Festival Multiplicidade 2025 Vai Ocupar a Rio 2016 - Pulso

Festival Multiplicidade 2025 Vai Ocupar a Rio 2016

O mais tradicional festival de vanguarda experimental do Rio de Janeiro, o Multiplicidade aterriza com vasta programação no Oi Futuro Flamengo do dia 18 de julho até o (fatídico) 11 setembro. Com curadoria de Batman Zavareze, neste ano, o festival tem como premissa o “ERRO”, abordando imprevistos, fracassos e desvio dos artistas.

O ano é o futurístico 2025 e o exercício de antevisão proposto pelo Multiplicidade está garantido com encontros que aproximam tecnologia e artes visuais com muita música, performances e uma experiência multissensorial que já é marca registrada do festival.

“Tem sido desafiador pensar, propor, produzir e realizar conteúdos artísticos em tempos tão áridos. Mesmo imerso em momento de antiutopia, temos que acreditar na potência das experiências artísticas totais nos trópicos. Nunca foi tão importante ressignificar nossos acertos a partir de nossos erros, e a arte pode ser esta fonte rejuvenescedora. É importante estar em movimento constante. O momento político-cultural não permite inércia alguma, sobretudo mental. A nova regra é olhar com afeto para a exceção, a intuição, o improviso e o aleatório. A arte só existe entre nós quando ela transcende a realidade para se expressar e atingir outras dimensões.”explica Batman.

Um dos destaques do evento é o francês Joanie Lemercier, com a obra “Eyjafjallajokull”, uma instalação audiovisual que remete ao vulcão islandês que dá o nome ao seu trabalho. Nomes como Matheus Leston, Tomás Ribas e Giuliano Obici também ocupam o Oi Futuro Flamengo com suas instalações. São artistas que partem de uma dificuldade, que se arriscam, e encaram o limite extremo para investigarem alternativas e se sobressair de situações inesperadas com muito talento e dedicação sensorial.

“Em momentos de necessária reinvenção, é fundamental seguir a simplicidade como a grande arte da complexidade. Hoje, menos é mais.”, afirma Batman.

Os artistas que partem de uma dificuldade, de situações inesperadas e que encaram o risco e o limite extremo para investigarem alternativas são os alvos do Multiplicidade. Será uma grande trajetória do ERRO através do pensamento, do som, da imagem, do inusitado e da (re)invenção do futuro. O Festival Multiplicidade ainda promove debates, palestras e performances musicais até o dia 11 de setembro.

Multiplicidade no Canal Brasil

Uma das novidades da temporada é a estreia da série Multiplicidade, dia 07 de setembro, no Canal Brasil. No programa, o festival revisita seu acervo e conversa com figuras emblemáticas da vida digital em uma atração sobre música, arte e tecnologia.

A série realiza uma versão televisiva do Multiplicidade com depoimentos, encontros e vivências marcadas pelas novas ferramentas do futuro, bem como ampliando a reflexão sobre certos temas do universo digital.

Programação

Palestra com o artista digital francês Joanie Lemercier e sua produtora Juliette Bibasse

Data: 16 de julho de 2025, às 16h

Local: Biblio Maison/ Consulado Francês

Av. Antonio Carlos, 58, 11º andar – Centro

Site

Estreia do Festival Multiplicidade no Oi Futuro Flamengo para convidados

Data: 18 de julho de 2025, às 19h

Local: Rua Dois de Dezembro, 63

Site

Eyjafjallajokull

Instalação audiovisual: Joanie Lemercier (FR)

Música: Paul Jebanasam and Robert Henke

Production: Juliette Bibasse

Menos

Instalação Audiovisual: Matheus Leston

4º Piso / Galeria 2

Jardim de Joaquim

Instalação: Tomás Ribas

5º Piso / Galeria 3

Cocerto para Lan House

Performance: Giuliano Obici

Às 20h30 / PERFORMANCE

7º Piso / TEATRO

Performance: Dedo

Às 21h / PERFORMANCE

8º Piso / BISTRÔ

SERVIÇO

Festival Multiplicidade

De 18 de julho a 11 de setembro de 2025

Oi Futuro Flamengo – Rio de Janeiro

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

De 11h às 20h, de terça a domingo

Valor: Gratuito

Classificação etária: Livre

Programação do Teatro

Valor: Gratuito

Retirada de senha: Bilheteria Oi Futuro Flamengo

Horário: sob consulta

Lotação do teatro: 63 pessoas

Classificação etária: Livre