vamos lançar a programação do segundo palco, com novas bandas da cena local. É a oportunidade de conhecer muita coisa nova! Vamos ter também a Disputa Nervosa, junto com o Kdu dos Anjos, do Lá da Favelinha, que acredito que seja um dos pontos altos do festival.”

Outra novidade é a expansão do festival com um after oficial com a festa Gop Tun.

Quem aguenta a ansiedade para conferir tudo ao vivo no próximo dia 25 de agosto?

 

*Todas as informações sobre ingressos e o lineup completo da 2ª edição do Breve Festival, você encontra aqui.

Soraia Alves Por Soraia Alves

Jornalista formada pela UNESP-Bauru. Trabalha com web jornalismo e cultura pop.

Posts Relacionados