Metallica e Lollapalooza: Será Que a Mistura é Tão Ruim Assim? - Pulso

Metallica e Lollapalooza: Será Que a Mistura é Tão Ruim Assim?

No mês passado, o Lollapalooza Chicago completou 25 anos. Nós te contamos a história conturbada do festival (leia através deste link) e como o evento, após perder sua essência, em 1996, foi cancelado e amargou bons anos de pausa. Felizmente, o Lolla se reergueu em 2005 (após uma tentativa que não atendeu às expectativas em 2003) e não só se consolidou novamente no calendário de festivais imperdíveis, como também se expandiu para diversas cidades do mundo e, em 2011, chegou ao Brasil.

Créditos: Charles Reagan Studios
Lollapalooza Chicago 2016 / Charles Reagan Studios

Na ocasião, te contamos também que, há alguns anos, o evento vem desagradando novamente o idealizador Perry Farrell. Segundo o artista, o Lolla tomou um rumo bem diferente de sua concepção (e posterior reformulação) e as apostas frequentes em EDM não condizem com a proposta criada por ele. Na entrevista, ele até revelou que irá lançar um novo festival nos próximos meses, nos fazendo questionar se ele continuaria à frente do Lollapalooza. Vale lembrar que a época de declínio rolou justamente quando Farrell se afastou do evento para se dedicar a outros projetos.

Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!
Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!

Por isso, o anúncio do Metallica como um dos headliners do próximo Lolla Brasil pegou muitos fãs de surpresa. Figurinha carimbada no line-up do Rock in Rio há tempos, o Metallica não foi lá muito bem recebido pelos entusiastas do evento criado por Perry Farrell e, é claro, as redes sociais entraram em ebulição com a notícia, rendendo até post no Buzzfeed.

lolla print 2

lolla print 3

lolla print 4

lolla print 5

lolla printOs prints de cunho homofóbico foram devidamente deletados do evento no Facebook alguns dias depois e a organização oficial do próprio Lolla se pronunciou à respeito do ocorrido.

lolla print esclar

O mais curioso disso tudo é pensar que, lá em 1996, quando o Lolla Chicago entrou em decadência e precisou ser cancelado no ano seguinte, o Metallica e o Rancid, outra banda também confirmada na edição brasileira de 2017, também foram atrações do evento. Logo ficamos em alerta.

lolla1996

Mesmo assim, nos lembramos que o Lolla preza pela pluralidade de gêneros musicais e foi justamente nessa pegada democrática que ele conseguiu retomar as rédeas e tornar-se o que é hoje, muito mais diversificado. Ainda que o Lolla seja majoritariamente composto por bandas alternativas e indie pop, vamos combinar que a base de fãs do Metallica é imensa, fiel e faz bonito nos festivais (o Rock in Rio não nos deixa mentir!).

O novo formato do Lolla, existente desde 2005, conta com vários palcos (no Brasil, 5; em Chicago, 8) funcionando praticamente ao mesmo tempo com artistas que vão desde Emicida até Eagles of Death Metal e Matanza. Por que não abrir espaço para uma nova vertente e contemplar uma galera que curte um som mais pesado?

Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!
Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!

Na atual era da experiência, não é só de line-up (ainda nem divulgado completamente, aliás) que se sustenta um evento desse porte e, no caso do Lolla Brasil, são várias as outras atrações que formam a essência alternativa do festival (leia: The Economist Pergunta: Alguém se Importa Com o Line-up?). Rola de usar esse tempinho extra para usufruir da área de descanso (sim, tem uma só pra isso!) e recarregar as baterias, se aventurar pelos brinquedos, experimentar as delícias dos food trucks e do Chef’s Stage, conhecer outros sons nos outros palcos espalhados pelo Autódromo e até encontrar aquele amigo que se perdeu na multidão para comentar cada segundo daquele show inesquecível que vocês assistiram no dia.

Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!
Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!

Para nós, do Pulso, festival é sinônimo de liberdade. Por isso, nada mais justo que reunir as mais diversas tribos num só lugar e mostrar que, sim, é possível conviver em meio às diferenças e ser quem você é sem medo e sem amarras. Não é o que desejamos, afinal, no nosso cotidiano?

Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!
Lollapalooza Brasil 2016 / I Hate Flash!

Se todos estão com a mesma intenção de se divertir com os amigos ao som das bandas e artistas favoritos, é sensato aceitar que uma ou outra não será do seu agrado e não há nada de errado nisso. E mais: vai que você se surpreende positivamente e sai de lá com a cabeça ainda mais aberta e com novos momentos inesquecíveis guardados na memória?

 

 

 

Posts Relacionados