Natura Musical abre espaço para festivais e apoiará 10 eventos nacionais em 2018

Natura Musical Abre Espaço Para Festivais e Apoiará 10 Eventos Nacionais Em 2018

Uma boa novidade surgiu durante o anúncio dos 33 projetos que receberão o apoio do Natura Musical em 2018. Dessa vez, a já tradicional plataforma de financiamento abriu espaço para a categoria “festivais”, e com isso, selecionou 10 eventos da cena independente nacional para receberem o seu patrocínio.

A pluralidade dos festivais escolhidos também é destaque, pois prestigiam diferentes lugares do Brasil, gêneros musicais e estilos de público.

Segundo a organização do projeto, no edital desse ano foram priorizados artistas e eventos que dialogam com temas atuais, como a igualdade de gêneros, engajamento político, entre outras causas. A intenção é que através da música e do entretenimento, a Natura ajude o público a desenvolver debates e mudanças sociais positivas.

Festivais selecionados

Os festivais selecionados pelo Natura Musical e que receberão apoio para a realização em 2018 são:

  • Bananada – Goiânia/GO
  • Coala – São Paulo/SP
  • Contato – São Carlos/SP
  • Coquetel Molotov – Recife/PE
  • DoSol – Natal/RN
  • Faro MPB – Rio de Janeiro/RJ
  • Música de Rua – Serra Gaúcha/RS
  • Radioca – Salvador/BA
  • Se Rasgum –  Belém/PA
  • Timbre – Uberlândia/MG

O incentivo aos festivais independentes ajuda a fortalecer uma cena que, apesar de lutar para se manter ativa e relevante, sofre com a concorrência dos grandes festivais. O festival Contato, por exemplo, depois da décima edição em 2016, não aconteceu nesse ano.

Agora, com o incentivo do Natura Musical, o evento já fez questão de confirmar a realização da 11ª edição no ano que vem.

O investimento total do Natura Musical, que já existe há 13 anos, totaliza R$ 5,6 milhões captados de diferentes formas, incluindo a Lei Rouanet, leis de incentivo fiscal estaduais e recursos próprios.

Além dos 10 festivais, o projeto ainda contemplará 21 artistas que terão álbuns ou shows patrocinados: Ava Rocha, Black na Laje, Bruno B.O., Carne Doce, Catavento, Drik Barbosa, Francisco, El Hombre, Iconili, Jards Macalé, JosyAra, Julia Branco, Larissa Luz, Liniker e os Caramelows, Luedji, Manoel Cordeiro, Molho Negro, Musa Híbrida, Quartabê, The Baggios, Viola Perfumosa e Yangos.

O Natura Musical ainda dará apoio ao desenvolvimento de 2 semanas de música, a Porto Musical, em Pernambuco, e a SIM SP (Semana Internacional de Música de São Paulo), que começa já na próxima quarta-feira, 6/12.

Soraia Alves Por Soraia Alves

Jornalista formada pela UNESP-Bauru. Trabalha com web jornalismo e cultura pop.

Posts Relacionados