Conheça os Festivais Independentes Que São Destaque no Brasil - Pulso

Conheça os Festivais Independentes Que São Destaque no Brasil

Os festivais vivem um ótimo momento no mundo. Cada vez vemos mais eventos sendo realizados em diversos países se dedicando a levar experiências, diversão e os mais diferentes estilos musicais para o grande público, e no Brasil não poderia ser diferente. Alguns festivais produzidos aqui começaram com produções menores, mas começaram a ganhar força por serem feitos grandes investimentos e assim chamar a atenção pela grandiosidade de suas estruturas e produção, além da ousadia na escalação de alguns artistas e na criação dos line-ups e por arrastar milhares de fãs da música em geral até eles. E aqui reuni alguns deles:


Chemical Music

O Chemical Music é um dos festivais independentes mais importantes do país e teve sua primeira edição em 2005. Com o objetivo de criar a maior celebração de todas as tribos da música eletrônica, o evento carioca que já teve diversos formatos comemora 10 anos de existência e a 1oa edição acontece essa sexta no espaço Sacadura 154. Para contar sua história, o manifesto foi postado no site oficial contando todas as curiosidades de como ele surgiu até os dias de hoje. E eu tive o prazer de tocar em uma das tendas na edição de 2012, que aconteceu na Estação Leopoldina.

Quem já tocou: Kaskade, Solomun, Amine Edge & Dance, Memê, Oliver Heldens, Johnny Glovez, Flow & Zeo, Vintage Culture, Magda, Jamie Jones, Infected Mushroom, The Twelves, Killer On The Dancefloor, Felguk, Wrecked Machines, Trentemoller, Booka Shade, Ace Ventura, Ticon, Oliver Huntemann, Oliver Klein, Skazi, Anthony Rother, Sebastian Ingrosso, Tim Healey, Ferry Corsten.

 

Chemical Music na Marina da Glória


Federal Music

O Federal Music tem se consolidado como o maior festival de música eletrônica da região Centro Oeste. Criado em Brasília em 2011 pelo DJ e produtor Raul Mendes, o evento tem crescido e caminhado pra se tornar um dos maiores do país. O evento teve toda sua identidade visual produzida pelo designer Vinicius Araujo/VA Designer, além de lançar sua loja online com produtos do festival e escalar os maiores artistas nacionais para a edição desse ano, que aconteceu mês passado.

Quem já tocou: Nicky Romero, Steve Angello, Martin Garrix, Dimitri Vegas & Like Mike, Thomas Gold, Shotewk, Above & Beyond, Armin Van Buuren, EDX, Deniz Koyu, Don Diablo, Erick Morillo, Sonny Fodera, Vintage Culture, Ftampa, Mario Fischetti e Raul Mendes.

Nicky-Romero-Ultra-Music-Festival-2013

Nicky Romero foi o headliner do Federal Music 2015


Tropical Mind Festival 

Com o deep e o tropical house em alta, o Tropical Mind realizou sua 1a edição esse ano em Goiânia com o foco nesse segmento musical, remetendo também à diversidade da fauna e flora da região que estava estampada em todas as artes do festival. Além disso, o objetivo do festival era inserir a capital goiana na rota da música eletrônica no país. O evento deu também espaço também ao drum’n’bass, ao techno e à EDM.

Quem tocou: Vintage Culture, Klingande, Watermat, Dashdot, Faul & Wad AD, Elekfantz, Murphy, Ftampa, Anderson Noise e Mau Mau.

11909988_1634850780118124_121463642_n

Flyer do festival, com a arte inspirada na fauna e flora

MECAFestival

O festival que acontece desde 2011 tem o objetivo de celebrar o amor através da música. Voltado para um público musicalmente exigente e que gosta de pesquisar novos artistas, descobrir novas sonoridades e sons mais alternativos, o festival costuma mesclar nomes internacionais e nacionais super cool no line-up, que tem grande potencial de se tornarem pop no futuro (basta olhar o line-up das últimas edições). Uma das mais esperadas e comentadas foi a que aconteceu em Inhotim (MG) esse ano.

Quem já tocou: AlunaGeorge, Citizens, La Roux, Boogarins, Mahmundi, Flight Facilities, Pearls Negras, Aldo, Charli XCX, Friendly Fires, Copacabana Club, Klangkarussell, Dragonette, Database, Wannabe Jalva, Penguin Prison, Breakbot, The Twelves, Vampire Weekend, Two Door Cinema Club, CSS

mecasul_378

MecaFestival em Inhotim. Foto: I Hate Flash


Rio Music Carnival

O Rio Music Carnival é o maior evento de música eletrônica que acontece durante o agito do Carnaval carioca, na Marina da Glória, fechando sempre com chave de ouro a Rio Music Conference (RMC e antigo nome do festival) – conferência voltada para a indústria da música, DJs e produtores musicais com painéis, palestras e workshops. Atualmente o festival escala grandes nomes da EDM mundial para os shows, mas reserva também festas exclusivas para apresentar novas sonoridades, sons mais alternativos e novos artistas. Esse ano trouxe a famosa festa Life In Color. E durante o evento, acontece também o Club Week, parceria com casas noturnas locais que se tornam co-anfitriões da conferência com diversas festas e DJs de todo o país.

Quem já tocou: Alesso, Showtek, Erick Morillo, Roger Sanchez, Armin Van Buuren, Afrojack, Tiesto, Kaskade, Fatboy Slim, Dimitri Vegas & Like Mike, Marco Carola, Soul Clap, Steve Aoki, Tony Moran, Wolfpack, Sunnery James & Ryan Marciano, Jamie Jones, Felix Da Housecat, Lee Foss, Steve Angello, Sharam, Loco Dice, Asq2Quit, Mary Olivetti, Mau Mau, Renato Cohen, Renato Ratier.

untitled

Line-up do Rio Music Carnival 2015


Rock The Mountain Music Festival

O festival que se chamava Auslander Muzik Festival mudou seu nome para Rock The Mountain. Apresentado pelo suco Do Bem, acontecerá em Itaipava em dezembro. A diversidade do line-up é um dos grandes destaques, onde vemos nomes do indie rock, do deep house, do pop e de ritmos mais lentos também. Algumas festas e marcas cariocas assinam algumas tendas: Rocka Rocka, Esbórnia e I Hate Flash são algumas delas.

Quem tocará: Kid Ink, Faul & Wad AD, Miami Horror, Nouvelle Vague, Le Youth, Doctor Dru, Cone Crew, Omulu, Zeh Pretim Crew, Nepal.

Quem já tocou: Icona Pop, Mapei, Kakkmaddafakka, Jesuton, Phonique, Diogo Accioly, Flow & Zeo, Cix & Yasmin, Manie Dansante, Wladimir Gasper

94853_rock-the-mountain-festival_m1_635797515283939000


Popload Festival

É um dos festivais de música independente mais comentados do país e um dos braços do site Popload, referência no país que fala sobre música, cultura pop e o universo indie-pop-rock. Já aconteceram três edições trazendo diversas bandas nacionais e internacionais. A última, que aconteceu mês passado no Audio Club (SP), surpreendeu muita gente ao trazer o DJ e produtor Todd Terje, um dos nomes mais aguardados no país. Seu set foi elogiado por uns e criticado por outros.

Quem já tocou: Iggy Pop, Belle & Sebastian, Metronomy, Todd Terje, Beirut, Holy Ghost, Tame Impala, Icona Pop, The Lumineers, Mixhell, Boogarins, Emicida, 2manydjs, Cat Power, The XX, Joe Goddard, Fatnotronic, Barbara Ohana.

poster_poploadfestival2

Flyer do Popload Festival 2014

Não podemos deixar de lembrar também do Dream Valley e do Paradise Weekend, dois festivais que não aconteceram esse ano, mas que marcaram a cena eletrônica no Brasil e que torcemos para que voltem a acontecer:

Dream Valley

O Dream Valley foi produzido pelo Grupo Green Valley, RBS Eventos, Engage Eventos e Plus Talent. A primeira edição aconteceu em 2012 e foi responsável por inovar o mercado de festivais no Brasil, criando uma grandiosa estrutura, semelhante a grandes eventos mundiais de música eletrônica, com palcos gigantes, brinquedos e muitos efeitos especiais, o que lembrava um pouco o Tomorrowland e o EDC, além de unir arte e cultura. Até então isso era inédito no país. Em seus dois anos de existência, ganhou prêmios de melhor festival do ano como o Cool Awards, o DJ Sound Awards e o Prêmio RMC, além de ser citado em quinto lugar entre os “25 melhores festivais do mundo para ir antes de morrer”, segundo o portal australiano In The Mix.

Quem já tocou: Justice, Hot Chip, Afrojack, Calvin Harris, David Guetta, Dimitri Vegas & Like Mike, Alok, Chris Liebing, Fedde Le Grand, Felguk, Kaskade, Nicky Romero, R3hab, Umek, Steve Aoki, Paul Van Dyk, Dubfire, Sharam, Steve Lawler, Armin Van Buuren, Betoko, W&W, Sven Vath, Zedd, Steve Angello e Nervo.

dream-valley

O palco do Dream Valley


Paradise Weekend

O Paradise Weekend aconteceu na Costa do Sauípe, na Bahia, com pool parties exclusivas e grandes nomes nacionais e mundiais figurando no line-up. A primeira edição aconteceu em 2012 com o intuito de levar um público privilegiado a uma experiência diferenciada e contagiante num dos lugares mais paradisíacos do Nordeste do país, conhecido por suas praias selvagens, dunas e coqueirais. Com o festival, foram vendidos também pacotes para estadia nas pousadas do Sauípe em parceria com o Hotel Urbano. A marca chegou a assinar algumas festas em outras cidades e um camarote exclusivo no Carnaval no Rio da Sapucaí, em 2014.

Quem já tocou: Kaskade, Tiesto, Avicii, Oliver Heldens, Erick Morillo, R3hab, Tito, Zedd, Hardwell, Pete Tha Zouk, Tocadisco, Roger Sanchez, Alesso, Mark Knight, Yves V, Chuckie, Felguk, Rodrigo Vieira, Ferris, Mario Fischetti, Mora & Naccarati.

1450846_590721047641779_567034872_n

Paradise Weekend – Costa do Sauípe