Festivais de Reading e Leeds Estão no Meio de uma Polêmica - Pulso

Festivais de Reading e Leeds Estão no Meio de uma Polêmica

Os tradicionais festivais de Reading e Leeds, na Inglaterra, estão no meio de uma polêmica grande. Ao divulgarem seus posters com o line-up de 2015, foram massacrados de todos os lados por conta da falta de mulheres na lista final. Dos mais de 100 nomes confirmados, só oito eram ou tinham mulheres em sua formação; só uma mulher vai pisar no palco principal: a vocalista da banda Marmozets. Nem Azaelia Banks (na foto), já uma artista grande no UK, vai para o main stage.

O site Crack in the Road produziu um poster editado do evento apenas com os artistas femininos. A comparação desoladora entre o oficial e o editado está aí embaixo.

ReadingLeedsFeb25a

Ironicamente, Melvin Benn, o dono do festival, numa entrevisa ao jornal inglês Daily Telegraph em 2014, conversou sobre a dominação masculina nos line-ups. ‘Há um precedente histórico que precisa mudar, e acho que as coisas estão mudando’. Falando da escalação daquele ano, ressaltou que ‘os nomes mais interessantes do festival são ‘Lizzo, Warpaint e Chvrches’, todos com meninas na formação.

Ele continua: ‘A verdade é que há uma histórica falta de oportunidades para mulheres jovens entrarem em bandas, e acho que isso não existe mais’. Bom, não foi o que se viu na escalação de 2015.

E como a internet não perde tempo, no mesmo dia surgiu um outro poster editado, dessa vez só com artistas femininos dominando o line-up INTEIRO. E ficou bom pra cacete, olha só.

poster_so_meninas

Posts Relacionados