Primavera Sound ou Como Ocupar uma Cidade com um Festival - Pulso

Primavera Sound ou Como Ocupar uma Cidade com um Festival

Nesta semana começa um dos mais disputados festivais do ano, o Primavera Sound. Barcelona sedia a 16ª edição do evento, que acontece entre os dias 01 a 05 de junho, em vários locais da cidade.

É a primeira vez que vou ao Primavera e admito que fiquei bastante impressionado com a quantidade de shows, atrações e atividades paralelas – muitas delas gratuitas – que literalmente ocupam, engajam e envolvem a capital catalã.

Saca só:

Opening Day (01/06) – GRATUITO

O Parc Del Fórum, que fica um tanto afastado do centro turístico de Barcelona (mapa abaixo), é onde rolam os principais shows do Primavera Sound entre os dias 02 (quinta) e 04 (sábado) de Junho.

mapa_ciutat_2_20160513100517

Porém, qualquer um que esteja dando um role pela cidade e queira conhecer a estrutura do festival pode chegar lá de graça na quarta-feira do dia 1º de Junho e conferir a apresentação da banda inglesa Suede, dos suecos Goat, além dos shows do Grupo de Expertos Solynieve, El Último Vecino e Doble Pletina, estas últimas três bandas locais.

É como imaginar a Cidade do Rock abrindo gratuitamente para todo o público um dia antes de começar o Rock in Rio. Não só uma forma de tornar o acesso mais democrático, como também é uma maneira inteligente de testar vários problemas que normalmente acontecem no primeiro dia de qualquer festival. Pontasso da organização!

Primavera Als Bars (30/04 a 24/05) – GRATUITO

Um mês antes do festival começar, um total de 20 artistas e bandas em ascensão apresentam-se gratuitamente no circuito alternativo de Barcelona em bares e casas de música ao vivo.

PrimaveraAlsBarsNdP_720_20160426100417

A programação de shows faz parte da sexta edição do Primavera Al Bars, que compreende não só todos os bairros da capital Catalã, como também a cidade vizinha de Sant Adrià de Besòs. A iniciativa é patrocinada pela Heineken e contribui para a descoberta de novos talentos, além de expandir a cultura pela cidade e sociedade. Saúde!

Primavera Al Raval (01 a 05/06) – GRATUITO

Primavera al raval 5mayo_cccb_en_20160512193059

Raval é o o bairro mais famoso do distrito da Cidade Velha em Barcelona, nascida da ampliação das muralhas medievais da cidade. Em suas ruas, podem ser vistos comércios de todas as nacionalidades, lojas de moda, museus e centro culturais. Entre eles, está o emblemático Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB), que recebe entre os dias 3 (sexta) e 5 (domingo) o Primavera Al Raval, uma programação de filmes (On-Screen) e mais de 70 artistas e bandas locais e internacionais que apresentam-se diariamente a partir do meio dia.

Adivinhem? Mais uma vez, a programação é 0800, só chegar e curtir.  

No domingo, a programação infantil do Primavera Sound – minimúsica – apresenta o show Jamaikids, uma máquina do tempo através da história da música do continente africano, do Ska dos anos 60 ao dancehall e ragga contemporâneo. Imperdível!

El_Dia_del_Minimusica_Dani_Canto_197_copia
minimúsica no Primavera Al Raval

Primavera Als Clubs (30/4, 01, 02 e 05/05)

As casas de shows e clubs Apolo, La [2] de Apolo e BARTS recebem nos dias 30/04 (segunda), 01 (terça) e 02 (quarta) uma programação noturna de shows e DJ sets de algumas das principais atrações do Primavera Sound, entre eles uma performance preview exclusiva de um dos shows mais esperados desta edição, o LCD Soundystem.

230516125507_5b7d88b56d8b6ff1b97d4943330f5dba01b15cad

Esta é a única atividade paralela deste post que não é gratuita, já que é válida somente para quem comprou os ingressos para o festival. Ainda assim, é uma forma inteligente de “descentralizar” o festival, estimulando o turismo e economia local, além de apresentar mais uma opção para quem vai – inevitavelmente – ter que sofrer de F.O.M.O. escolhendo uma atração em detrimento de outra no Parc Del Fòrum.

A tradicional festa de encerramento do Primavera Sound também faz parte desta programação, que começa às 22h do domingo (05/05).

Primavera Als Barris (05 a 26/05) – GRATUITO

Todas as quintas de Maio, 12 shows gratuitos fazem parte da segunda edição do Primavera Als Barris, que acontece em diferentes centros comunitários de Barcelona (Les Corts, La Marina de Port, El Parc i la Llacuna del Poblenou e El Turó de la Peira).

O circuito de shows é desenhado de forma especial, para dar visibilidade a talentos locais em bairros fora do eixo central de Barcelona, espalhando música e cultura para o máximo de pessoas possível.

**

É incrível ver como quando a cidade e a produção de um festival andam juntos, quem ganha é todo o mundo. Torçamos por exemplos como o Primavera Sound por aqui. Será que falta muito?