Rec-Beat, Brasil - Pulso

Rec-Beat, Brasil

O Que

Onde

Brasil

Quando

fevereiro

Porque

Em 1993, o pernambucano, jornalista e produtor cultural Antônio Gutierrez (Gutie), criou o Projeto Rec-Beat. A iniciativa buscava divulgar e fortalecer – através de festas itinerantes em casas noturnas da região portuária do Recife – as novas bandas que surgiam na cidade e que se projetavam no contexto de um novo movimento musical, que mais tarde se tornou conhecido como manguebeat.

Dois anos depois, em pleno Carnaval de Olinda, nascia o Festival Rec-Beat. Seguindo a mesma visão, o evento tinha como objetivo mostrar ao visitante folião a “nova” cena musical pernambucana, que na época ganhava destaque na mídia nacional com a projeção de artistas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.

Foto: Ariel de Martini

Desde então, o Rec-Beat acumula alguns respeitáveis marcos na história musical dos festivais brasileiros. Por exemplo, o lançamento da banda Cordel do Fogo Encantado (1999), a volta de Nação Zumbi (1999), reunião da banda Fellini (2000) e o retorno da banda Ira! (2000). Sempre com um olhar para o alternativo, a 21ª edição do Rec-Beat, comemorada em 2016, contou com a abertura do rapper paulista Sombra, do seminal grupo SNJ.

Para quem é fã da folia, mas também da música nacional independente, o Rec-Beat apresenta uma proposta perfeita para curtir um festival dentro do Carnaval. E o melhor, o festival ainda é gratuito. Cadê Rogê?