Overlook Festival: Conheça O Evento de Terror Inspirado no Filme "O Iluminado" - Pulso

Overlook Festival: Conheça O Evento de Terror Inspirado no Filme “O Iluminado”

Se você é fã de festivais, inovação e audiovisual, com certeza conhece o Sundance e o South by Southwest. Entretanto, se você vai além e tem o terror e suspense como gêneros favoritos, os olhos brilham ainda mais ao ouvir os nomes Sitges Film Festival, TIFF’s Midnight Madness, Bram Stoker International Film Festival e Fantastic Fest.

Agora, felizmente, um novo destino será adicionado à lista dos sonhos (ou seriam pesadelos?) dos entusiastas do tema: o Overlook Festival, sediado em Mt Hood, Oregon, nos Estados Unidos. Como já entrega o nome, a locação do evento faz o coração dos amantes do horror bater mais forte por tratar-se do lendário Overlook Hotel, do filme “O Iluminado” (1980), inspirado na obra homônima do mestre Stephen King.

Na vida real, o prédio se chama Oregon’s Timberline Lodge, mas foi através do longa de Stanley Kubrick que ele foi alçado à fama, mesmo sob alcunha fictícia. E é por lá que alguns dos participantes do evento também poderão dormir entre os dias 27 e 30 de abril de 2017, as datas da primeira edição. 

overlook

A notícia foi dada pelos próprios organizadores, Michael Lerman e Landon Zakheim, em plena noite de Halloween, junto com a proposta principal do projeto: promover uma experiência imersiva, levando as emoções do público à flor da pele. Por isso, a programação inclui, dentre outras atividades, um jogo interativo e apresentações ao vivo do programa de rádio Tales From Beyond the Pale.

tales

Inspirado no já extinto Stanley Film Festival (2013-2015), o festival promete reunir novos e antigos fãs do gênero (e exibições de filmes antigos e lançamentos), fomentando debates com astros como Joe Dante (“Os Gremlins”); o ator Elijah Wood e sua nova empreitada, a SpectreVision; Trevor Groth, diretor de programação do Sundance Film Festival; Ryan Turek, diretor de desenvolvimento da Blumhouse Productions e Leigh Whannell, diretor de “Insidious: Chapter 3”, entre diversos outros artistas, cineastas, produtores e roteiristas da indústria. Além disso, o Overlook ainda contará com performances musicais, podcasts em tempo real e instalações que irão interagir com o público.

Para os idealizadores do Overlook, o terror sempre atraiu um grupo de “excluídos sociais”. Por isso, uma das premissas por trás do evento é justamente contemplar os amantes do tema e oferecê-los uma espécie de refúgio, onde é possível conhecer pessoas com o mesmo interesse, criando uma atmosfera de pertencimento.

“Eu acho que o sentimento de comunidade realmente é a chave: um híbrido da tribo do horror em larga escala e do senso de comunidade que um festival proporciona”, confidenciou Lerman em entrevista à IndieWire. “Estamos muito ansiosos em relação ao local porque ele é muito intimista – um verdadeiro playground onde podemos construir uma experiência abrangente”.

Antes mesmo de estrear, os organizadores já falam em próximas edições e, se você quiser garantir sua vaga nesta primeira, seja enviando um filme ou apenas participando da festa, basta clicar aquiHere’s Johnny!