Burning Man, EUA - Pulso

Burning Man, EUA

O Que

Onde

Estados Unidos

Quando

agosto

Porque

O Burning Man é um festival de arte e cultura que atrai cerca de 65 mil frequentadores anualmente para o deserto de Black Rock City em uma cidade efêmera que parece misturar Mad Max com Alice no País das Maravilhas.

See more of my work at http://MichaelHolden.com and hear about new releases at https://www.facebook.com/MichaelHoldenPhotography - ©2014 Michael Holden, email Michael@MichaelHolden.com to request license info.

O exótico festival evoca tudo o que possa parecer diferente e ultrajante para os não iniciados. Desde a galera “frita” que dança dia e noite até adoradores de rituais espirituais e que pregam o poliamor. O “Playa” – ou o centro do festival – é um lugar culturalmente curioso, em parte hedonista, em parte idealista. Mas em meio aos hippies e CEOs do Vale do Silício que povoam esta cidade pop-up, o traço comum que liga todos os mundos e tribos é a apreciação da natureza de afirmação da vida do espírito artístico.

BM2

Segundo conta a lenda, o Burning Man teve a primeira fogueira queimada em 1986 quando, em um ato catártico de criatividade espontânea, Larry Harvey (um dos fundadores) queimou uma efígie giga de um homem numa praia de São Franscisco. Esta experiência de reconciliação e de nascimento cresceu rapidamente em um ritual anual com centenas de pessoas, que foram crescendo vertiginosamente a cada ano e fizeram o festival se mudar para um lugar maior, no caso, o atual remoto deserto de Black Rock, local nada hospitaleiro, mas que é transformado em uma aldeia do amor pelos Burners.

BM5

No fundo, o Burning Man é uma celebração da auto-expressão artística para quem têm uma visão utópica do mundo. Para alguns é um festival exótico e curioso para se dançar a noite toda, andar nu em bicicletas e participar dos jogos de Slut Olympics – uma maratona de jogos safadinhos e com pouca roupa (viva o verão!). Para outros, é puramente sobre a criação de um sentido espiritual de unidade em uma comunidade intencional com base em 10 princípios:

  1. Auto expressão
  2. Autoconfiança
  3. Esqueça o dinheiro
  4. Não deixe rastros
  5. Participação
  6. Inclusão radical
  7. Presentear
  8. Cooperação
  9. Espírito de comunidade
  10. Imediatismo

BM4

Não importa qual definição o seu perfil se encaixa ou qual experiência você procura. Se você é ou foi um dos peregrinos que atravessaram o deserto em busca do festival, você é e sempre será um Burner.

BM3

O festival é também sobre a descoberta, por isso é justo que cerca de um terço dos participantes do festival a cada ano são virgens. Para aqueles que querem aprender, existem mais de 2.000 aulas gratuitas, workshops e eventos oferecidos a cada ano durante o festival. Parte incrível do BM!

BM

O Burning Man é ao mesmo tempo simples e complexo, um acampamento de verão para adultos, onde tempo e dinheiro são produtos da imaginação. Você pode encontrar grande consolo nessa experiência comunitária, o que dá esperança de que podemos queimar e enterrar a nossa bagagem intelectual comum e permitir que novas ideias, novos modos de vida e novos heróis surjam.

A amplitude e a profundidade da mensagem propagada pelo festival vão além da nossa imaginação. A arte, a música, as festas, a criatividade expressada em todo canto e a energia que permeia La Playa são os motivos que atraem tantos curiosos anualmente, buscando um nirvana pessoal ou uma mudança de direcionamento de vida que atinge profundamente a alma.  Mas acima de tudo, o festival Burning Man é uma aventura intencional e desafiadora, você sempre pode voltar para casa, para seus amigos e, finalmente, sobretudo, para si mesmo. Né, Diplo?