Da Índia para o Brasil: Conheça os Festivais Holi


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

[mautic type="form" id="1"]
Compartilhe esse artigo
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_2jg5″]

Um dos eventos que estão mais em alta hoje em dia no Brasil são os chamados Holi, mais conhecidos como os festivais das cores.

Na Índia:

Essa cultura surgiu na Índia como um evento religioso que é realizado todos os anos quando o país comemora a chegada da primavera por lá. O festival é um ritual sagrado e importantíssimo para a cultura deles, onde a finalidade é uma explosão de cores, em que as pessoas atiram tinta em pó umas nas outras (vejam o video abaixo). Tudo acaba em diversão e muita música, com o público complamente pintado.

A expressão “Holi Hai” é  dita para cumprimentar as pessoas no país no principal dia, o chamado Holi. Na véspera do evento, fogueiras são acesas para celebrar a memória de deuses. Na Wikipedia vocês podem ler um pouco mais sobre a história e o significado da festa e essa página aqui mostra algumas fotos e fala da experiência incrível e ao mesmo tempo insana da cultura Holi.

Holi-Festival-colour-run

Holi Day na Índia

 

No Brasil:

E por aqui, vocês tinham alguma dúvida de que essa moda não ia se espalhar?

Um dos primeiros eventos a acontecer por aqui foi o Happy Holi, que tem rodado por todo o Brasil. É muito curioso observarmos como um festival religioso da Índia viralizou de tal forma por aqui, criando um novo modelo de festival no mercado de entretenimento e influenciando grande parte do público teen, que é o target principal da festa. Esse público que lota estádios e que quer ir à “farra da tinta” vibra ao som de DJs dos mais diversos estilos musicais (do pop à música eletrônica, do trap ao hip-hop e até o funk carioca), se divertindo jogando o pó colorido para o alto, uns nos outros, onde a zoação não tem fim.

No dia 16 de agosto (daqui a 2 domingos) acontecerá um dos mais esperados do ano no Rio, o Holi Park no Riocentro. Produzido pela MM Live e mais três produtoras, o festival já tem 25 mil pessoas confirmadas no Facebook e trará no line-up nomes como Dennis DJ, Filippo, Johnny Glovez, Tartaruga, Tucho, Naza Brothers e Marcelo CIC. Ou seja, diversidade musical é o que não faltará nesse dia.

A onda Holi anda influenciando também a moda. A marca Folic se inspirou no festival e criou a coleção chamada “Journey of Colors” para o verão 2016.

Happy Holi Curitiba


Life In Color:

Uma das festas parecidas com a Holi é a Life In Color, onde dançarinos fazem performance e jogam tinta (não em pó, mas de verdade!) colorida através de mangueiras no público ao som da música eletrônica. A festa está com uma tour em Ibiza nesse verão na Privilege (chamada de “Big Bang World Tour”) e tem backstage assinado pelo label Smack Me… Or Get Out, do produtor carioca Pedro Minc.  Além disso, edições acontecem em todo o mundo e esse ano pude ir à edição da festa que aconteceu no Rio Music Conference, durante o Carnaval. A agenda completa vocês conferem no site.

Então se for nela ou na Holi, se prepare pra sair muito sujo, pintado da cabeça aos pés e se jogue, sem medo de ser feliz! Vejam o video da festa abaixo também!

LIC-Picture1-SFX-Website1-1024x552

Life In Color – Privilege Ibiza

Life In Color – Trinidad & Tobago

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração
[mautic type="form" id="1"]

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados