Conheça o Stagecoach, O Primo Country do Coachella - Pulso

Conheça o Stagecoach, O Primo Country do Coachella

O Stagecoach Country Music Festival é realizado desde 2007 em Indio, na California, religiosamente após os dois finais de semana do Coachella. A data e o local, porém, não são meras coincidências: ambos os eventos são produzidos pela Goldenvoice (aquela que também criou o Desert Trip ou “Oldchella”, para os mais íntimos). Só para constar, os dois festivais, juntos, só em 2016, renderam cerca de 704 milhões de dólares no total.

O Stagecoach já se consolidou durante suas nove edições como o maior (e mais rentável, de acordo com a Pollstar) festival de música country do mundo, além de também contemplar estilos como folk, bluegrass e rock clássico. As atrações vão desde nomes mais desconhecidos até grandes astros de forte apelo comercial como Blake Shelton, Tim McGraw, Taylor Swift, Eric ChurchCarrie Underwood, Luke Bryan, Miranda Lambert, e ícones como Eagles, Creedence Clearwater Revival, ZZ Top, Loretta Lynn e Willie Nelson, seguindo a mesma premissa da democracia no line-up do parente mainstream. Esse ano, por exemplo, sobrou até pro Snoop Dogg e, em edições anteriores, Kid Rock e até Mike Ness, da banda punk Social Distortion.

stagecoach 8

Além do Main Stage, o festival ainda conta os palcos Mustang e o Palomino, voltados para apresentações dos artistas veteranos, um espaço intitulado Honky Tonk, que faz alusão à um típico bar do interior, e o Saloon, uma área VIP com mesas de piquenique, sofás, banheiros extra e diversas opções de comida e bebida.

stagecoach 7

Segundo Stacy Vee, a responsável pelas contratações musicais, muitos dos talentos são descobertos através de uma visita anual ao Country Music Association Festival, em Nashville, grande berço da música tradicional americana. Por lá, eles escolhem a dedo alguns dos destaques e dão aos felizardos a grande oportunidade de suas carreiras.

stagecoach 9

Outra curiosidade interessante é que o Stagecoach promove um campeonato anual de churrasco, realizado pela California BBQ Association, com prêmio de dez mil dólares para o mais talentoso cozinheiro.

A grande sacada do evento, porém, é seu storytelling: focado nas raízes nativas, o festival capitalizou-se através da história dos Estados Unidos, atingindo tanto o “cowboy moderno” como aquele mais chegado na tradição americana, com elementos do blues e até R&B. Um verdadeiro prato cheio para os fãs de música em geral mesclado à presença do patriotismo estadunidense exacerbado.

stagecoach 10

Por aqui, o Brahma Valley até que tentou… mas, por enquanto, o principal festival country aka sertanejo é mesmo o Villa Mix, também conhecido por registrar no livro dos recordes o maior palco de festivais do mundo.